Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 7 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
8 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Guarda os Meus mandamentos e vive… escreve-os na tábua do teu coração” (v.2, 3).

De uma maneira assinalada e insistente, o sábio fez menção ao perigo do adultério e da lascívia. As palavras de apelo que introduzem este capítulo são conselhos tão preciosos em sabedoria, que, se seguidos, evitariam a ruína de muitas famílias. Notem que o discurso da mulher adúltera é disfarçado com romance (v.11 e 13), religiosidade (v.14) e com a promessa de que o jovem insensato não será descoberto (v.19). Apesar da tentação não ser pecado, ela é como um ímã que atrai para o mau caminho. Quando há resistência à tentação, não há consumação do pecado. O inimigo é o tentador, por isso que a Bíblia nos adverte: “… resisti ao diabo, e ele fugirá de vós” (Tg.4:7).

Não poderia haver exemplo mais apropriado de um jovem que resistiu a este tipo de tentação do que o exemplo de José. Levado para o Egito como escravo, logo se destacou na casa de seu senhor, e sob os olhares da esposa de Potifar, José procurava ser fiel aos princípios adquiridos na casa de seu pai. Percebem a importância da educação do lar? Sobre este episódio, escreveu Ellen White: “a esposa de seu senhor esforçou-se por seduzir o jovem a transgredir a lei de Deus… José bem sabia qual seria a consequência da resistência. De um lado estavam o encobrimento, os favores e as recompensas; do outro a desgraça, a prisão, a morte talvez… A resposta de José revela o poder do princípio religioso. Ele não trairia a confiança de seu senhor na Terra, e, quaisquer que fossem as consequências, seria fiel ao seu Senhor no Céu” (CPB – Patriarcas e Profetas, p.148-149).

Com a firmeza de um jovem submisso a Deus, José declarou: “Como pois faria eu este tamanho mal, e pecaria contra Deus?” (Gn.39:9). Lembrando, que José estava longe de casa, Potifar estava viajando, e ele poderia ganhar muitos privilégios se cedesse ao capricho insano da mulher adúltera. Mas ele escolheu andar perante Deus e perante os homens na luz do dia, rejeitando as ofertas da “escuridão da noite, nas trevas” (v.9). O que é realizado às ocultas pode ser encoberto diante das pessoas, mas jamais o é diante do Deus que tudo vê. A motivação de José, contudo, não foi pelo medo de ser descoberto, e sim pelo amor que devotava ao Senhor. Potifar bem sabia que José era inocente, por isso não o entregou à morte, e sim à prisão.

Estamos vivendo em um tempo onde o que era imoral tornou-se relativo; onde o que era praticado às escuras, já pode ser visto em plena luz do dia. E o único meio de nos mantermos seguros é escrevendo a Palavra do Senhor e os Seus mandamentos na tábua do nosso coração (v.3). Não permita que a maldita “flecha [do pecado] lhe atravesse o coração” (v.23). Que as tuas vestes não sejam vestes de prostituição (v.10) e nem o teu espírito inquieto para o mal (v.11), mas que estejas, à cada dia, revestido(a) de um “incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus” (1Pe.3:4). E assim como José foi da prisão ao palácio, em breve, o Senhor nos levará de uma vez por todas do império das trevas para “o Reino do Filho do Seu amor” (Cl.1:13). Vigiemos e oremos!

Bom dia, fiéis servos do Senhor!

Deixe o seu pedido de oração e tome nota de algum pedido aqui registrado para orar ao longo da semana. #EuOroPorVocê

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios7 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


16 Comentários so far
Deixe um comentário

Graça e paz do nosso Senhor Jesus. Peço que orem pela conversão do meu marido, pais, irmãos, cunhadas e sobrinhos. Que o Senhor Jesus derrame o teu amor nos nossos corações e nos transforme para o Céu. Ainda peço que o Senhor, que jamais deixou me faltar nada, me conceda uma renda, um emprego ou a bolsa do doutorado. Ele sabe o que é melhor, e quero viver o melhor de Deus em minha Vida, no nome de Jesus, amém!

Comentário por LILIAM ROSANY MEDEIROS FONSECA BARCELLOS

Nomes para oração: Renato, Keila, Kauã, Kaique é Cristina.

Comentário por Renato Vitoriano Batista

Peço oração pelos doentes e pelas família enlutadas; pela minha vida espiritual, pra que eu tenha mais fidelidade a Deus e um coração grato e generoso; pelos meus familiares para que (re)conheçam a Deus como único Senhor de suas vidas; pelo reavivamento do membros da Igreja João Vaz; pelo projetos missionários da Igreja João Vaz.

Comentário por Cleuda

Quero fazer um pedido de oração pela minha filha Rakel, ela tá passando por momento difícil na vida dela.
Ela ouve vozes, ela vê espíritos, ela fala que vê o próprio inimigo de Deus, se sente perseguida, fala que tem alguém querendo matar ela.

Comentário por Rita Gomes Araújo

Bom dia irmã Rosana, Muito obrigado pelo devocional ela é uma meditação muito preciosa, que Deus continue a lhe inspirar e você se coloque cada vez mais na mão dele para servi-lO com muito zelo, como hoje se vê e muita sabedoria. Eu gostaria de pedir orações por mim, para que Deus me transforme em um homem manso, humilde, Fiel compassivo, misericordioso, para que Deus me livre de todos os meus pecados
Hoje eu só vou pedir por mim, para que minha vida seja completamente consagrada a Deus, e ele me livre de todos os males, das calúnias, das difmações e dos meus inimigos. Quero agradecer as bençãos recebidas, aquilo que Deus têm feito em minha vida, o emprego que ele me conseguiu. Obrigado por tudo meu Deus. Obrigado querida irmã, que Deus te abençoe. Bom dia!

Comentário por Welton Araújo

peço pela minha mãe sua saúde e uma causa que está na justiça para que tudo se resolva e que ela espere em Deus

Comentário por mid cordeiro

Peço oração por minha vida espiritual, para que eu possa ouvir sempre a voz do Espírito Santo e honrar a Deus com a minha vida.

Comentário por Uilda

Bom dia. Peço oração pela minha vida profissional para que Deus abra uma nova porta de emprego, pela minha saúde. Peço pelo meu casamento que está passando por uma crise, pelo meu marido para que ele seja tocado e transformado por Deus, pelo meu filho.

Comentário por Laura L Pires

Sofro com esse pecado e nunca consegui me afastar dele. Oro a Deus há muitos anos por transformação. Ajudem-me com suas orações.

Comentário por luis

BOM DIA! GOSTARIA DE PEDIR ORAÇÃO PELA GRAVIDEZ E PARTO DE MINHA IRMÃ KAROL. ELA ESTÁ INTERNADA COM A PRESSÃO ALTA. PEÇO AO SENHOR QUE ESTABILIZE A PRESSÃO DELA E QUE LHE PROPORCIONE UM PARTO SEGURO E SAUDÁVEL. PEÇO ORAÇÃO POR MIM QUE TAMBÉM ESTOU GESTANTE E PELO MEU ESPOSO JAILSON E POR TODOS OS MEUS FAMILIARES.

Comentário por ELIZELDA SOUZA

Estou querendo montar um negócio e peço que ore por mim, para que Deus ilumine minha mente para eu tomar sempre as melhores decisões.

Comentário por Leide

Peço oração por minha vida espiritual e por decisões que preciso tomar referente a estudo. Peço oração por minha família para que sejamos reavivados e estejamos firmes nos caminhos do Senhor fazendo sua vontade. Peço oração por meus familiares que ainda não aceitaram se entregar ao Senhor que eles aceitem e se voltem para Deus.

Comentário por Patrícia Helen

Peço que orem pelo meu filho Leandro que parece está perdido nesse mundo e sem orientação. Tenho orado todos os dias por ele, mas estou pedindo ajuda. Um dia ele já pertenceu a família adventista mas quando ficou adolescente foi visitar outras tribos, hoje sofre com problemas de ansiedade, não consegue terminar nada que começa e está longe se Deus. Peço encarecidamente por ajuda! Bom dia. Graça e paz!

Comentário por Roseane Melo Santos

Peço que aconteça o milagre da conversão no coração do meu filho, Endrius, Deus tenha misericórdia de nós, o fim está as portas, precisamos do seu poder para tomar posição ao seu lado e poder para testemunhar do seu amor….

Comentário por Silvane Rangel

Olá!
Gosto muito de seus comentários, acho eles muito inspirados, louvado seja o Senhor por isso.
Peço oração por minha família, em principal pelos meus filhos Danton e Jean.
Obrigada por suas orações, estarei orando por sua família e seu ministério

Comentário por CREONICE LUIZA DOS SANTOS

Peço oração pela minha familia, e em especial pela minha mãe que está tratamento de CA e está cansando suplico ao grandioso Deus q restaure sua saúde concedendo a ela a cura, e pelo meu pai q está com a pressão alta ñ baixa isso é preocupante pois força o coração trabalhar mas intensamente levando a outros fatores da saúde. Mas tenho a plena certeza do cuidado de Deus sobre a nossas vidas. Deus continue abençoando cada intercessor.

Comentário por Naiana Morais de Matos




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: