Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
7 de julho de 2020, 0:50
Filed under: Sem categoria

537 palavras

2 Estás enredado. Embora Salomão faça uma advertência contra ser fiador (ver Pv 11:15; 17:18), ele também insiste que devemos ajudar o amigo ou o próximo em tempos de necessidade (Pv 14:21; 17:17; 18:24; 27:10). A combinação dessas ideias sugere o seguinte conselho: seja fiador de um amigo que passa por necessidades somente na quantia que você tem condições de custear naquela época e separe o dinheiro durante toda a fiança, para que não enfrente a exigência repentina de pagar um total superior a suas condições. … Nos tempos de Salomão, nem mesmo o fiador em si era poupado. Ele, as esposas e os filhos podiam ser vendidos como escravos. CBASD, vol. 3, p. 1085.

10 Um pouco para dormir. A imagem é a de um preguiçoso rolando na cama e dizendo: “Daqui a pouquinho me levanto e vou trabalhar. CBASD, vol. 3, p. 1086.

12 Homem de Belial. Do heb. beliyya’al … Significa “sem valor”.  CBASD, vol. 3, p. 1086.

Perversidade na boca. Literalmente, “desonestidade na boca”. … O caminho do ímpio é marcado por perversidade nas palavras. Além de mentir, ele defende o mal e interpreta falsamente o bem. CBASD, vol. 3, p. 1086.

13 Com os olhos. A piscadela furtiva do malfeitor parece revelar toneladas de infâmia. Os perversos têm uma linguagem secreta própria. Usam as mãos, os pés e os lábios para se expressar aos companheiros na presença de pessoas honestas. CBASD, vol. 3, p. 1086.

17 Olhos altivos. A exaltação própria impede que a pessoa confesse seus pecados e humilhe a alma diante de Deus. Enquanto essa atitude persistir, a salvação será impossível. O orgulhoso fica excluído dos portões da vida de forma tão certa quanto se Deus o odiasse (ver Jó 21:22; Sl 18:27; PP, 37). CBASD, vol. 3, p. 1087.

Língua mentirosa. Nosso Senhor é o Deus da verdade. As mentiras não podem enganá-Lo, pois Ele sabe de todas as coisas; mas elas podem ocasionar grandes males a Seus filhos. As mentiras de Satanás enganaram uma multidão de anjos e tiraram um terço dos habitantes do Céu. As mesmas mentiras transformaram um mundo feliz num temível campo de batalha, no qual a maioria dos seres humanos se depara com a derrota eterna (Ap 12:4, 7-9). Deus odeia a mentira, pois afasta dEle homens e mulheres e os levam para o cruel cativeiro de Satanás. CBASD, vol. 3, p. 1087.

19 Testemunha falsa. Este tipo de mentira é expressamente proibido no nono mandamento (Êx 20:16). O perjúrio é usado para proteger o malfeitor e oprimir o inocente. Quando a justiça é pervertida por meio dessa forma de conspiração, a comunidade cai em ruína, tanto pelos danos diretos sofridos, quanto pelo desprezo cínico à lei e à ordem. CBASD, vol. 3, p. 1087.

Semeia contendas. Indivíduo que sente prazer em provocar brigas. CBASD, vol. 3, p. 1087.

23 O mandamento é lâmpada. Aqueles que consideram a lei uma proibição arbitrária de prazeres desejáveis têm uma ideia completamente pervertida. O mandamento é lâmpada para iluminar a mente e mostrar o caminho da felicidade, paz e vida eterna (ver Sl. 19:8; 119:105). CBASD, vol. 3, p. 1087.

32 Está fora de si. O ladrão que rouba por estar com fome tem ao menos uma espécie de desculpa para o ato, mas ainda assim ele sofre por causa do erro (v. 30). O adúltero, em contrapartida, não tem como justificar sua conduta. Além disso, o prazer que ele imagina encontrar na gratificação sensual logo se transforma em remorso. CBASD, vol. 3, p. 1087.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: