Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 6 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
7 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Porque o mandamento é lâmpada, e a instrução, luz; e as repreensões da disciplina são o caminho da vida” (v.23).

Quatro são as advertências contidas neste capítulo (provérbios que nos apontam as terríveis consequências de erros praticados por atitudes ou palavras). A primeira delas se refere à fiança. A Bíblia deixa claro que não devemos emprestar o nosso nome, assumindo a responsabilidade pela dívida de terceiros. Quer seja ao teu companheiro (amigo chegado) quer seja “ao estranho” (v.1), a fiança pode se tornar em uma armadilha e causadora de desavenças, por isso o contexto apelativo do verso três: “Agora, pois, faze isto, filho meu, e livra-te, pois caíste nas mãos do teu companheiro: vai, prostra-te e importuna o teu companheiro”. Portanto, “a ninguém fiqueis devendo coisa alguma, exceto o amor com que vos ameis uns aos outros” (Rm.13:8).

A segunda advertência aponta a preguiça como sendo a causa da ruína de muitos. Salomão utilizou aqui uma metáfora: “Vai ter com a formiga, ó preguiçoso” (v.6). Consideradas dentre as classes de bichos mais trabalhadores do mundo, as formigas não apenas trabalham, mas trabalham juntas com o objetivo comum de abastecer o formigueiro e de mantê-lo em bom estado e livre de predadores. Que o trabalho dignifica o homem nós já sabemos. Mas creio que a mais importante lição dada pelo Senhor a nós através desta figura de linguagem seja o que está no final do verso seis: “considera os seus caminhos e sê sábio”. Uma vida de serviço, quando bem ordenada sob a orientação de Deus torna-se em bênção não só para ela própria, mas para todos que se unem no mesmo objetivo.

Grandíssimo pecado incorre quem não dá ouvidos à terceira advertência. Seja em atos ou em palavras, “o homem vil” (v.12) leva consigo uma carga de maldades que maquina lançar sobre quem escolhe afligir, “semeando contendas” (v.14), esquecendo, porém, de que o que semeia ele mesmo o colhe, como está escrito: “Pelo que a sua destruição virá repentinamente; subitamente, será quebrantado, sem que haja cura” (v.15). Salomão então apresentou uma lista de sete coisas detestáveis a Deus e com um teor abominável à sétima: “o que semeia contendas entre irmãos” (v.19). Sobre isto, o apóstolo Paulo também nos deixou claro apelo: “Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles” (Rm.16:17).

Na quarta e última advertência, o sábio reforçou sobre o perigo dos pecados sexuais e a segurança que existe em seguir os mandamentos e instruções do lar e, principalmente, a conformidade com a Palavra de Deus e submissão às “repreensões da disciplina” (v.23). Em tempos de largo acesso a todo tipo de torpeza e lascívia, a pornografia tem destruído a vida de muitos como um ídolo do coração. Todo aquele “que pratica tal coisa” “está fora de si” e busca a própria ruína (v.32). Quer pelo ato sexual fora dos limites estabelecidos por Deus quer pela visão entorpecida e impura, incorremos no mesmo pecado como nos advertiu Jesus em Mateus 5:27-32.

Amados, que as mesmas misericórdias a mim conferidas por um Deus que não desistiu de me salvar, os alcancem com o poder recriador de Sua Palavra. Passei muitos anos me enganando e me deixando ser enganada por meu coração corrupto e miserável. Meus pecados quase me levaram a um estado de total cegueira e letargia, mas por Sua bondade e graça o Pai me alcançou, me recebeu em Seus braços e me deixou conhecê-Lo. Hoje vivo a paz em saber que nem o inimigo pode me acusar de pecados que foram apagados pelo sangue do meu Redentor. Louvado seja o nome do Senhor, nosso Deus! Ele deseja realizar o mesmo milagre em sua vida. Permita que a luz de Suas palavras lhe ilumine o coração e faça de você uma testemunha ocular do poder transformador de Deus. Vigiemos e oremos!

Bom dia, transformados pelo amor de Deus!

Desafio da semana: Passe mais tempo com Deus em oração e meditando em Sua Palavra. Experimente trocar o tempo gasto em redes sociais por mais comunhão com o Pai do Céu.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios6 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Oi Rosana bom dia

Minhas redes sociais é só pro básico!!! Ao contrário tenho até que me envolver mais. Uso somente o wattsapp pra compartilhar meditações e grupos de trabalho. Os outros é só estudar alguma coisa.

Bom dia

Comentário por Cristina Barbosa




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: