Reavivados por Sua Palavra


PROVÉRBIOS 4 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de julho de 2020, 0:45
Filed under: Sem categoria

“Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida” (v.23).

Não há nada mais confuso e delicado do que o coração humano. Somos movidos por sentimentos e emoções que muitas vezes nos fazem perder a razão. As emoções fazem parte de nossa vida, mas não devem ser colocadas acima da capacidade racional que o Senhor nos dotou. E a nossa única segurança está em obedecer ao conselho sagrado: “Filho Meu, atenta para as Minhas palavras; aos Meus ensinamentos inclina os ouvidos” (v.20).

Salomão enfatizou a importância do relacionamento pais e filhos e a bênção que há na obediência. O relato das palavras de seu pai, justifica o seu pedido ao Senhor quando visitado por Ele em sonhos. A sabedoria está em querer adquirir mais sabedoria a cada dia até que recebamos de Cristo “uma coroa de glória” (v.9). Até lá, o nosso caminho deve ser “a vereda dos justos… que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito” (v.18). “Ouvi” (v.1), amados, e “não entres na vereda dos perversos, nem sigas pelo caminho dos maus” (v.14). Não troquem “a luz da aurora” (v.18) pela “escuridão” (v.19) da ignorância.

Filho meu”, assim nos diz o Senhor, o que sentimos está intimamente ligado com o que falamos (v.24), com o que vemos (v.25) e por onde andamos (v.26). Por isso que, sobre os olhos, Cristo disse: “São os olhos a lâmpada do corpo” (Mt.6:22); que, sobre a boca, sentenciou: “porque pelas tuas palavras, serás justificado e, pelas tuas palavras, serás condenado” (Mt.12:37); e que, sobre o caminho em que devemos andar, nos apresentou o Seu chamado: “Segue-Me” (Lc.5:27).

Seguir a Jesus requer de nós a renúncia do “eu” e uma completa entrega do coração para que o Espírito Santo realize a Sua mais linda obra salvífica. É extremamente perigoso expor o nosso coração. Notem que o sábio disse: “guarda”, isto é, não deixe à vontade, cuide, esconda, vigie. Disto depende a nossa vida e a vida de muitos. O nosso coração deve ser morada do Altíssimo e um condutor para que muitos também façam a mesma sábia escolha.

Deus deseja habitar “no mais íntimo do teu coração” (v.21). Ele é teu Pai, e deseja estabelecer um relacionamento pessoal contigo. Basta abrir a porta: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a Minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, Comigo” (Ap.3:20). “Retém [esta] instrução e não a largues; guarda-a, porque ela é a tua vida” (v.13). Vigiemos e oremos!

Bom dia, filhos do Pai Celeste!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Provérbios4 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: