Reavivados por Sua Palavra


ESTER 2 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
14 de dezembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“O rei amou a Ester mais do que a todas as mulheres, e ela alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; o rei pôs-lhe na cabeça a coroa real e a fez rainha em lugar de Vasti” (v.17).

Passado algum tempo, a ira de Assuero deu lugar à saudade. Lembrando-se de Vasti e sentindo sua falta, os sentimentos do rei logo foram interceptados por uma proposta. Comissários foram enviados a “todas as províncias do reino” a fim de reunir “todas as moças virgens, de boa aparência e formosura” (v.3). A moça que mais agradasse ao rei, seria coroada no lugar de Vasti. Com a anuência de Assuero, muitas moças foram levadas para a “casa das mulheres” (v.3), e “levaram também Ester à casa do rei” (v.8).

Criada por Mordecai, seu primo, Hadassa recebeu uma elevada educação. Não era apenas “jovem bela, de boa aparência e formosura” (v.7), mas seu delicado trato e semblante gentil fazia com que alcançasse “favor de todos quantos a viam” (v.15). O significado de seu nome persa, Ester, apontava para o brilho inconfundível de uma fiel adoradora de Deus. Uma “estrela” que por não chamar atenção para si, irradiava a beleza da humildade, o que imediatamente conquistou o favor de Hegai, que “a fez passar com as suas jovens para os melhores aposentos da casa das mulheres” (v.9).

Mesmo que não mais devesse obediência a Mordecai, Ester manteve sigilo quanto à sua origem, “como Mordecai lhe ordenara; porque Ester cumpria o mandado de Mordecai como quando a criava” (v.20). Cumprido o tempo determinado e levando consigo nada “além do que disse Hegai” (v.15), Ester foi conduzida à presença do rei. Assuero logo identificou a fragrância de uma mulher especial. Havia algo além da beleza exterior. Deus tinha um propósito para a eleição de Ester e Ele honrou a sua fidelidade e entrega voluntária. Ela foi usada primeira vez, juntamente com Mordecai, para salvar a vida do rei (v.22), e, mais tarde, seria instrumento para salvar o seu povo também.

Existe um propósito especial para a vida de cada um de nós. O Espírito Santo deseja nos ungir para as mais variadas tarefas e nos moldar para um mesmo objetivo: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1Co.10:31). O nosso período de vida consiste nos dias de nosso embelezamento (v.12) espiritual. Nosso caráter é aperfeiçoado para que, naquele Grande Dia, possamos comparecer à presença do “Rei dos reis e Senhor dos senhores” (Ap.19:16). Se como Ester, permanecermos fiéis e permitirmos “o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo” (Tt.3:5), Jesus nos dará “a coroa da vida” (Ap.2:10).

Que a nossa vida revele ao mundo o brilho da salvação em Cristo Jesus! Pois Ele mesmo declarou: “Vós sois a luz do mundo” (Mt.5:14). Vigiemos e oremos!

Feliz sábado, luz do mundo!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Ester2 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: