Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
8 de dezembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

403 palavras

2,3 Os hebreus praticaram confissão aberta, admitindo os seus pecados, uns para os outros. Ler e estudar a Palavra de Deus deveria preceder a confissão (ver 8:18) porque Deus pode nos mostrar aonde estamos pecando. A confissão honesta deveria preceder o louvor, porque não podemos ter um relacionamento correto com Deus se nos agarramos a alguns pecados (Life Application Study Bible Kingsway NIV).

10 Tu os preserva a todos. Todos os escritores bíblicos creem que o Criador do Universo preserva todas as coisas criadas, mas isso nunca foi declarado tão claramente como neste verso. O salmista diz: “Tu, Senhor, preservas os homens e os animais” (Sl 36:6), mas este reconhecimento está longe do alcance universal desta passagem. O poder para preservar não é menos importante que o de criar (CBASD, vol. 3, p. 474).

13 leis. A palavra hebraica assim traduzida é, no singular, torah, que significa “instrução”, “lei” e, posteriormente, o Pentateuco, os cinco livros de Moisés (Bíblia de Estudo NVI Vida).

14 o teu santo sábado, lhes fizeste conhecer. Note a clara distinção da outorga da lei (v 13). O sábado não é primariamente ligado à lei, mas tem suas raízes na criação (Andrews Study Bible).

As palavras deste verso indicam que o sábado já existia antes que a lei fosse dada, o que está em harmonia com Gênesis 2:2 e 3 e Êxodo 16:23. Neemias considerava o mandamento do sábado de importância extrema, haja vista que é o único mandamento do decálogo mencionado especificamente. Declara-se que ele foi concedido por Deus aos israelitas como um benefício, na medida em que eles compartilhavam o descanso de Deus nesse dia (CBASD, vol. 3, p. 474).

Em hebraico, “sábado” e “descanso” são a mesma palavra: shabbath (Bíblia Shedd).

15 pão dos céus. É o maná descrito em Êx 16.15. Jesus Cristo também fez desse título um símbolo de Si mesmo, pois, vindo dos céus, ofereceu-se a Si mesmo como comida espiritual para todo aquele que nEle crer (Jo 6.31-35); da mesma maneira, a Rocha que dessedentara os israelitas no deserto foi mais uma revelação da Pessoa de Jesus Cristo (1Co 10.4) (Bíblia Shedd).

16-21 Ver como Deus continuou a estar com Seu povo mostra que Sua paciência é surpreendente. A despeito de nossas reiteradas falhas, orgulho e obstinação, Ele está sempre pronto a perdoar (9:17) e Seu Espírito está sempre pronto a instruir (9:20). Perceber a extensão do perdão de Deus nos ajuda a perdoar aqueles que falharam conosco, mesmo que “setenta x sete vezes”, se necessário (Mt 18:21,22) (Life Application Study Bible Kingsway NIV).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: