Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 8 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
7 de dezembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1430 palavras

sétimo mês. Ou tisri, que começa em nosso mês de setembro; no dia 10 daquele mês havia o Dia da Expiação [Yom Kipur, 8-9/10/2019 e 27-28/09/2020] (Lv 16.1-30), e no dia 15, a Festa dos Tabernáculos (Lv 23.33-43; Dt 16.13-17). A leitura pública das Escrituras feita por Neemias naquela ocasião, trouxe como primeiro fruto a observância da Festa (8.13-18) e o fruto espiritual dessa observância com a leitura diária das Escrituras (18), era o arrependimento, a confissão dos pecados e a aliança em que o povo prometeu cumprir fielmente a Lei de Deus, cap 9 e 10. […] O judaísmo pós-exílico, como se entrevê também nos evangelhos, teve seu início nessas solenidades (Bíblia Shedd).

Esdras e Neemias eram contemporâneos (8:9), apesar de Esdras ser provavelmente muito mais velho. Neemias, como líder político, era o governador, e Esdras, como sacerdote e escriba, era o líder religioso. Um escriba, naqueles dias, era uma combinação de advogado, cartorário, pesquisador acadêmico e consultor. Os escribas estavam entre as pessoas mais educadas, portanto eram professores. Não existe dúvida de que os judeus gostariam de estabelecer o reino novamente como nos dias de Davi, mas isto sinalizaria rebelião contra o rei da Pérsia, a quem estavam sujeitos. A melhor alternativa foi dividir a liderança entre Neemias e Esdras. Life Application Study Bible Kingsway.

na praça, diante da Porta das Águas. Uma praça ampla, capaz de comportar uma grande multidão, a qual não poderia ser contida no pátio do Templo. Sacrifícios deveriam ser oferecidos apenas às portas do Templo, mas orar, louvar e pregar eram e são serviços religiosos que devem ser realizados em qualquer lugar. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

Esta deve ter sido a porta no muro leste que fazia divisa com a fonte de Giom, no vale de Cedrom, e recebeu este nome porque a água da fonte era carregada através desta porta. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 443.

1-5 O Livro da lei de Moisés era provavelmente o Pentateuco, os cinco primeiros livros da Bíblia. As pessoas ouviam atentamente enquanto Esdras lia a palavra de Deus, e suas vidas foram transformadas. Porque ouvimos frequentemente a Bíblia, podemos nos tornar embotados a suas palavras e imunes a seus ensinos. Ao invés disso, devemos escutar de ouvidos atentos (v. 3) a cada verso e pedir ao Espírito Santo a nos ajudar a responder à pergunta: “Como isto se aplica à minha vida”? Life Application Study Bible Kingsway.

Disseram. É notável que o povo pedisse instrução. Embora muitos fossem negligentes quanto à observação da lei, eles sentiram desejo de ouvi-la. Não estavam satisfeitos com as condições dominantes e queriam alcançar um nível elevado na experiência espiritual e estavam convencidos de que ouvir a Palavra de Deus lhes traria benefícios. CBASD, vol. 3, p. 468.

no primeiro dia do sétimo mês. O Dia de Ano Novo [Rosh Hashana], segundo o calendário civil (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Era o tempo da celebração da Festa das Trombetas (Nm 29.1-6). Bíblia de Genebra.

3 Desde a alva até o meio-dia. A instrução durou cinco ou seis horas. Os v. 4 a 8 mostram que não consistiu apenas em leitura incessante, mas era alternada com interpretações explicativas da lei pelos levitas. CBASD, vol. 3, p. 468.

Esdras, o escriba. Esdras é considerado o patriarca dos escribas [e dos rabis/rabinos], os quais liam publicamente as Escrituras, traduziam-nas para o aramaico (a língua vulgar [trazida da Pérsia]) e explicavam-nas ao povo (8). Mais tarde essas traduções foram escritas em colunas paralelas com o texto hebraico original, e continham notas e interpretações. Foi assim, também, que surgiram os targuns (Bíblia Shedd).

5 o povo se levantou. Ao se levantarem, eles expressaram a sua reverência pela lei (cf. o v. 6). Bíblia de Genebra.

Os rabinos deduziram desse versículo que a congregação deve ficar em pé para a leitura da Torá (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Não se deve supor que permaneceram em pé durante as seis horas de leitura e instrução. CBASD, vol. 3, p. 468.

6 Amém! Amém! O povo participou do louvor oferecido por Esdras; a repetição exprime o alto grau de concordância. Bíblia de Genebra.

7 O povo estava no seu posto. O sentido é que as pessoas permaneceram em seus lugares e não se dispersaram. Todos estavam profundamente interessados no alimento espiritual. CBASD, vol. 3, p. 468, 469.

9 Não pranteeis. A porção lida deve ter impressionado profundamente a multidão. As leituras da Escritura consistiam em determinadas seções de Deuteronômio junto a outras partes da Torah, selecionadas para convencer o povo de seu pecado em transgredir os mandamentos de Deus e para lembrá-los das punições que poderiam sofrer. Eles ficaram tão comovidos que prantearam e choraram. Isto levou Neemias, Esdras e os levitas a encorajá-los e confortá-los. CBASD, vol. 3, p. 469.

9, 10 O povo chorava abertamente ao escutar as leis de Deus e ao perceber quão longe estavam de obedecê-las. Mas Esdras disse a eles que deveriam estar cheios de alegria porque o dias era santo. Era dia de celebrar e de presentear àqueles em necessidade. Celebração não deve autocentrada. Esdras conectou celebração com doação. Isto deu a oportunidade de celebrar também àqueles em necessidade. É somente quando celebramos e doamos a outros é que somos fortalecidos espiritualmente e cheios de alegria. Participe de celebrações que honrem a Deus e permita que Ele encha sua vida de alegriaLife Application Study Bible Kingsway.

10 aos que não tem nada preparado. Aqueles que tinham alimentos em abundância deveriam dividi-lo com os que nada possuíam (cf. Sl 22.26). Este acontecimento ilustra o pecado de 1Co 11.17-34. Bíblia de Genebra.

enviai porções. Compartilhar com os necessitados fazia parte integrante de uma festa religiosa (Dt 16.11,14); do contrário não seria verdadeiramente religiosa (Tg 1.27). É esta a base que deu ensejo ao costume de dar presentes no Natal, dádivas aos pobres, para refletir algo do amor de Cristo neste mundo (Bíblia Shedd).

A alegria do SENHOR é vossa força. A opinião comum de que a religião judaica era sombria e austera é errônea. Essas normas rituais e cerimoniais eram detalhadas e solenes, no entanto havia alegria nos serviços. … O dia de sábado, como planejado originalmente, estava longe de ser uma ocasião sombria, como muitos imaginam. Pelo contrário, era um dia de deleite espiritual, alegria e contentamento (Is 58:14). Dos outros períodos separados para observâncias especiais, em apenas um as pessoas “afligiam” a alma (Lv 23:27 [Dia da Expiação]). Nas outras, ocorriam festas para a comemoraração da bondade de Deus e para Lhe render louvores. CBASD, vol. 3, p. 469.

13-18 Após Esdras ter lido as leis de Deus ao povo, eles as estudaram mais a fundo e agiram de acordo. Uma leitura cuidadosa da Escritura nos chama a responder às seguintes questões: O que eu devo fazer com este conhecimento? Como minha vida deve mudar? Devemos fazer algo a respeito do que aprendemos se isto deve ter real significado em nossas vidasLife Application Study Bible Kingsway.

14 Escrito na Lei. A lei acerca da Festa dos Tabernáculos é encontrada em Levítico 23:39 a 43. CBASD, vol. 3, p. 470.

habitassem em cabanas. A Festa dos Tabernáculos [ou cabanas], durante a qual o povo passava uma semana habitando em barracas (Lv 23.439-43), era uma comemoração dos quarenta anos que os israelitas passaram no deserto, cujo significado religioso seria o de relembrar aos israelitas que não passam de peregrinos no mundo, dependentes da proteção divina (Bíblia Shedd).

Isto era para que meditassem sobre a proteção e guia divinas durante seus anos de jornada e o fato de que Deus ainda os protegeria e guiaria se eles O obedecessem. Era um momento de lembrar suas origens, de onde tinham vindo.É útil lembrar nossas origens para que possamos realmente apreciar onde estamos hoje. Lembre de sua vida passada para ver como Deus conduziu você. Então agradeça a Deus pelo Seu contínuo trabalho de proteger você e prover às suas necessidadesLife Application Study Bible Kingsway.

15 oliveiras. Como são necessários 30 anos para alcançar a maturidade, seu cultivo exige condições tranquilas (Bíblia de Estudo NVI Vida).

Ramos de palmeiras. Ou, da tamareira. CBASD, vol. 3, p. 470.

17 Nunca fizeram assim os filhos de Israel. Isto não significa que os israelitas não celebravam a festa desde os dias de Josué, na invasão de Canaã, porque, de acordo com Esdras 3:4, os que retornaram do cativeiro naquela época a realizaram no primeiro ano de seu retorno. … o texto deve ter o sentido de que, desde os dias de Josué, não houve celebração geral dessa festa, como aconteceu naquele momento. CBASD, vol. 3, p. 470.

grande alegria. “A obediência à Palavra de Deus é o segredo dessa alegria verdadeira e duradoura” (Bíblia Shedd).

18 Leu Esdras no Livro da Lei de Deus, desde o primeiro dia até ao último. A leitura sistemática e diária da lei pode sugerir que este era um ano sabático e que ocorria a repetição ordenada em Deuteronômio 31:10 a 13. CBASD, vol. 3, p. 470.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: