Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
6 de dezembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

746 palavras

2 Integridade e temor a Deus eram os traços característicos de caráter que qualificaram estes homens [Hanani e Hananias] para governarem Jerusalém. Pessoas de integridade são confiáveis para desempenhar seu trabalho; pessoas tementes a Deus farão seu trabalho de acordo com as prioridades divinas. Estes homens tinham estas duas qualidades. Se você está em posição de selecionar líderes, busque por integridade e reverência como duas das mais importantes qualificações. Embora algumas outras qualidades possam impressionar mais, integridade e reverência passam pelo teste do tempo. Life Application Study Bible Kingsway.

Maioral do castelo. Possivelmente da fortaleza do templo (ver com. de Ne 2:8). CBASD, vol. 3, p. 465.

até que o sol aqueça (ARA; NVI: “enquanto o sol não estiver alto”). Normalmente, as portas seriam abertas ao raiar do dia, mas agora sua abertura devia ser adiada até que o sol estivesse bem acima do horizonte, para impedir que o inimigo fizesse um ataque surpresa antes que a maioria do povo se levantasse. Bíblia de Estudo NVI Vida.

enquanto os guardas ainda estão ali. As portas deveriam ser fechadas e trancadas antes de os guardas deixarem o serviço. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 465.

Ponham-se guardas. Durante a noite, quando as portas estavam fechadas, os moradores de Jerusalém deveriam estar alertas e disponíveis para defender contra ataques. CBASD, vol. 3, p. 465.

Cada um no seu posto. Esta frase indica um tipo militar regular de organização. Os guardas estavam divididos em vigílias, trabalhando determinado período por dia e durante a noite. CBASD, vol. 3, p. 465.

4 as casas não estavam edificadas ainda. Quer dizer que proporcionalmente ao tamanho da cidade, poucas casas foram reconstruídas e havia muito espaço desocupado para construir. CBASD, vol. 3, p. 465.

5 Deus me pôs no coração. Contemplando os vastos espaços vazios dentro dos muros da cidade, Neemias pensava no que fazer para remediar a situação. ele foi impressionado a fazer um censo do povo, que forneceria informação cobre as populações relativas à cidade e à região. A partir dali também poderia ser determinado que cidades e distritos teriam os melhores recursos para contribuir com o reassentamento de Jerusalém. O censo, segundo o costume habitual judaico, seria por famílias (ver Nm 1:17-47; 1Cr 21:5, 6). CBASD, vol. 3, p. 465, 466.

Achei o livro. Isto é, o registro dos exilados que voltaram da Babilônia liderados por Zorobabel e Jesua (Ed 2). Neemias incluiu uma cópia deste registro em seu memorial, preservando, assim, duas cópias: uma em Esdras 2:1-70 e outra em Neemias 7:6-73. CBASD, vol. 3, p. 466.

4-5 Estando Jerusalém segura, Neemias volta sua atenção para encher a cidade de habitantes. Andrews Study Bible.

5 Deus me pôs no coração. Ele [Neemias] considerou adequado fazer um registro do povo, para que pudesse encontrar quais famílias tinham se estabelecido em Jerusalém em tempos anteriores, a fim de levá-los de volta, e também para descobrir quais famílias poderiam ser influenciadas pela sua religião ou por seus negócios, para retornarem a Jerusalém, reconstruírem suas casas e lá habitarem. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

para registrar as genealogias. O propósito desse registro era ajudar na repovoação de Jerusalém, o que se tornará claro quando esse tema for retomado em 11.1-2. Bíblia de Genebra.

6-69 Esta seção é similar a Esdras 2 e contém a lista dos que retornaram. Andrews Study Bible.

64 imundos. Aqui, a raiz hebraica é ga’al, que primariamente tem a ideia de ser aberto ou livre; liberto, pois, para o uso mundano, não vinculado ao culto dinivo. Este tipo de liberdade não é uma bênção; é a liberdade apóstata dos gnósticos, é a liberdade moral da juventude (cf Jr 34.17). … Aqui, significa que estes não preenchiam os requisitos técnicos para servir como sacerdotes. Bíblia Shedd.

64, 65 O Urim e o Tumim eram os meios de conhecer a vontade de Deus (Êx 28:30). Se o nome de alguém não estava na genealogia, ele ainda poderia ser admitido como sacerdote se o Urim e o Tumim comprovavam que ele era um judeu e um levita.Não está claro se o Urim e o Tumim eram os originais que sobreviveram à destruição de Jerusalém ou se eram novos. As coisas [comidas] sagradas eram carnes dedicadas a Deus como parte do sacrifício, Somente verdadeiros sacerdotes podiam comê-las. Life Application Study Bible Kingsway.

Pensa-se que [as pedras] Urim (luz, ou revelação) e Turim (perfeição, ou verdade) respondessem ao “sim”ou ao “não”, respectivamente (v. iSm 14:41). As consultas pelo Urim e Tumim cessaram nos dias de Davi, com o adventos dos profetas que declaravam diretamente a vontade de Deus. Bíblia Shedd, sobre 1Sm 14:18.

65 governador (ARA; ARC: “tirsata”). É Zorobabel, mencionado aqui com seu título persa (cf 5.14n).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: