Reavivados por Sua Palavra


NEEMIAS 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de dezembro de 2019, 0:05
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980 palavras

É incerto determinar quando ocorreram os eventos descritos neste capítulo. […] Não há sugestão ou narrativa de que a aflição estivesse ligada com a obra de reconstrução. As injustiças eram mais profundas e foram desenvolvidas durante um longo período (CBASD-Comentário Bíblico Adventista do 7º Dia, vol. 3, p. 452).

somos muitos. A queixa vinha principalmente de famílias grandes. A descendência numerosa não demonstrava ser uma bênção, como normalmente era considerada pelos orientais, mas um fardo e a razão de profunda perplexidade (CBASD, vol. 3, p. 452).

o tributo do rei. Como de outras províncias persas, da Judeia era requerido anualmente o pagamento de um tributo ao tesouro persa, parte em dinheiro e parte em gêneros alimentícios. Nos primeiros anos essa obrigação não pareceu opressora, mas nos anos improdutivos a aparição do cobrador de impostos geralmente prenunciava grande miséria. Os pobres contraíram dívidas para atender às taxas, sem esperança de reembolso (CBASD, vol. 3, p. 452).

mesma carne. Um grupo reclamava que suas famílias eram muito grandes e isso lhes impedia de conseguir alimento, outro grupo reclamava de ter hipotecado sua propriedade por causa da fome; outra parte recorreu aos agiotas, a fim de pagar as taxas e um quarto grupo caiu nas mãos de agiotas usurários. Essas pessoas sofriam não pela opressão de tiranos estrangeiros, mas pela extorsão de seus irmãos. […] Muitos dos antigos exilados escaparam do cativeiro babilônico para se encontrar em escravidão nas mãos de seus irmãos, e o último estado parecia pior do que o primeiro. Em Babilônia, as famílias permaneciam unidas; mas, em Jerusalém, os filhos eram tirados dos pais, para se tornar escravos de compatriotas judeus (CBASD, vol. 3, p. 453).

6-13 Neemias ouviu a reclamação e agiu após um período de reflexão (v. 7; ver tb 1:4; 2:11-15). Observe que a ira de Neemias não é uma reação emocional a uma crise, mas o resultado da contemplação e raciocínio (Andrews Study Bible).

muito me aborreci. Parece que a letra da lei não era violada, exceto na questão de se tirar vantagem (v. 11), algo que o povo não se queixou. […] No entanto, era o espírito e não a letra da lei que os ricos transgrediram. Em épocas de dificuldades econômicas, era dever deles auxiliar os irmãos mais pobres, não oprimi-los (v. 14, 17) (CBASD, vol. 3, p. 453).

9-11 “A preocupação de Deus para com os pobres é revelada em quase todos os livros da Bíblia. Neemias enfatizou que tratar os pobres e oprimidos com justiça era fundamental para seguirem a Deus. Os livros de Moisés claramente enunciavam aos israelitas a responsabilidade de cuidar dos pobres (Êx 22:22-27; Lev 25:35-37; Dt 14:28,29; 15:7-11). A maneira como ajudamos os necessitados reflete o amor e preocupação de Deus” (Life Application Study Bible).

9 o opróbio dos gentios. Era, portanto, um grande pecado oprimir os pobres. Era uma reprovação à sua profissão de fé. “Lembrem a censura de nossos inimigos. Eles dirão: ‘Esses judeus professam tanta devoção a Deus, mas vejam como tratam a si mesmos de maneira bárbara”. Nada expõe a religião a uma maior censura de seus inimigos do que a vida mundana e o coração duro daqueles que a professam. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

10 dinheiro emprestado. Nota-se que não se condena o empréstimo de dinheiro, mas sim, a usura no caso de pessoas necessitadas. Isto não se estende a investimento em empresas (Ex 22.25; Lv 25.35-37; Dt 33.19-20) (Bíblia Shedd).

Não há nada aqui condenando hipotecas ou juros em si mesmos. Eles constituem um legítimo método de comércio, exceto quando são usados para se tirar proveito indevido das necessidade de um irmão (Comentário Bíblico Devocional VT – FBMeyer).

Aqueles que emprestaram dinheiro aos judeus, tirando proveito de sua necessidade, eram muito severos com eles. Eles exigiam juros de 12% e a centésima parte mensalmente. Neemias urgiu para que não apenas não se realizassem negócios daquele tipo com seus vizinhos, mas que devolvessem tudo que haviam tomado deles. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

Deixemos este ganho.Neemias se dirige aos aproveitadores, sem preparo, de maneira improvisada: “Deixemos este ganho”, incluindo-se na consideração, reprovando a si mesmo, ainda que de nenhuma maneira fosse culpado desse pecado. Não obstante sua autoridade para ordenar, ele prefere suplicar aos irmãos, em benefício do amor. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

13 sacudi o meu regaço. Neemias realizou um ato simbólico, que constituiu em juntar a veste como se fosse carregar algo nela e então sacudi-la. […] Entre as nações da antiguidade, poucas coisas eram tão temidas como cair em maldição [ver Dt 28:16 a 44] (CBASD, vol. 3, p. 453).

14 fui nomeado. Pela primeira vez, Neemias declara abertamente que a autorização para ele retornar e reedificar os muros de Jerusalém era acompanhada da nomeação para ser governador da Judeia (CBASD, vol. 3, p. 453).

o pão devido ao governador. Durante todo o tempo em que esteve no cargo, ele não reivindicou a renda habitual à qual um governador tinha direito de receber de seus súditos, mas pagou ele mesmo suas despesas pessoais (CBASD, vol. 3, p. 453).

15 quarenta siclos de prata. Neemias indica qual fora a maneira de governar de seus predecessores. Ele não cita nomes, porque o que ele tinha a dizer a respeito deles não era memorável; ademais, em casos como esses, é melhor evitar nomes. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

15,16 “Neemias liderou todo o projeto de construção, mas ele também trabalhou nos muros junto com os outros. Ele não era um burocrata num escritório confortável e seguro, mas um líder que se envolveu no trabalho do dia a dia. Ele não usou sua posição para dominar seu povo. Um bom líder se mantém em contato com o trabalho a ser feito. Os melhores líderes são os que lideram através do exemplo e do falar” (Life Application Study Bible).

19 Neemias menciona o que fizera por seu povo com a intenção de envergonhar os governantes e interromper a sua opressão. Ele faz essa menção a Deus em oração mas não a faz por pensar que merecesse algum favor dele, e, sim, para mostrar que não esperava dos homens nenhuma recompensa por sua generosidade. Bíblia de Estudo Mathew Henry.


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