Reavivados por Sua Palavra


TATUAGENS E AUTOLACERAÇÃO NA RELIGIÃO ANTIGA by jquimelli
28 de março de 2019, 0:07
Filed under: Sem categoria

(Ver tb Lev 19) Nas antigas religiões pagãs, acreditava-se que as tatuagens protegiam a pessoa de mágicas perniciosas. Algumas tatuagens também indicavam que a pessoa pertencia a certo deus ou culto (análogo ao fato de que os escravos eram marcados com ferro ou tatuados).

A mais antiga evidência de tatuagens do antigo Oriente Médio provém de algumas estatuetas de fertilidade feitas de terracota do Período Neolítico, descobertos na Jordânia. No Reino Médio do Egito, tatuagens associadas a Ator (a deusa da fertilidade) foram descobertas na múmia de uma sacerdotisa e em estatuetas de terracota. Essas estatuetas denominadas “noivas do morto”, estavam sexualmente ligadas ao renascimento, como forma de assegurar a ressurreição do falecido … No templo mesopotâmio, os escravos eram marcados com ferro ou tatuados com o símbolo do respectivo templo ao qual pertenciam.

Como a tatuagem, a autolaceração no antigo Oriente Médio estava associada com a morte, porém as mulheres da Mesopotâmia se cortavam em sinal de tristeza; e no culto à fertilidade, dedicado a Baal, a autolaceração também estava associada com o lamento pela deidade falecida.

É provável que a proibição bíblica às tatuagens e à autolaceração pelos mortos (Lv 19.28) tivesse em mente o antagonismo a determinadas práticas idólatras, especialmente os ritos religiosos eróticos associados com os mortos. O AT trata a tatuagem e o desfiguramento corporal como práticas inerentemente pagãs e depravadas (cf. Dt 14.1; 1Rs 18.28).

Bíblia de Estudo Arqueológica NVI Vida.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: