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DEUTERONÔMIO 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
26 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1478 palavras

Israel só deveria adorar no lugar escolhido por Deus. Moisés exigiu a destruição de todo santuário idólatra (1-3), restringiu a adoração ao santuário central (4-14), deixou regulamentos acerca dos sacrifícios e da matança dos animais para alimentação (15-28) e advertiu contra a imitação às práticas idólatras (29-32). Bíblia Shedd.

São estes os estatutos. Deuteronômio 12:1 – 26:19 é chamado de o Livro da Aliança. A facilidade com que o povo se esquecia das exigências de Deus fazia necessária a reiteração de Sua vontade (ver Dt 6:1). CBASD – Comentário Bíblico Adventista dos Sétimo Dia, vol. 1, p. 1091.

2, 3 Ao tomarem posse do território de uma nação, os israelitas deveriam destruir todo altar pagão e ídolos na terra. Deus sabia que seria fácil para eles mudar suas crenças se começassem usar esses altares, portanto nada deveria permanecer que os tentasse a adorar ídolos. Nós também deveríamos procurar implacavelmente e remover qualquer centro de falsa adoração de nossas vidas. Podem ser atividades, atitudes, posses, relacionamentos, lugares ou hábitos – qualquer coisa que possa nos tentar a desviar nossos corações de Deus ou fazer o mal. Não devíamos considerar que somos fortes demais para sermos tentados. Israel aprendeu esta lição. Life Application Study Bible Kingsway.

Destruireis por completo. Também na vida cristã não pode haver qualquer transigência para com o mal (2 Co 6.14-17). Bíblia Shedd.

altares… colunas. Os altares eram construídos de uma ou mais pedras; a “coluna” [ou “estela”] era apenas uma pedra e, em geral, um objeto de adoração. CBASD, vol. 1, p. 1091.

4-14 Tinha de haver um lugar particular para adorar a Deus. … Jerusalém não é mencionada no Pentateuco, e tampouco foi escolhida como local do santuário central, senão muito depois de Moisés. O fato de que Deus não indicou, nessa ocasião, o lugar do Santuário, nos ensina que a orientação dada pelo Senhor, geralmente, é passo a passo, e que precisamos olhar continuamente para Ele. Nota-se também o contraste entre a ênfase do Antigo Testamento sobre um lugar, e a ênfase do Novo Testamento sobre uma pessoa (Jo 4.20-26). Bíblia Shedd.

Não fareis assim. Altares e colunas sagradas [aos povos pagãos] não deviam ser usados no culto a Deus. CBASD, vol. 1, p. 1091.

oferta das vossas mãos. Esta é uma referência às primícias dos cereais, do vinho e de outros produtos da terra que deviam ser apresentadas pelo adorador pessoalmente (Nm 18:11, 12; Dt 18:4; 26:4, 10). O adorador usava suas próprias mãos no cultivo e no preparo da dádiva. CBASD, vol. 1, p. 1092.

comereis… vos alegrareis. Alguns sacrifícios eram compartilhados pelos sacerdotes e pelos adoradores. A adoração, em Israel, era santa, reverente e alegre. A adoração a um Deus santo envolvia o arrependimento e a purificação, mas o coração redimido ficava cheio de alegria e louvor. O livro de Salmos muitas vezes exprime essa jubilosa devoção. Bíblia de Genebra.

“Alegrar-se” perante o senhor é um tema inesgotável nas Escrituras (Lv 23:40; Dt 16:11, 14; 27:7; Sl 32:11; 97:12). Por sua vez, Deus Se regozija com Seu povo (Sf 3:14-17). CBASD, vol. 1, p. 1092.

perante o SENHOR. Os sacerdotes comiam dentro do recinto do santuário (Nm 18:10), mas o povo comia somente próximo ao tabernáculo, “perante o SENHOR” (Êx 18:12; 24:11; Dt 27:6, 7). CBASD, vol. 1, p. 1092.

10 descanso. Somente quando Israel descansou, nos dias de Salomão e Davi (2 Sm 7.1; 1 Rs 5.4), é que Deus escolheu a Jerusalém como o local de Sua casa (1 Rs 3.1; 8.44). Antes disso, Silo servira temporariamente como lugar de adoração (Jr 7.12). Bíblia Shedd.

12-18 Os hebreus colocavam grande ênfase na adoração familiar. Seja oferecendo um sacrifício ou participando de uma grande festa, a família estava sempre reunida. Isto dava à criança uma atitude saudável a respeito da adoração e trazia a isso novo significado aos adultos. Testemunhar um membro da família confessar seu pecado era tão importante quanto celebrar juntos uma grande festa. Life Application Study Bible Kingsway.

12 nem herança. As oferendas dos adoradores destinavam-se, em parte, a sustentar os sacerdotes e levitas, aos quais não tinham sido atribuídas terras agrícolas para lhes pertencer (Dt 10.6-9). Bíblia de Genebra.

regozijem-se ali perante o SENHOR. A alegria, baseada nas bênçãos do Senhor, devia ser um aspecto importante da vida e adoração dos hebreus na terra prometida (v. 7, 18). Bíblia de Estudo NVI Vida.

13 não ofereças os teus holocaustos em todo lugar que vires. Posteriormente eles negligenciariam esta prescrição e ofereceriam sacrifício nos lugares altos aonde divindades pagãs eram adoradas. (Veja, por exemplo, 2 Rs 23, onde Josias destruiu os outros altares). Deveríamos tomar medidas para resguardar a pureza da adoração em nossa congregações. Se individualizarmos e adaptarmos o louvor para atender às nossas próprias preferências, perderíamos o benefícios de adorarmos como um corpo de crentesLife Application Study Bible Kingsway.

15-28 É feita a distinção entre os animais oferecidos em sacrifício e os abatidos como alimento. Quando Israel entrasse em Canaã, muitos morariam a uma grande distância do santuário central. Tiveram, portanto, permissão para matar animais que precisassem para si mesmos, sem trazerem uma das partes para o santuário. No caso de sacrifício, o sangue teria que ser apresentado no santuário, Lv 17.1-9. Bíblia Shedd.

15 matar… nas tuas cidades. Regra idêntica foi dada nos vs. 20-21. Eles podiam abater animais e comer de sua carne em qualquer lugar, mas animais e outros alimentos consagrados a Deus só poderiam ser comidos no lugar central de adoração. Ver a nota em Lv 17.3. Bíblia de Genebra.

segundo a bênção do SENHOR… se come a carne do corço e do veado. Neste caso, refere-se a uma refeição comum. Aparentemente a caça de um veado não era mais incomum [era mais comum] naquele tempo do que o é hoje. Devido a essa refeição não ser cerimonial, não se exigia a limpeza cerimonial como no caso de uma refeição relacionada a um sacrifício (Dt 12:22; Lv 7:20). CBASD, vol. 1, p. 1093.

16 Comer sangue era proibido por várias razões: 1) era uma parte integral das práticas pagãs na terra que os israelitas estavam para entrar; 2) representava vida, que é sagrada para Deus; 3) era um símbolo do sacrifício que deveria ser feito pelo pecado. (Ver tb Lv 17:14) [além disso, hoje sabemos que o sangue não é um alimento apropriado pela toxidade e por ser vetor de doenças]. Life Application Study Bible Kingsway.

19 não desampares o levita. Esta advertência divina contra o descuido daqueles que exerciam um cargo sagrado se repete em Dt 14:27. … Os levitas podiam ser reduzidos à pobreza se o povo se descuidasse e deixasse de entregar fielmente o dízimo. O apóstolo Paulo aplica esse princípio do dízimo fiel ao ministério cristão (1Co 9:13, 14). CBASD, vol. 1, p. 1093.

21 então, matarás das tuas vacas e das tuas ovelhas. De acordo com Lv 17, aos israelitas que viviam no acampamento a caminho de Canaã era permitido apenas comer vacas e ovelhas dos seus rebanhos  (espécies das quais podiam ser oferecidas sacrifício: Lev 1-5) se fossem sacrificadas no santuário como ofertas de bem estar (ou”pacíficas”). O objetivo disso era prevenir que sacrificassem a outras divindades. De acordo com Dt 12, quando os israelitas se espalhassem na terra de Canaã, aqueles que vivessem longe do santuário poderiam matar animais de seu rebanho do mesmo modo que tratavam animais de caça, sem sacrificá-los [sem as formalidades do sacrifício]. Andrews Study Bible.

22 destas comerá tanto o homem imundo quanto o limpo. A proximidade do altar tornava o local santo, e somente os que estivessem limpos, segundo o código levítico, podiam se aproximar dali. Quando o povo comia em suas próprias casas, a pessoa que não estivesse cerimonialmente limpa podia participar também. CBASD, vol. 1, p. 1093, 1094.

23 empenha-te em não comeres o sangue. A ordem para não comer sangue está expressa de forma enfática e literalmente diz: “Seja firme em não comer sangue.” CBASD, vol. 1, p. 1094.

30, 31 Deus não queria que os israelitas sequer perguntassem a respeito das religiões à sua volta. A idolatria permeava completamente a terra de Canaã. Seria muito fácil se envolver com as sutis tentações aparentemente inofensivas. Às vezes a curiosidade pode nos fazer tropeçar. O conhecimento do mal é perigoso se o mal se torna tentador demais para ser resistido. Resistir à curiosidade a respeito de práticas perniciosas revela discrição e obediênciaLife Application Study Bible Kingsway.

31 até seus filhos e suas filhas queimaram. O sacrifício de crianças era comum nos tempos antigos, especialmente na colônia fenícia de Cartago, no Norte da África. Nas antigas culturas pagãs, crianças eram, algumas vezes, sacrificadas em ocasiões de grande necessidade, como expressão de devoção aos deuses (2 Rs 3.27). Até mesmo alguns israelitas, em certas oportunidades, ocuparam-se dessa prática detestável (Jz 11.30-40; Sl 106.34-39; Jr 7.31), Bíblia de Genebra.

Ver Lv 18:21; 20:2; 2Rs 17:31; Jr 7:31; 19:5; 32:35. A prática dos povos pagãos antigos de sacrificar crianças está bem documentada. Há registros de casos isolados mesmo nos tempos modernos. CBASD, vol. 1, p. 1094.


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