Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 11 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
25 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

686 palavras

preceitos. Heb mishmar, lit “aquilo que se deve guardar”, portanto, a soma total daquilo que Deus ordenou ao povo observar. Bíblia Shedd.

a Datã e Abirão. Moises distinguiu Datã e Abirão de Corá. Por semelhante modo, o Sl 106.7 não incluiu Corá com aqueles que foram sepultados vivos. … Uma leitura mais cuidadosa do registro em Nm 16.16-35 mostrará que Corá estava no tabernáculo, entre os 150 homens que portavam incensários. Datã e Abirão, que não eram levitas, estavam defronte de suas tendas, juntamente com seus familiares, quando a terra os engoliu e a família de Corá estava com eles. Mas o próprio Corá pereceu com os 150 por causa do fogo que saiu do Senhor. Bíblia de Genebra.

10 não é como a terra do Egito, donde saístes. O Egito dependia de irrigação para ser frutífero, mas Canaã dependia da bênção direta de Deus, cf 8.7. Bíblia Shedd.

O Egito era regado pelo constante fluxo do rio Nilo, de onde os fazendeiros retiravam água para seus campos, através de canais de irrigação e outros meios. Por contraste, a terra de Israel depende da chuva, a qual Deus provê. Isto significa que Deus pode suster a chuva se Seu povo precisava ser disciplinado (vs. 16-17). Andrews Study Bible.

13 de todo o vosso coração. O mandamento de amar a Deus “de todo o coração” (Dt 6.5) é repetido em Deuteronômio pelo menos seis vezes. Bíblia de Genebra.

com o pé, a regáveis. O pé era usado para abrir e fechar pequenos canais em lugares onde a água era necessária. Bíblia Shedd.

14 chuva de outono e de primavera. A estação chuvosa na Palestina começa em outubro e termina em abril. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 frontal. A palavra assim traduzida provém de uma raiz cujo significado é “atar”, “rodear”. O substantivo é encontrado apenas nesta passagem, em Êxodo 13:6 e em Deuteronômio 6:8. Os judeus tomaram o conselho ao pé da letra, atando filactérios à fronte, pensando que desta forma ganhariam mérito com Deus (ver com. de Êx 13:9). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1086.

21 como os dias do céu acima da terra. Quer dizer para sempre. Bíblia Shedd.

24 Todo lugar que pisar a planta do vosso pé. A mesma expressão e as mesmas fronteiras da terra de Canaã são reiteradas em Js 1.3-5. Bíblia de Genebra.

26 a bênção e a maldição. Essa introdução à cerimônia de bênçãos e maldição que devia ser celebrada em Ebal e Gerizim é reiterada em Dt 30.19, no fim do discurso de Moisés. Sob inspiração divina, Moisés enfatizou a obrigação do povo de Israel de amar a Deus e de obedecer aos Seus mandamentos. Bíblia de Genebra.

É surpreendente que Deus tenha colocado aos israelitas uma escolha entre bênçãos e maldições. É mais surpreendente ainda que a maioria deles, através da desobediência, escolheu as maldições. Nós temos a mesma escolha fundamental hoje. Podemos viver para nós mesmos ou viver em serviço a Deus. Escolher nosso próprio caminho é viajar em uma estrada sem saída, mas escolher os caminhos de Deus significa receber a vida eterna (Jo 5:24). Life Application Study Bible.

29 Gerizim … Ebal. A quem viaja das planícies de Moabe (34.1), é fácil avistar ao longe aquelas duas montanhas, para além do vale do Jordão, onde, ao entardecer, o sol se esconde (30). Ali estão a atestar a necessidade de uma escolha entre o bem e o mal. Bíblia Shedd.

Do lado sul do vale fértil onde fica Siquém [fica Gerizim]. O monte Ebal está ao norte do mesmo vale. O monte Gerizim é fértil e o Ebal, não. Alguns comentaristas consideram que essa distinção dá motivo, ao menos em parte, a que um seja o monte da “bênção” e o outro, o da “maldição”. CBASD, vol. 1, p. 1087.

Os detalhes desta cerimônia são vistos nos caps. 27-28; a própria cerimônia foi realizada por Josué conforme a direção de Moisés (Js 8.30-35).

30 As frases “além do Jordão, na direção do por de sol” (v. 30) indicam uma localização de Canaã (isto é, a oeste do rio Jordão). Bíblia de Genebra.

Alguém que esteja do lado oriental do Jordão, do outro lado de Jericó, pode ver o pôr do sol próximo aos montes Gerizim e Ebal,  a uns 60 km de distância. CBASD, p. 1087.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: