Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 9 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
23 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1323 palavras

Moisés encoraja a Israel com a promessa que Deus lhe outorgará a vitória (1-3). Afirma a razão por que Deus lhes dará a vitória (4, 5), e lembra o povo de sua própria inutilidade, comprovada por seu pecado em Horebe (6-29; 10.1-11). Bíblia Shedd.

1 hoje. O tempo apontado para a posse de Canaã estava próximo. Israel devia se preparar para cruzar o Jordão num futuro imediato. Antes, porém, Moisés morreria, e Israel choraria sua morte por um mês. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1077.2, 3

anaquins. Literalmente, “os de pescoço longo”. Podem ser descendentes de Enaque. … Após a conquista israelita, nenhum dos anaquins permaneceu em Judá, mas um pequeno remanescente sobreviveu na Filístia (Js 11:22; 2Sm 21;16; 1Cr 20:4). CBASD, vol. 1, p. 1077.

Os anaquins eram pessoas enormes, alguns de 2,10 a 2,7 metros de altura. Golias, um descendente desta raça, tinha mais de 2,70 m de altura (2,90m, cf 1Sm 17:4-7 NVI). Infelizmente, estes grandes homens utilizavam sua estatura como meio de intimidação em vez de para causas nobres. Sua aparência, isoladamente, causou intimidação aos espias israelitas (Números 13:28) e sua má reputação pode ter sido o fator decisivo para manter os israelitas fora da terra 40 anos antes (Nm 13, 14). Moisés utilizou todo seu poder de persuasão para convencer seu povo de que Deus poderia lidar com estes valentões. Ele usou a ilustração de Deus como um fogo devorador, perante Quem nem um gigante poderia ficar em pé. Life Application Study Bible.

Ele os exterminará (NVI). A conquista de Canaã se daria pelo poder dEle … A glória seria de Deus, não deles (ver Js 3:1-11; 11:21-23).

Por causa da minha justiça. Note a tríplice ênfase desta seção (vc 4-6) de que a vitória não foi por causa da bondade de Israel, mas foi inteiramente obra da graça de Deus. A repetição era uma das características da literatura dos hebreus e ajudava o aprendizado e a memorização. Gn 21.1[-17] é um excelente exemplo dessa característica, mal compreendida pelos críticos que insistem que a literatura do antigo Oriente Próximo devia assemelhar-se à forma de narração objetiva (“texto enxuto”), que caracteriza o moderno jornalismo ocidental. Essa opinião preconcebida tem levado à conclusão sem base de que o Pentateuco deve ser o produto de documentos editados provenientes de diferentes autores. Bíblia de Genebra.

pelas maldades destas nações. Esses pecados [as práticas pecaminosas dos cananeus] poderiam ter contaminado e envenenado a humanidade toda; tinham, portanto, de ser extirpados. Comentário Bíblico Devocional – Velho Testamento, F.B.Meyer, Editora Betânia.

Quando Abraão habitava em Canaã, a medida “da iniquidade dos amorreus” ainda não havia se enchido (Gn 15.16). Por 215 anos, Abraão e seus descendentes foram testemunhas fiéis do Deus verdadeiro, para que os habitantes dessa terra tivessem oportunidade de se converterem de seus maus caminhos. Somente quando as nações de Canaã tinham enchido de modo irreversível a taça de iniquidade e seu tempo de graça tinha se acabado é que Deus os expulsou de sua terra (ver Lv 18:24-28; 1Rs 14:23, 24; 21:26). CBASD, vol. 1, p. 1077.

o Senhor … as lança de diante de ti. Originalmente Deus havia dado a terra de Canaã aos amorreus e às outras tribos que os israelitas encontraram ali (Dt 32:8; At 17:26), mas por causa do mau procedimento, eles perderam o direito de permanecer nela. Se Israel imitasse a conduta dessas nações, também seria expulso. Isso aconteceu afinal (ver Êx 34:24; Dt 4:38; 11:23; Js 23:5, 9). CBASD, vol. 1, p. 1077.

de dura cerviz (ARA; NVI: “obstinado”)[relacionado ao termo “cervical”] . Uma dura cerviz é um “pescoço” que foi endurecido (2Rs 17:14; Ne 9:16, 17, 29; Pv 29:1). … Deus roga a Seu povo que não endureça o coração (Sl 95:8). Porém, Israel fez isso com frequência (Êx 32:9; 33:3, 5; 34:9; ver com de Êx 4:21). CBASD, vol. 1, p. 1078.

A palavra hebraica oreph quer dizer “costas”, “nuca”, “pescoço” … significa rebelião e obstinação. A expressão descreve a pessoa que, ao ser chamada, não vira sua cabeça para atender à voz de quem chamou. Não atende à admoestação, nem às palavras de amor, não se arrepende e não aceita a revelação do amor de Deus. Bíblia Shedd.

9.6 – 10.10 Moisés deixa claro que Israel não tinha base nenhuma para pensar que sua própria justiça poderia servir de lastro para o triunfo. De fato, Israel só fora preservada da destruição através da renovação misericordiosa do pacto quebrado, em uma resposta de Deus à intercessão de Moisés. Bíblia Shedd.

fiquei no monte quarenta dias e quarenta noites; não comi nem pão, nem bebi água. O jejum com frequência acompanhava períodos devotados à meditação sobre assuntos sagrados, pois ele tende a clarear a visão espiritual. CBASD, vol. 1, p. 1078.

14 Deixa-Me que o destrua. A separação intencional dos israelitas da vontade revelada de Deus os deixou sem desculpas diante dEle; eles não mais mereciam Sua bondade. O pecado deliberado, premeditado, pode acabar repentinamente com o tempo da graça. Deve haver um novo começo, uma reforma genuína para se evitar a hora do juízo (ver Êx 32:10). CBASD, vol. 1, p. 1078.

faça a ti nação mais forte e numerosa. Se Deus tivesse destruído a Israel, ainda assim poderia cumprir Sua promessa aos patriarcas (5), fazendo dos descendentes de Moisés uma nova nação com Ele compactuada [comprometida] (Êx 32.10). Moisés, porém, cumpriu fielmente seu ofício mediador em favor de Israel, em vez de aproveitar-se da oportunidade de ser um segundo Abraão. Bíblia Shedd.

17 as quebrei. O despedaçamento das tábuas simbolizou o rompimento do pacto. Deus renovou o pacto e mais duas tábuas foram preparadas (10.1). Bíblia Shedd.

As tábuas de pedra quebradas tipificavam a lei e a aliança rompidas (Êx 32:19). Deus cortou relações com Israel, e a aliança, ratificada um mês antes, foi anulada. Foi somente pela intercessão de Moisés que Israel foi readmitido ao favor divino, mas de forma condicional e mediante provas (Êx 32:10-14, 32-34). CBASD, vol. 1, p. 1078.

18 Do registro deste evento em Êx 32, somos levados a entender que Moisés, transformando o bezerro de ouro em pó e forçando o povo a beber água misturada com ele. Mas, evidentemente, Moisés gastou 40 dias e noites intercedendo pelo povo. Life Application Study Bible.

Prostrado estive. Em intercessão pelo povo. Nos países orientais, ainda hoje, o ato de prostrar-se é uma postura de completa submissão. CBASD, vol. 1, p. 1078.

19 mas de novo o Senhor me escutou (NVI; ARA: “ainda esta vez o SENHOR me ouviu”). A oração intercessória de Moisés nessa ocasião (v. 26-29) consta entre as grandes orações a favor da sobrevivência nacional de Israel (ver 1Sm 7.5, 8, 9; Jr 15.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 também orei por Arão. Registrado apenas aqui. É assombroso/maravilhoso [amazing, no original] que Deus não apenas perdoou Arão, mas o autorizou como o primeiro sumo sacerdote (Lv 8-9). Andrews Study Bible.

Arão. Ele considerava Moisés excessivamente severo com o povo e pensou que seria melhor ser mais conciliatório e, em parte, satisfazer os desejos deles. Mas essa transigência com o pecado era trágica. Não é de se surpreender que Deus estivesse pronto a destruí-lo; A culpa de Arão era maior do que a do povo. Não se sabe por que Deus não fez isso. O fato de que lhe foi permitido viver e se tornar sumo sacerdote testifica da misericórdia e da paciência divina. CBASD, vol. 1, p. 1078.

21 e o queimei. Como registrado em Êxodo 32:20. Uma vez que o bezerro tinha saído do fogo (v. 24), foi, portanto, entregue às chamas outra vez. CBASD, vol. 1, p. 1078.

lancei no ribeiro que descia do monte. Isto é, o riacho que fluiu da rocha em Horebe [Sinai], a qual Moisés tinha golpeado com seu cajado (Êx 17:6) e que se constituiu em suprimento de água. CBASD, vol. 1, p. 1078.

Atualmente, nenhum ribeiro desce de Jebel Musa, o pico que tem sido identificado como o monte Sinai (Êx 16.1 e nota). Bíblia de Genebra.

23 Moisés estava lembrando ao povo da descrença da nação 40 anos atrás, quando eles tiveram medo de entrar em Canaã. Os israelitas não acreditaram que Deus seria capaz de ajudá-los, a despeito de tudo que Ele já havia feito. Eles recusaram a seguir porque eles olharam somente para seus próprios recursos, em vez de olhar para Deus. A descrença é a raiz de muitos pecados e problemas. Quando você se sente perdido, pode ser que você esteja buscando ajuda e orientação em todos os lugares, menos em Deus (veja Sl 81:6-12; 95:8; 106:13-20; Hb 3.)  Life Application Study Bible.


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