Reavivados por Sua Palavra


DEUTERONÔMIO 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
17 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

530 palavras

1-3 Os israelitas enfrentaram um grande problema – o bem treinado exército de Ogue, rei de Basã. Os israelitas dificilmente teriam uma chance. Mas eles venceram porque Deus lutou por eles. Deus pode auxiliar seu povo independente do problema que eles enfrentam. Não importa quão insuperáveis posam parecer os obstáculos , lembre-se que Deus é soberano e Ele cumprirá Suas promessas. Life Application Study Bible Kingsway.

Basã. O substantivo como nome próprio significaria “liso”, “fértil”, adjetivos que descrevem bem a região ao norte de Yarmuk em direção a Hermon. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1055.

Não temas. Uma repetição de Números 21:34. CBASD, vol. 1, p. 1055.

Ferimo-lo. A derrota de Som e a de Ogue desmentiram aos temores incrédulos de Israel, de quarenta anos atrás. Cf 1.28 com 2.36 e 3.4-6. Bíblia Shedd.

Argobe. A área está ao leste do mar da Galiléia, na região montanhosa do sudeste de Basã e incluía as cidades de Carnaim e Astarote. CBASD, vol. 1, p. 1055.

A terra. O território distribuído à Gade e à metade da tribo de Manassés. CBASD, vol. 1, p. 1055.

11 Leito. Pode se referir também a um sarcófago ou tumba. CBASD, vol. 1, p. 1055.

15 Maquir. Esta parte de Gileade que não tinha sido dada aos filhos de Gade foi atribuída aos descendentes de Maquir (Nm 32:40). CBASD, vol. 1, p. 1055.

17 Quinerete. O mar de Quinerete é o mar da Galiléia no NT, chamado também de lago de Genesaré, conhecido mais tarde como o mar de Tiberíades. CBASD, vol. 1, p. 1056.

O mar salgado. O mar Morto. Bíblia de Estudo Andrews.

18 Vos ordenei. Refere-se particularmente às duas tribos e meia que já haviam recebido sua herança. Tinham de cumprir sua responsabilidade na conquista de Canaã, cf. 33.1. Bíblia Shedd.

20 descanso. Situação pacífica – livre de ameaças e opressão externas, e sem as aflições internas de conflitos, fome ou peste. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Uma das principais bênçãos que Israel desfrutaria em Canaã. Esse descanso foi experimentado durante o reinado de Salomão (1Rs 5.4), mas um mais rico cumprimento dessa promessa será desfrutado em Jesus Cristo (Mt 11.28; Hb 4.9-11). Bíblia Shedd.

23-25 Pela última vez, Moisés implorou que lhe fosse permitido entrar na terra prometida. Bíblia de Estudo NVI Vida.

23 Implorei. Esta passagem (v. 23-25) revela a decepção imensa de Moisés, que deveria ter feito os israelitas sentirem remorso por provocarem o líder à ira, o que levou  sua falha (Nm 20). Esse caso também servia de advertência: se Deus não permitiu que nem mesmo Moisés entrasse em Canaã quando se rebelou, tampouco permitiria que o povo chegasse à terra, caso se rebelasse. Bíblia de Estudo Andrews.

24 Que deus há nos céus. Isso não indica qualquer crença na existência real de deuses falsos. Bíblia Shedd.

28 Ele passará. O pronome é enfático: “Ele passará adiante desse povo”. Por esta ênfase, Moisés soube  que a decisão era irrevogável. CBASD, vol. 1, p. 1056.

29 Bete-Peor. Primeira palavra deste termo composto significa “casa”. A segunda, “Peor”, pode ter derivado de uma raiz que significa “ser voraz”, estar aberto”, “ter um forte desejo”. Nesse caso, o substantivo significaria “a casa do desejo”. CBASD, vol. 1, p. 1056.

vale defronte de Bete-Peor. O lugar de acampamento naquela ocasião é o mesmo onde coabitas e midianitas seduziram o povo de Israel à imoralidade e idolatria (Nm 25). Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: