Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 36 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
14 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

551 palavras

O trigésimo sexto capítulo nos ensina: 1) Assuntos aparentemente triviais podem envolver grandes princípios. Não existe nada na vida humana que não seja uma profunda questão de moralidade, uma vez que seja examinada a fundo; 2) A certeza inabalável da nossa herança em Cristo, 1 Pe 1:4; 3) A solução de todos os problemas, grandes e pequenos, se faz “segundo o mandado do Senhor” (v 5), a vontade divina que se descobre na Palavra de Deus. Bíblia Shedd.

filhos de Gileade. Eles representavam a outra metade da tribo de Manassés, que não tinha se estabelecido no lado leste do Jordão, na terra de Gileade, mas que receberia sua herança na terra de Canaã. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1038.

falaram diante de Moisés. Era uma reunião entre Moisés e toda a assembleia (ver Nm 27:2). CBASD, vol. 1, p. 1038.

O SENHOR ordenou. Note-se que não se trata de uma decisão feita por Moisés, mas sim de um consulta feita ao Senhor. Bíblia Shedd.

diminuída da herança de nossos pais. O desejos expresso era o de impedir mudanças constantes nos limites tribais, caso as posses das mulheres fossem transmitidas aos filhos gerados com esposos de outras tribos. CBASD, vol. 1, p. 1038.

na família da tribo de seu pai. Duas limitações foram dadas. As mulheres sem irmãos não deviam se casar com homens de outras tribos, nem com homens de outro clã da mesma tribo. Essas duas precauções preservariam as famílias e as heranças, tão importantes para a economia israelita. CBASD, vol. 1, p. 1038.

10 As filhas de Moisés fizeram conforme o Senhor havia ordenado. O livro de Números, que tantas vezes apresenta a rebelião do povo de Deus contra a Sua graça e em desafio à Sua vontade, termina numa nota feliz. Essas mulheres nobres, que se preocupavam com o nome de seu pai e com a posição delas na terra prometida, obedeceram ao Senhor. Bíblia de Estudo NVI Vida.

se casaram com os filhos de seus tios paternos. Ou seja, os primos delas, filhos dos irmãos de seu pai (ver 1Cr 23:22). CBASD, vol. 1, p. 1038.

13 São estes os mandamentos. Este posfácio provavelmente se refere a todo o livro de Números (ver Lv 27:34), incluindo, em particular, seus preceitos quanto ao culto (Nm 28 a 30) e às leis civis (Nm 27:11; 35:29).CBASD, vol. 1, p. 1038.

nas campinas de Moabe. Lugar no qual os israelitas estavam reunidos para a travessia do Jordão, para entrar na Terra Prometida. … Agora segue-se o livro de Deuteronômio, que é realmente o discurso que Moisés fez para preparar os israelitas para tomar posse da Terra Prometida. Relembra o passado, exorta para o futuro e dá leis para todos os tempos. Bíblia Shedd.

O livro de Números cobre 39 anos e termina com os israelitas posicionados próximos ao Rio Jordão com a terra prometida à vista. As jornadas no deserto chegaram a um fim e o povo se prepara para o próximo grande passo – a conquista da terra. O apóstolo Paulo diz que os eventos descritos em Números são exemplos que nos advertem e nos ajudam a evitar os erros dos israelitas (1Co 10:1-12). De suas experiências nós aprendemos que a descrença é desastrosa. Aprendemos também a não desejar pelos prazeres do passado, evitar a reclamação e se manter distante de qualquer forma de transigência.Se escolhemos deixar Deus guiar nossas vidas, não podemos ignorar Sua mensagem no livro de Números. Life Application Study Bible.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: