Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 34 by jquimelli
12 de março de 2019, 1:00
Filed under: Sem categoria

Texto bíblico: http://biblia.com.br/novaversaointernacional/numeros/nm-capitulo-34/

A terra de Canaã, que Israel teria que alcançar através da conquista, tinha limites específicos e deveria ser dividida por um grupo de pessoas lideradas por Eleazar e Josué. Por que o texto destaca essas fronteiras específicas? Primeiro, Israel alcançaria essas fronteiras apenas com a bênção de Deus, condicionada a manter-se fiel à aliança que tinha com Deus. Assim, as fronteiras se tornariam indicadores da fidelidade de Israel. Segundo, os limites específicos foram úteis para mostrar a Israel que a terra que eles herdariam era um cumprimento muito concreto da promessa de Deus (Gn 12:7; 15: 18-20).

Para nós, cristãos, a antiga terra de Canaã é um símbolo da Canaã Celestial (Hb 11:8-16). Se quisermos desfrutar da recompensa que Cristo prometeu a nós (João 14:1-3), precisamos nos manter fiéis ao nosso compromisso cristão. A promessa de Cristo não é algo vago ou obscuro. Desfrutaremos da presença de Deus no Éden restaurado, a terra que Cristo está preparando para nós! Este papel de Cristo é realmente prefigurado em Números 34 por Eleazar (o Sumo Sacerdote) e Josué (Yehoshua ou Yeshua, que significa “o Senhor é a salvação”).

Roy E. Graf
Professor do Seminário Teológico da DSA
Universidade da União Peruana

Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=397
Equipe de tradução: Pr Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Porém os coatitas não entrarão, nem por um instante, para ver as coisas santas, para que não morram. N[umeros 4:21

Lendo este texto nos da a impressão que Deus não está sendo justo com está tribo. Estavam levando algo que nem podiam ver, foi o primeiro pensamento que que me veio a cabeça quando li este texto.

E a outra pergunta que me veio a cabeça foi: O que eles fizeram de tão errado para levaram algo que nem podiam ver? Comecei a pesquisar e encontrei um artigo de um Teólogo Pr. Israel Gomes, Pastor Congregacional, Mangaratiba, RJ

Na distribuição das facilidades divina não funciona o adágio popular “Farinha pouca, meu pirão primeiro”. Veja que os coatitas eram os mais achegados aos sacerdotes, as coisas que deveriam transportar eram bem mais preciosas, e, no entanto, Deus não os deu facilidades nenhuma. Por que será?

Deus não deu facilidade para os coatitas sabe por quê?
Veja o que diz o versículo 9. “Porque a seu cargo estava o santuário e o levavam aos ombros” (versão contemporânea), numa versão mais atualizada diz: “Porque a seu cargo estavam as coisas santíssimas e deveriam levá-las nos ombros”.

Amado, as coisas santíssimas eram todas as coisas que adornavam o tabernáculo. Deus determinou o tamanho, tipo de material, a função para cada utensílio do tabernáculo. Eram coisas extremamente preciosas e essas coisas deveriam ser tratadas com todo o cuidado e zelo.
Os coatitas eram considerados por Deus os mais dignos de tal tarefa. Poderia ter usado os filhos de Gerson, ou de Merari, mas foi aos coatitas a quem confiou tamanha responsabilidade. Eles eram o Banco Central de Israel.

Amado, as coisas santíssimas eram todas as coisas que adornavam o tabernáculo. Deus determinou o tamanho, tipo de material, a função para cada utensílio do tabernáculo. Eram coisas extremamente preciosas e essas coisas deveriam ser tratadas com todo o cuidado e zelo.

Os coatitas eram considerados por Deus os mais dignos de tal tarefa. Poderia ter usado os filhos de Gerson, ou de Merari, mas foi aos coatitas a quem confiou tamanha responsabilidade. Eles eram o Banco Central de Israel. (Pastor Congregacional, Mangaratiba, RJ)

No final era apresentar tudo a Deus.

Comentário por Sadrak GIGI




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: