Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 28 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
6 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

664 palavras

28.1 – 29.40 Como preparação para a entrada na terra Prometida, as leis dos sacrifícios regulares e das celebrações, que já tinham sido  detalhadas anteriormente são resumidas. Começando pelos sacrifícios diários (28.1-8), do dia do sábado (28.16-29.40), o sumário mostra-nos claramente como a vida dos israelitas na Terra Prometida deveria girar em torno da adoração e do serviço ao Senhor. Bíblia de Genebra.

Esses capítulos dão testemunho da abrangência total do sacrifício na vida do povo e da enormidade da tarefa dos sacerdotes. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1-31 A manutenção das Ofertas Contínuas ao Senhor visava preservar, diante do povo, a realidade da constante presença de Deus entre o Seu povo, cujo dever era manter-se santo como Deus é santo. Vemos, em tudo isso, o desejo divino de preservar a ideia da expiação final que seria feita por Jesus, 1 Jo 2.2. Bíblia Shedd.

1, 2 As ofertas deveriam ser trazidas regularmente e apresentadas de acordo com rituais prescritos sob a supervisão dos sacerdotes. Acompanhar estes rituais tomava tempo e isto dava ao povo a oportunidade de preparar seus corações para a adoração. A não ser que nosso coração esteja pronto, nossa adoração não terá sentido. Por contraste, Deus se agrada e aproveitamos mais disto quando nossos corações estão preparados a comparecer perante Ele com espírito de gratidão. Life Application Study Bible Kingsway.

Minha oferta. Hebraico qorban, da raiz “aproximar”, “chegar perto”, com um propósito específico. É usada para abordar um juiz com um caso, para dedicar algo ou apresentar uma oferta. Qorban, portanto, se tornou um termo genérico para qualquer oferta (ver Mc 7:11). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 1, p. 1007.

a seu tempo determinado. Dentro dos planos de Deus, há um tempo e um lugar para tudo, Ec 3.1-8. Jesus veio na plenitude do tempo, Gl 4.4, e sabia sempre qual era a hora certa que Seu Pai lhe tinha preparado, Jo 7.30; 12.23. Bíblia Shedd.

em contínuo holocausto. Em Daniel 8:11-13, 11:31 e 12:11, encontra-se a forma equivalente “sacrifício diário”. O aspecto contínuo desta oferta proporcionava notável paralelo com o Cordeiro de Deus, cujo sacrifício único é continuamente eficaz; Ele morreu uma só vez e de uma vez por todas (Hb 7:3; 10:12, 14). CBASD, vol. 1, p. 1008.

9, 10 Porque eram apresentadas ofertas extras no dia de Sábado? O Sábado era um dia especial de descanso e adoração que comemorava a criação (Êx 20:8-11) e a libertação do Egito (Dt 5:12-15). Por causa da significância deste dia especial, era natural oferecer sacrifícios extras este dia. Life Application Study Bible Kingsway.

9 A oferta sabática era um acréscimo aos sacrifícios diários, contínuos, feitos todos os dias da semana. Isso significava que, no sábado, os sacerdotes precisavam cumprir deveres duplos. Talvez esse fato estava na mente de Cristo quando disse que “os sacerdotes no templo violam o sábado e ficam sem culpa” (Mt 12:5). Posteriormente, cantava-se um hino especialmente dedicado ao sábado para acompanhar o derramamento da libação (Sl 92). CBASD, vol. 1, p. 1008.

11-15 Os sacrifícios no início do mês [lua nova, v. 14] tinham grande relevância. Eram ocasiões de celebração e de tocar as cornetas em adoração (v. 10.10). Bíblia de Estudo NVI Vida.

12 três décimas de um efa. Cerca de 6,6 litros. CBASD, vol. 1, p. 1008.

16 a Páscoa do Senhor. A primeira das festas judaicas, instituída para conservar a memória do acontecimento culminante da redenção de Israel das mãos dos egípcios. Era o dia nacional da independência dos israelitas. Bíblia Shedd.

18 No primeiro dia. Não do mês, mas da festa, dia 14 de Nisã. Bíblia Shedd.

nenhuma obra servil fareis. Literalmente, “nenhuma obra agrícola”. Qualquer atividade que exigisse trabalho pesado era proibida (Êx 12:16; Lv 23:7, 8). CBASD, vol. 1, p. 1009.

21 oferecereis uma décima. Isto é, a décima parte de um efa de farinha, v 12. Bíblia Shedd.

26 dia das primícias. É a festa de Pentecostes, descrita em Êx 23.16; 34.22; Lv 23.15. Na Igreja, é o dia das primícias do Espírito Santo (At 2.1-4) enviado à mesma [igreja]. Bíblia Shedd.

26-31 A Festa das Semanas [7 x 7 dias] era celebrada 50 dias depois da Festa dos Pães sem fermento (v. Lv 23.9-22); com base nesse número, passou a existir o termo “Pentecostes” (que significa “cinquenta”) no NT (At 2.1). Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

Publicado originalmente em https://reavivadosporsuapalavra.org/2015/12/03/


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: