Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 27 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
5 de março de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Então, disse Moisés ao Senhor: O Senhor, autor e conservador da vida, ponha um homem sobre esta congregação… para que a congregação do Senhor não seja como ovelhas que não têm pastor” (v.16-17).


Israel vivia em uma sociedade patriarcal. A genealogia do povo era pelos nomes dos chefes das famílias, bem como o senso era realizado pela contagem dos homens. Além do que, os filhos homens eram detentores do direito de partilha de herança. O relato bíblico de hoje apresenta uma exceção com as filhas de Zelofeade. Filho da tribo de Manassés, Zelofeade não teve filhos homens que dessem continuidade à sua linhagem. Suas filhas, contudo, não ficaram passivas diante da possibilidade de ficarem sem herança e o nome de seu pai cair no esquecimento.

Apesar de ter morrido no deserto, Zelofeade não se aliou “contra o Senhor no grupo de Corá” (v.3). E mesmo não deixando descendência masculina, deixara no meio do povo uma linhagem de mulheres corajosas e decididas, que não temeram apresentar o seu caso diante do santuário, na presença dos líderes e de todo o Israel. Ainda que a lei dada por Deus a Moisés implicasse na transmissão da herança aos filhos homens, aquelas mulheres acreditavam que serviam a um Deus que olharia com justiça para o seu caso. E foi exatamente o que aconteceu. A partir da iniciativa delas, o Senhor ampliou a lei da herança conforme situações diversas.

Depois disso, o Senhor anunciou a morte do idoso líder de Israel. Moisés subiria ao “monte Abarim” (v.12) para avistar Canaã e, logo após ser recolhido, assim como se deu com Arão. Sua rebeldia “no deserto de Zim” (v.14) lhe custara a privação quanto a pôr os pés na terra prometida. Todavia, Moisés não teve particular preocupação. Não ousou questionar a vontade de Deus e nem reclamar os anos de labor do Egito ao deserto. Mas com o coração comovido e apiedado por um povo cujos desígnios eram inconstantes, fez apenas um pedido ao Senhor: que levantasse um novo líder para conduzir a nação ao cumprimento da promessa.

O Senhor, então, designou a Josué, um “homem em quem há o Espírito” (v.18) e ordenou que Moisés lhe impusesse as mãos e o apresentasse perante o sacerdote e perante toda a congregação. Aquele que andara lado a lado com Moisés, que o auxiliava de perto, fora o escolhido de Deus para dar continuidade à liderança de Seu povo. A companhia de Moisés, seu crescimento como líder, seus acertos e erros, sua humildade e compaixão, foram uma verdadeira escola para o recém-eleito chefe. Preciosas lições foram extraídas do dia a dia. Mesmo sem saber, Josué estava sendo preparado para a ousada tarefa de liderar Israel na posse da herança prometida.

O excelente Administrador estabeleceu direitos e deveres diversos tanto a homens quanto a mulheres. Ambos sendo obedientes às instruções divinas, estão a permitir que o Senhor assuma o governo de sua vida e de sua casa. O pedido das filhas de Zelofeade representa o clamor de muitos que têm sido injustiçados e marginalizados frente a situações que estão fora de seu controle. Aquelas mulheres seriam deixadas à margem da pobreza e a família de seu pai desassistida se não tivessem ido ao Senhor em busca de auxílio. E cada caso apresentado diante de Deus com justas intenções é visto pelo “autor e conservador da vida” (v.16) com especial consideração.

Tanto o pedido das filhas de Zelofeade quanto o pedido de Moisés implicavam em continuar a história de uma família e a história de um povo. Precisamos, hoje, tomar posse do espírito daquelas mulheres e do grande líder de Israel para que a história da nossa família continue eternamente, fazendo parte do povo eleito do Senhor que desfrutará da herança eterna. Que, no fim, o Senhor diga a nosso respeito: Eles “falam o que é justo” (v.7). Homens e mulheres, “em quem há o Espírito” do Deus vivo (v.18).

Bom dia, homens e mulheres benditos do Senhor!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Números27 #RPSP

Comentário em áudio:
https://www.youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: