Reavivados por Sua Palavra


NÚMEROS 24 – VÍDEO COMENTÁRIO PR RONALDO DE OLIVEIRA by Maria Eduarda
2 de março de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Ao nosso Sumo Sacerdote, entretanto, compete ministério tanto mais excelente quanto ele é mediador de uma aliança mais perfeita, selada por melhores promessas.
Porque, se a primeira tivesse sido sem defeito, certamente não haveria lugar para outra.
Ora, sem dúvida, há uma censura nestas palavras: Eis que virão dias – oráculo do Senhor – em que estabelecerei, com a casa de Israel e com a casa de Judá uma aliança nova.
Não coma a aliança que fiz com os seus pais no dia em que os tomei pela mão para tirá-los da terra do Egito. Como eles não permaneceram fiéis ao pacto, eu me desinteressei deles – oráculo do Senhor.
Mas esta é a aliança que estabelecerei com a casa de Israel depois daqueles dias: imprimirei as minhas leis no seu espírito e as gravarei no seu coração. Eu serei seu Deus, e eles serão meu povo.
Ninguém mais terá que ensinar a seu concidadão, ninguém a seu irmão, dizendo: “Conhece o Senhor”, porque todos me conhecerão, desde o menor até o maior.
Eu lhes perdoarei as suas iniqüidades, e já não me lembrarei dos seus pecados {Jr 31,31-34}.
Se Deus fala de uma aliança nova é que ele declara antiquada a precedente. Ora, o que é antiquado e envelhecido está certamente fadado a desaparecer.

Hebreus 8:6-13
Entendeu? o velho testamento não serve mais como modelo de salvação nem de pregação

Comentário por geovani batista santos

Prezado irmão,
os versos citados são de altíssima relevância. Foram porém citados sem a devida observação do contexto histórico e do público para quem foram escritos. A conclusão é indevida; carece de uma análise mais detalhada e sincera.
A primeira citação, de Jeremias 31, em sua configuração original constituía “uma predição do que Deus estava disposto a fazer por Israel e Judá, se eles aprendessem as lições do cativeiro iminente e realmente se voltassem para Deus. Desde o Sinai, Ele tentou conduzir o povo a uma experiência espiritual mais elevada, como é representada na nova aliança. Porém, eles se recusavam a avançar além de seus conceitos restritos do que constituía a verdadeira religião. Eles se apegaram à crença de que a salvação poderia ser alcançada pela adesão restrita à lei, em particular, às leis sobre os atos cerimoniais e ofertas. A ocasião era propícia. Talvez o que haviam se recusado a aprender na própria terra, eles aprenderiam com a rigorosa disciplina do cativeiro. Contudo, mesmo no cativeiro, eles não conseguiram alcançar um verdadeiro avivamento. A grande maioria dos exilados continuou sob os termos da antiga aliança.”
Ou seja, o desejo de Deus, como expresso em Jeremias não alcançou cumprimento por falha dos próprios judeus. Isto quer dizer que ninguém atendeu os requisitos da velha aliança? Não como nação, porém alguns, como indivíduos. Se assim não fora, não haveria a galeria de heróis da fé de Hebreus 11.
E no contexto do livro de Hebreus? “As bênçãos espirituais da nova aliança já estavam disponíveis nos tempos do AT, e teriam ocorrido se o povo estivesse preparado. Mas, como nação, os judeus se recusaram a isso. No NT, embora os ensinos de Cristo e dos apóstolos deixassem claro o ‘evangelho’ que os judeus poderiam ter aceitado anteriormente (Hb 4:2), eles achavam difícil abandonar o antigo sistema de formas e cerimônias. A carta aos Hebreus se destinava a ajudá-los a fazer a transição. O autor de Hebreus faz uso da profecia de Jeremias a fim de apoiar sua tese do sumo sacerdócio de Cristo e da introdução de uma nova ordem. Jeremias havia predito uma nova aliança; em Cristo, ela se tornou uma realidade.” Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 7, p. 480 e 481. [Jeferson]

Comentário por jquimelli




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: