Filed under: Sem categoria
“Desejamos, porém, continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança” (v.11).
Como vimos ontem, cada capítulo de Hebreus não encerra um assunto, mas dá continuação à mesma linha de pensamento. Ao fechar o capítulo anterior com a advertência sobre a letargia espiritual dos cristãos hebreus, o capítulo de hoje é inaugurado com uma exortação ao progresso na fé. Ao listar “os princípios elementares da doutrina de Cristo” (v.1), o autor reforça quais sejam os fundamentos da fé cristã:
- O “arrependimento de obras mortas”: A fé em Cristo produz o genuíno arrependimento, tanto dos pecados quanto da tentativa humana de exercer justiça própria;
- “Fé em Deus”: Como afirmou o próprio autor mais a frente: “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hb 11:6);
- “O ensino de batismos”: O fato mais provável da palavra estar no plural é a confirmação das palavras de Jesus a Nicodemos: “Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade, te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus” (Jo 3:5); referindo-se, portanto, ao batismo nas águas e ao batismo pelo Espírito Santo;
- A “imposição de mãos”: É importante que os símbolos, como a própria cerimônia batismal, sejam dirigidos por líderes devidamente investidos para isso, como o foram os próprios apóstolos;
- A “ressurreição dos mortos”: Sobre esta doutrina, Paulo escreveu: “E, se não há ressurreição de mortos, então, Cristo não ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã, a vossa fé” (1Co 15:13-14). A ressurreição de Jesus é a nossa garantia de que nem a morte pode nos separar do amor de Deus (Rm 8:38);
- O “juízo eterno”: Em toda a Bíblia podemos encontrar provas mais do que suficientes de que Deus há de operar o Seu juízo definitivo. “Porque Deus não é injusto para ficar esquecido do vosso trabalho e do amor que evidenciastes para com o Seu nome, pois servistes e ainda servis aos santos” (v.10).
O autor não disse que estes princípios fundamentais deveriam ser esquecidos, mas que já deveriam estar bem alicerçados na vida dos cristãos, a ponto de não mais serem motivos de discussões ou debates. Ora, um construtor sempre inicia a obra pelo fundamento como sendo a parte mais importante, mas é sobre este fundamento que ele começa a erigir, aos poucos, o restante da estrutura. Como casa de Cristo, precisamos estar bem alicerçados nos princípios de Sua doutrina, a fim de que, dia após dia, sejamos edificados pelo Espírito Santo e nos tornemos edifício de Deus. A queda espiritual a que o autor se refere não se trata da negação do perdão divino, mas da ausência de perseverança na vida de muitos que um dia provaram do amor de Deus e do poder transformador de Sua Palavra, mas que não permaneceram sendo iluminados pelo Espírito Santo, deixando de ouvir a Sua voz.
O contato diário com “a boa palavra de Deus” (v.5) nos santifica na verdade (Jo 17:17) e nos livra de permanecer no pecado (Sl 119:9). Ainda que tenha utilizado de duros argumentos, o objetivo do autor permanece sendo o objetivo do Espírito Santo para todo filho de Deus: que “continue cada um de vós mostrando, até ao fim, a mesma diligência para a plena certeza da esperança” (v.11). Para que não nos tornemos “indolentes, mas imitadores daqueles que, pela fé, e pela longanimidade, herdam as promessas” (v.12). Novamente, a fé e a paciência de Abraão são lembradas pelo autor a fim de destacar a imutabilidade do propósito divino e o fiel cumprimento de Suas promessas. Se cremos que servimos a um Deus que não mente (v.18), podemos estar seguros na “esperança proposta; a qual temos por âncora da alma, segura e firme e que penetra além do véu” (v.19).
Jesus, o nosso Sumo Sacerdote, “entrou por nós” (v.20) no Santo dos Santos para que possamos ter acesso ao Pai. Por meio dEle, e não mais por agentes humanos ou sacrifícios de animais, podemos nos dirigir diretamente a Deus em busca de perdão. Que esta maravilhosa esperança nos motive e impulsione a perseverar até o fim. “Por isso, não abram mão da confiança que vocês têm; ela será ricamente recompensada” (Hb 10:35).
Bom dia, ancorados em Cristo Jesus!
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Hebreus6 #RPSP
Participe deixando um comentário:
8 Comentários so far
Deixe um comentário
Bom dia!!! Tenho sido abençoada há mais de um ano com o estudo da bíblia e os comentários de vcs. Muito obrigada, oro sempre por esse ministério.
Comentário por Maria José 23 de agosto de 2018 @ 7:48Deus seja louvado! Que a Palavra do Senhor continue sendo uma lâmpada para os seus pés e luz para o seu caminho!
Graça e paz, amada!
Rosana
Comentário por nanalipe 23 de agosto de 2018 @ 21:43que estudo maravilhoso!
Comentário por SARA LIMA DE ARAUJO 6 de novembro de 2023 @ 23:03Bom dia querida irmã. O amor de Deus nos uniu. Muito gratificante ler os seus escritos logo pela manhã. Deus a abençoe.
Comentário por Anesio Rosalem 23 de agosto de 2018 @ 7:56Amém! Deus seja louvado e que Ele o abençoe também!
Comentário por nanalipe 23 de agosto de 2018 @ 21:41Graça e paz, querido irmão!
Rosana
Fantástico este capítulo de Hebreus!!! Parabéns irmãzinha pelos vossos comentários dirigidos pelo Espírito Santo, amém!! Fazem quase 5 anos que realmente estudo a Bíblia neste programa de 1 capítulo por dia, e lendo os comentários que gentilmente recebo. Nestes livros que eu considero ”mais complexos e mais profundos“, com é Hebreus e ao mesmo tempo extremamente lindo pela farta doutrina do Santuário e riquezas em e de Jesus, o mesmo Espírito Santo me ensinou a ler todos os comentários que eu recebo todos os dias, então é um hábito mais do que são em crescimento espiritual!!! Parabanizo mais uma vez a irmãzinha pelos escritos, aos demais comentaristas também, enfim toda a equipe do REAVIVADOS POR SUA PALAVRA, todos engrandecendo o Evangelho e o nome de nosso DEUS TRIÚNO, amém!! Deus siga vos abençoando e LOUVADO SEJA DEUS, por tudo isto que nos oferece! Cresçamos na Graça diariamente!
Comentário por JOÃO MESOJEDOVAS 23 de agosto de 2018 @ 15:14Louvado seja Deus! Que o Espírito Santo continue lhe reavivando por Sua Palavra! Graça e paz, querido irmão!
Rosana
Comentário por nanalipe 23 de agosto de 2018 @ 21:39A paz e a graça do Senhor Jesus!!! Deus te usou de forma maravilhosa nesse comentário.
Comentário por Jorge Santos 10 de novembro de 2020 @ 7:15