Filed under: Sem categoria
“Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente, que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão” (v.9).
A idolatria de Israel representava a sua situação perante Deus: completamente indiferente. Ele não deixou de ser o povo de Deus, nem de ser chamado nação eleita, nem tampouco de praticar os rituais do templo. No entanto, tudo tornou-se uma espécie de religiosidade barata e adoração fingida. O mesmo esmero que dedicavam às obras do templo, também dedicavam a praticar coisas que os afastavam cada vez mais da verdadeira adoração.
Por mais que o mundo ofereça inúmeros meios para desviar a nossa atenção do sagrado, acredito que a pior situação seja a indiferença. Uma pessoa indiferente acomoda-se em uma condição espiritual rasa e sem propósito a ponto de pensar que está adorando a Deus quando, na verdade, nem faz ideia de quem Ele realmente seja. E assim como Israel, o indiferente se envaidece de sua vida religiosa superficial, pensando que disto depende a sua salvação. Pregam a graça de Jesus, mas não fazem ideia do que seja a graça.
Graça é um Deus que olha para a nossa infidelidade e ainda nos diz: “Eu de Mim mesmo os amarei” (v.4). É estender perdão a pessoas indesculpáveis. É intercessão por pecados detestáveis. É amor em troca de rebeldia. É favor onde não há misericórdia.
Foi Jesus inocente, em troca da humanidade culpada.
Este livro que terminamos apresenta uma nova forma de dizer que Israel pecou demasiadamente e que seus pecados eram passíveis de morte. De igual forma é mais um livro que Deus encerra com palavras de graça e de esperança. O que o Senhor espera do Seu povo não é nada menos do que isso: que a nossa vida seja uma fonte de graça e de esperança. Que não seja apenas uma “referência” religiosa, porque se a nossa justiça “não exceder em muito a dos escribas e fariseus”, jamais entraremos no reino dos céus (cf. Mt 5:20). Não existiam melhores exemplos de religião exterior do que as dos líderes de Israel. Sua religião polida e imponente conduta causavam admiração e tinham forte influência no meio do povo. Mas foram eles que crucificaram o Messias.
Eu não nasci na igreja, mas passei a fazer parte dela ainda em minha adolescência. Conheci a igreja, suas doutrinas, regras e serviços. Conheci a sua liturgia, organização e membresia. Mas faltava conhecer o principal: Jesus. Será que esta não é sua realidade hoje?
“Volta, ó _______ [seu nome] , para o SENHOR, teu Deus” (v.1), é o apelo divino para cada filho Seu. Enquanto os nossos pecados nos encerram na vala da perdição, Deus nos chama à salvação. E a única coisa que Ele nos pede é: Arrependei-vos e convertei-vos (v.2). O Senhor não exige de nós uma religiosidade baseada em obras vazias, mas a confissão de lábios que exprimem o que vai no âmago do coração.
Deus deseja que entendamos e saibamos que só Ele é Deus e que andemos por Seus retos caminhos. Pode acreditar: após conhecê-Lo e experimentar o Seu amor incondicional, você nunca mais passará um só dia sem sentir saudades de um Deus a Quem você nunca viu pessoalmente e de um lugar que você nunca foi.
“Tende convosco palavras de arrependimento e convertei-vos ao SENHOR” (v.2).
Bom dia, conversos do SENHOR!
Jornada de oração, dia 17/21: Oremos pedindo ao Senhor que nos conceda sabedoria e prudência para andar em Seus retos caminhos.
Rosana Garcia Barros
#PrimeiroDeus #Oseias14 #RPSP
Deixe um comentário:
3 Comentários so far
Deixe um comentário
Bom dia! Umas das situações degradantes p\ o ser humano é perder sua identidade mental. Imagine o Espiritual. VOLTA! Elias Nascimento Rodrigues!
Comentário por Elias Nascimento Rodrgues Rodrigues 3 de dezembro de 2017 @ 10:11Verdade. Depois q voltei a buscar o Senhor com mais fervor, tenho sentido saudades do pai e de Sua morada. A qual foi nos preparar lugar. Deus vos abençoe PODEROSAMENTE 🙏🙏
Comentário por Iracema Lima Jesus 4 de dezembro de 2017 @ 1:25Que venha Joel em nome de Jesus. Senhor abre nossas mentes. 🙌🙏💓
Comentário por Iracema Lima Jesus 4 de dezembro de 2017 @ 1:28