Reavivados por Sua Palavra


I Reis 1 – Comentário Rosana Barros by jquimelli
28 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬‪#‎1Reis1‬

“Jamais seu pai o contrariou, dizendo: Por que procedes assim? Além disso, era ele de aparência mui formosa e nascera depois de Absalão” (v. 6).

Adonias: um filho que nunca foi contrariado, muito bonito e próximo na linha de sucessão ao trono. Além disso, era politicamente estrategista, pois conseguiu o apoio de Joabe, comandante do exército de Davi, e de Abiatar, sacerdote.
Até que ponto pode chegar um lar sem rédeas? Ao estudarmos o histórico familiar de Davi, fica bem claro que a falta de disciplina no lar foi a pior causa do desastre. Notem que, tanto no caso de Absalão, quanto no de Adonias, a Bíblia faz questão de destacar a beleza incomum dos dois. Eles se destacavam pela formosura, e, provavelmente, isso cegou a Davi.
A atitude de Davi é algo que ainda acontece? E como! Muitos pais têm negligenciado a disciplina no lar simplesmente porque a beleza dos filhos os cegam.
Eu digo por experiência própria, porque não fosse a sabedoria do SENHOR, e eu teria deixado de corrigir meus filhos pequenos. Repreender meninos de bochechas gordas e olhos do “gato de botas”, podem acreditar, não é nada fácil… Rsrs. Mas é necessário.
Davi fez o que o SENHOR não fez com ele.
Lembram quando Samuel foi à casa de Jessé, escolher o novo rei de Israel? Passou diante de seus olhos um verdadeiro desfile de homens bonitos e robustos, e nenhum, nenhum deles, era o escolhido de Deus. “Porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém, o SENHOR, o coração” (1 Samuel 16:7, up).
Como aconteceu com seus irmãos, aconteceu com seus filhos. Um por um, o SENHOR foi rejeitando, porque a ausência de beleza interior fazia sucumbir a exterior.
A aparência, meus irmãos, não diz nada. Adonias tornou-se um lindo político corrupto. E Davi? Não sabia de nada! (v. 18). Ou seja, reinava sobre Israel, mas não tinha controle algum sobre a sua casa.
Contudo, mesmo quando erramos e nossos planos são frustrados, Deus está sempre pronto a socorrer todos os que nEle buscam auxílio.
Salomão, seu filho mais novo, e fruto de seu casamento com Bate-Seba, reinaria em seu lugar. Prova de que Deus tem prazer em transformar maldição em bênção. O fruto do adultério havia morrido, mas depois nasceu Salomão, que seria o sucessor do trono. Como Davi, o caçula de seus irmãos, foi escolhido para reinar em lugar de Saul; a história se repete com Salomão.
Meus amados, Deus não olha para a tua aparência, Ele mira o teu coração, “porque dele procedem as fontes da vida” (Provérbios 4:23). A disciplina a seu tempo e de forma eficaz, é salvação. O Deus que as pessoas julgam como tirano, no antigo testamento, na verdade, é o mesmo do novo: “Pai santo, guarda-os em Teu nome, que Me deste, para que eles sejam um, assim como Nós” (João 17:11, up). A disciplina do SENHOR é precisa e perfeita:
*Ele adverte: “Filho Meu, guarda o mandamento de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe” (Pv. 6:20).
*Ele usa de amor: “Agora, pois, filho, dá-Me ouvidos e sê atento às palavras da Minha boca” (Pv. 7:24).
*Mas também, quando necessário, Ele usa da vara: “O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina” (Pv. 13:24).
Deus não tem prazer em castigar, Deus corrige para salvar! Porque “o filho sábio ouve a instrução do pai, mas o escarnecedor não atende à repreensão” (Pv. 13:1).
Portanto, pai e mãe — e aqui eu me incluo — sejamos zelosos na disciplina do lar, pois disto depende a salvação de nossos filhos. Todos esses provérbios que vimos foram escritos por Salomão, porque um dia ele pediu sabedoria a Deus. Peçamos, pois, sabedoria ao SENHOR, porque Ele tem prazer em conceder a todo aquele que pede (Tiago 1:5).
A beleza exterior não foi, não é e nem nunca será atributo de entrada no Céu. Mas um coração nas mãos do SENHOR, eis o passaporte da salvação!

Bom dia, formosos de coração!

*Leiam ‪#‎1Reis‬ 1

Rosana Garcia Barros

 

 


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: