Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 13 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
16 de abril de 2016, 7:26
Filed under: Sem categoria

‪#‎rpSp‬ ‪#‎2Samuel13‬ – "Depois que o rei Davi ouviu tudo isso, irou-se muito" (v. 21).

Você já deve ter ouvido que toda ação produz uma reação. Pois bem, Davi começou a perceber as reações provenientes de suas más escolhas. Ontem vimos que ele perdeu um filho, hoje vemos que ele perdeu mais um.
Davi havia cometido o grande erro de unir-se em casamento com muitas mulheres, inclusive como alianças políticas.
Amnom era o primogênito de Davi, "de Ainoã, a jezreelita" (2 Samuel 3:2). Já Absalão e Tamar eram filhos "de Maaca, filha de Talmai, rei de Gesur" (2 Samuel 3:3).
Amnom se encantou por sua irmã Tamar, a tal ponto de adoecer por causa dela. Só que ela, além de sua irmã por parte de pai, era virgem, e era praticamente impossível ter razão para estar a sós com ela (v. 2).
Então ele ouve o conselho de um "amigo". Um plano diabólico para que Amnom pudesse satisfazer seus desejos sensuais. E o pior. Amnom consegue persuadir o próprio Davi a colaborar com sua estultícia (v. 7). O que prova que, como pai, Davi foi um tremendo fracasso! Davi era perito em guerra, mas um zero a esquerda no quesito relacionamento familiar. Conhecia muito bem as artimanhas dos inimigos, mas não sabia discernir o caráter duvidoso de seus filhos. Que triste! Permitiu que a ruína batesse à sua porta!
Daqui para frente, veremos os frutos maus que Davi colheu de sua má administração do lar.
Tamar é violentada, Amnom é morto por Absalão, Absalão foge e segue-se a lista de uma desgraça após a outra.
Observem que após o que Amnom fez com Tamar, passaram-se INCRÍVEIS DOIS ANOS para que então Absalão fizesse vingança. DOIS ANOS, meus irmãos! A reação de Davi diante daquela monstruosidade foi o que vimos no verso 21. Davi ficou muito irado. Sim. E? E NADA! Está escrito que: "A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela" (Provérbios 22:15). Amnom não era mais uma criança, mas a atitude de Davi mostra que não o corrigiu na infância: Ele não fez NADA! Sabem qual seria o castigo para quem cometesse tamanha brutalidade?
A Bíblia nos diz e Davi, como rei e juiz, conhecia bem:
"E, quando um homem tomar sua irmã… e vir a nudez dela… é coisa execrável; portanto, serão mortos" (Levítico 20:17).
Neste caso, somente Amnom seria morto, porque forçou Tamar.
Mas o castigo não veio. Davi não moveu um dedo para fazer justiça. Se não o fizesse como rei, fizesse como pai. Mas nem uma coisa e nem outra.
Meus amados, no apelo de Tamar percebemos qual era a situação dos filhos do rei: "Não, meu irmão, não me faças VIOLÊNCIA; porque não se deve fazer assim em Israel. Não cometas tal VILEZA" (v. 12).
Os filhos de Davi tornaram-se homens violentos e vis, desprovidos de misericórdia. Tamar tinha plena razão, tanto com relação ao que ia no coração de seu irmão, quanto que aquela atitude não deveria acontecer em Israel, entre o povo cujo Deus era o SENHOR.
Mas o povo se prostituiu com os demais povos e permitiram que suas abominações contaminassem Israel.
Se tão somente Davi tivesse feito o que deveria fazer, Tamar não teria sido violentada, Amnom não seria morto e Absalão não seria um assassino fugitivo.
Qual tem sido o seu papel dentro da sua casa? Filhos, pais, mães, todos temos direitos e deveres dentro do lar. A família deve ser um todo harmônico. A individualidade de cada um aliada à unidade familiar. Se cada membro do lar for diligente em cumprir a parte que lhe corresponde, toda a família é beneficiada. Do contrário, toda a família sofre. E os prejuízos podem ser grandes e irreversíveis, como foi na casa de Davi.
Então, meu amado, minha amada, não dê mais atenção às guerras da vida do que à sua família. O seu lar é a sua primeira missão! Entrega as tuas batalhas nas mãos do SENHOR e arregaça as mangas para cuidar e ser uma bênção em seu lar.
Os néscios dão ouvidos aos néscios (v. 3). Os sábios de coração aceitam os mandamentos (Provérbios 10:8), os cumpre e são felizes (Salmo 119:2).
O inimigo das almas é como aquele "amigo" sagaz de Amnom. Ele coloca diante de nós um leque de opções destrutivas com aparência de solução para o que nos aflige.
Se não estivermos alicerçados na VERDADE, com facilidade seremos enganados por aquele que é o pai da mentira (João 8:44).
Não se permita ser usado como destruidor de lares, mas seja um guardador do seu lar.
Quando Josué leu toda a lei para o povo, ele colocou diante deles duas opções: ou serviam a Deus, ou não. Porém, ele tomou uma firme decisão quando com autoridade afirmou: "Eu e a minha casa serviremos ao SENHOR" (Josué 24:15).
Tome, hoje, a firme decisão de fazer do seu lar uma fonte de bênçãos. "Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes impropera; e ser-lhe-á concedida" (Tiago 1:5).

Feliz sábado, famílias do SENHOR!
*Leiam ‪#‎2Samuel‬ 13

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: