Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 8 – Comentários selecionados by Jeferson Quimelli
11 de abril de 2016, 0:30
Filed under: Sem categoria

rédeas da metrópole. Controle da cidade de Gate (1Cr 18.1); ou rédeas do poder, que, por sua vez, pode significar o poder da renda e dos tributos que iam até então para Gate, mas agora iriam para as mãos de Davi. Bíblia Shedd.

2 Versículo de difícil interpretação. Deitar em terra significa “subjugar”. Cordel, medida padrão (Am 7.17). Aqueles cuja culpa não excedesse aos limites da “lei” (um cordel), seriam poupados; aqueles cuja culpa excedesse à “lei” padrão (dois cordéis), seriam executados. Era uma espécie de tribunal do povo. Bíblia Shedd.

Uma tradição judaica diz que os moabitas mataram a família de Davi quando eles era refugiados em seu país. Andrews Study Bible.   …mas não há como averiguar a veracidade disso. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 690.

jarretou. O procedimento consistia em cortar os tendões das patas traseiras dos cavalos e, assim, inutilizá-los para a guerra (ver Js 11:6-9). CBASD, vol. 2, p. 690.

menos para cem deles. Ele provavelmente achou necessária a utilização de alguns cavalos como um meio rápido de comunicação. Contudo, a introdução desses cavalos pode ter sido a porta de entrada para a multiplicação desses animais nos dias de Salomão (1Rs 4:26; 10:26, 28, 29), numa violação direta a Deuteronômio 17:16. CBASD, vol. 2, p. 691.

matou dos siros vinte e dois mil homens. Ao vencer os siros, Davi retardou o nascimento de uma nova potência mundial, a Síria, por uns cinquenta anos, que conseguiu reeguer-se depois de Salomão. Bíblia Shedd.

6 o SENHOR dava vitórias a Davi em todos os lugares onde ia (NVI). Neste mundo, nunca poderemos depor nossas armas. Muitas vezes, algumas tentações que julgávamos excluídas de nossa vida revevem com seu antigo vigos e se apresentam até mesmo com maior sutileza e força. Nossas resoluções e votos fracassam. Somos constantemente lembrados de nossa fraqueza e dependência. A única vitória permanente é a nossa fé, que recebe dEle o que não conseguimos obter por nós mesmos. É uma experiência muito humilhante, mas é a nossa proteção contra o orgulho. Comentário Bíblico Devocional -Velho Testamento. F. B. Meyer.

7 escudos de ouro. Escudos cobertos de ouro. Andrews Study Bible.

Talvez esses escudos fossem usados principalmente para propósitos de exibição e não para proteção em combates reais. CBASD, vol. 2, p. 691.

Hamate. A capital do país Hitita-Canaanita. Andrews Study Bible.

12 a Síria. A lista dessas nações em 1 Crônias 18:11, idêntica a esta, traz “Edom”, em vez de “Síria”. Ambas as nações foram, na verdade, conquistadas por Davi. Os dois nomes, Síria (‘aram) e Edom (‘edom), diferem apenas por uma letra no hebraico consonantal [não se conhecem as exatas vogais, que não eram registradas – letras “r” e “d“, em hebraico]. CBASD, vol. 2, p. 691.

13 os siros. O texto paralelo de 1 Crônicas 18:12 traz também “edomitas” (ver com. de 2Sm 8:12, sobre a possível confusão dos dois nomes). O fato de a referência ser aos edomitas fica claro porque a luta ocorreu no “vale do Sal”, que ficava em Edom (2Rs 14:7; Sl 60, subtítulo; ver também o com. [CBASD] de 2Sm 8:14. CBASD, vol. 2, p. 692.

dezoito mil homens. O texto grego [tradução da LXX] diz: “Dezoito mil edomitas”, (cf 1Cr 18.12). Uma leitura melhor seria: “Ganhou Davi renome quando, na volta, depois de ferir os siros (5), encontrou inesperadamente edomitas no Vale do Sal, os quais, venceu somente com o direto auxílio de Deus, matando dezoito mil homens”. Foi nessa ocasião que escreveu o salmo 60. Bíblia Shedd.

Vale do Sal. Também chamado Arabá [ ou Ahava]; localizado ao sul do Mar Morto. Andrews Study Bible.

15 administrando o direito e a justiça (NVI). Davi foi aprovado pelo povo (3:36) não porque buscou ser aprovado, mas porque buscou agradar a Deus. Frequentemente, aqueles que buscam arduamente se tornar populares não o conseguem. Mas o louvor das pessoas não é tão importante. Não gaste seu tempo buscando meios de ser aceito aos olhos do público. Em vez disso, busque fazer o que é correto e tanto Deus quanto as pessoas respeitarão suas convicções. Life Applications Study Bible Kingsway.

17 Zadoque… e Aimeleque. Zadoque e Aimeleque são mencionados como sacerdotes, evidentemente sumos sacerdotes, uma vez que a lista abrange os mais altos funcionários do reino. CBASD, vol. 2, p. 692. [A referência ainda discute as três possíveis razões sugeridas para o justificar o procedimento aparentemente estranho de ter dois sumos sacerdotes, em resumo: 1) Duas linhagens; 2) Esforço de unir novamente Judá e Israel; 3) Adoração nacional ainda não centralizada: arca em Jerusalém e tabernáculo em Gibeão.]

[Aimeleque é o] Nome do filho de Abiatar (mencionado aqui e na passagem paralela de 1Cr 18:16, em que é escrito “Abimeleque”; e em 1Cr 24:6, que se refere a ocasião posterior). Contudo, os sacerdotes associados que atuavam no tempo de Davi … são repetidamente mencionados, durante toda a vida dele, e mesmo no início do reinado de  Salomão, como “Zadoque e Abiatar”. Portanto, a menção de Zadoque e Aimeleque, neste versículo e em Crônicas, tem suscitado especulações sobre erros de transcrição por parte dos escribas e sobre confusão de nomes, especialmente em vista do fato de que Aimeleque é chamado filho de Abiatar, e Abiatar é chamado filho de Aimeleque. CBASD, vol. 2, p. 691.  [Segue na referência relativamente extensa discussão sobre as possíveis razões destas aparentes inconsistências. O objetivo da colocação aqui deste comentário é mostrar quais seriam as diferenças apontadas entre os livros de Samuel e Crônicas no Comentário Devocional.]


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: