Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 7 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
10 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Samuel7 – "Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre" (v. 16).

Davi estava no conforto de sua própria casa e Deus lhe concedeu o descanso de seus inimigos. Só que, de alguma forma, aquela situação aparentemente estável começou a incomodá-lo pelo fato de, enquanto ele morava numa linda construção, a casa de Deus ainda era uma tenda. O profeta Natã aconselha Davi a fazer o que achar melhor, mas esta não era a vontade do SENHOR. E, na mesma noite, Deus falou ao profeta dizendo que não seria Davi quem edificaria casa ao SENHOR, mas o seu descendente o faria. O SENHOR prometeu a Davi que a sua descendência seria perpetuada e que lhe seria como um pai, corrigindo quando fosse necessário (v. 14). Após Natã proferir esta aliança do SENHOR com Davi, Davi entrou na tenda, que até então era a Casa do SENHOR, e proferiu as seguintes palavras: "Quem sou eu, SENHOR Deus, e qual é a minha casa, para que me tenhas trazido até aqui?" (v. 18). Então dá início a um culto particular de ação de graças a Deus. Davi estava maravilhado diante da promessa do SENHOR. Em Sua infinita graça, prometeu jamais se apartar de Davi e de sua descendência para sempre. Que promessa!

Meus amados, imaginem a surpresa de Davi mediante tal promessa. Já lhe era demais o fato de ter sido escolhido para liderar Israel, quanto mais em saber que o próprio Deus se faria seu Pai e de toda a sua descendência. Davi reconheceu a sua condição imerecedora: "Pois Tu conheces bem a teu servo, ó SENHOR Deus" (v. 20). Deus realmente conhecia, e muito além do que ele mesmo. Onde Davi enxergava defeitos, Deus enxergava virtudes. Porque onde Davi caía, Deus com Seu poder o erguia. A diferença estava em reconhecer que caiu e, como Davi clamar: "Compadece-te de mim, ó Deus" (Salmo 51:1)! Quando Cristo andou por sobre as águas e chamou a Pedro para andar também, o discípulo, enquanto fixou seus olhos no Salvador, andava sobre as águas agitadas com pés firmes. Mas quando resolveu volver os olhos para os lados, a imagem do mar bravio o levou ao medo e, afundando, em completo desespero, clamou: "Salva-me, SENHOR!" (Mateus 14:30). E Jesus, prontamente lhe estendeu a mão e o salvou. Não somos também assim? Deus nos promete ajudar, nos promete andar por sobre as águas turbulentas dos problemas. Então, ao invés de fixarmos os olhos no Único capaz de nos sustentar, insistimos em volver nossa atenção para o que nos aflige. Só que grandíssimo é o SENHOR, não há outro semelhante a Ele, não há outro Deus além dEle (v. 22), por isso que ainda estamos neste mundo. Porque as misericórdias do SENHOR se renovam dia após dia (Lamentações 3:22-23) e porque Ele é longânimo, extremamente paciente, não querendo que ninguém pereça, "senão que todos cheguem ao arrependimento" (2 Pedro 3:9). E, "que é o homem para que dele Te lembres? E o filho do homem para que o visites?" (Salmo 8:4). Somos todos pecadores e, portanto, carecedores da glória de Deus (Romanos 3:23). Se dependêssemos de nós mesmos estaríamos completamente perdidos! Mas graças ao SENHOR por Suas promessas, pois cada uma delas são verdade! "Ó SENHOR Deus, Tu mesmo és Deus, e as Tuas palavras são verdade" (v. 28). O SENHOR tem prazer em nos erguer! Ele só espera por uma palavra nossa para poder agir maravilhosamente! E a mesma promessa que Ele fez a Davi, Ele almeja fazer a nós hoje. Por isso que a mesma citação do verso 14, a Bíblia repete por mais três vezes no Novo Testamento (2 Coríntios 6:18; Hebreus 1:5; Apocalipse 21:7). Assim como Deus falou ao coração de Davi, a Bíblia é uma carta de amor do SENHOR para você! E o convite do SENHOR para você hoje é este (oro para que você o aceite):

— Filho, Eu te amo, e quero ser o Teu Pai! Quero estender a Minha bênção sobre ti e tua casa e perpetuar o teu lar! Já estive neste mundo e morri por você. O castigo que você merecia, Eu tomei sobre Mim (Isaías 53:5). Não há mais com o que se preocupar, a não ser Me entregar todos os teus temores, porque Eu prometo cuidar de você (1 Pedro 5:7). As Minhas promessas são reais e verdadeiras, e como as tenho cumprido até hoje, continuarei sendo sempre fiel (2 Timóteo 2:13)! E a Minha maior promessa há de se cumprir, "cabalmente e em breve" (Romanos 9:28). Só espero uma coisa de ti: entrega. Se entrega, filho. Confia e Eu farei o que for preciso para salvá-lo (Salmo 37:5)! Portanto, não entregue o seu coração ao medo, creia em Deus, creia em Mim que dei a vida por você! Porque lá na Casa do Meu Pai, onde Eu estou, tem tantas casas lindas, construídas pelo próprio Deus para o teu deleite! Se isto não fosse verdade, pode ter certeza que Eu não diria nada! Mas, Eu fui na frente para organizar o teu lugar especial , e, quando tudo estiver pronto, quando você estiver pronto para receber este presente eterno, Eu voltarei! Isso mesmo, EU VOU VOLTAR! Sabe porque? Porque o Meu maior desejo é que onde Eu moro, neste lugar eternal e feliz, você também possa morar Comigo! (João 14:1-3) E sabe o que mais Eu vou fazer? Eu vou tocar a tua face e enxugar todas as tuas lágrimas. Você nunca mais vai sofrer, nunca mais vai chorar, nunca mais vai ficar de luto (Apocalipse 21:4). A bênção que Eu lhe prometo não é apenas para esta terra. Eis que Eu farei novos céus e nova terra (Apocalipse 21:1) e serás bendito eternamente!

Assim como Davi desejou não somente a bênção terreal, mas a bênção eterna, que este seja também o nosso maior desejo! Que reconheçamos, como Davi, que somos imerecedores da graça divina, mas que a aceitemos, a cada dia, como ela é: um presente do Pai para Seus filhos!

Bom dia, herdeiros do presente divino!

*Leiam #2Samuel 7

Rosana Garcia Barros


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Bom dia querida irmã, espero que esta lhe encontre bem e com saúde. Espero ser bem compreendido, mas em minha opinião acho que seus comentários são bons mas um tanto extensos e como já temos outros comentários, muitas coisas se tornam repetitivas e sei de muitas pessoas que já não liam o Reavivados anteriormente (antes de seus comentários) por acharem extensos de mais. Mas é apenas uma dica, pois leio tuas mensagens até o fim. Fica com Deus e tenha uma boa semana!

Comentário por Marcelo Rosa da Silva

Graça e paz Marcelo,

Que bom que você lê e gosta. Entendemos que há os que preferem os comentários mais curtos por diversos motivos.

Os comentários são produzidos com muita oração e estudo das escrituras. O nosso desejo é compartilhar o conhecimento oriundo da influência do Espírito Santo, conduzindo a descobertas maravilhosas da palavra de Deus. Geralmente ela não utiliza outra fonte além da Bíblia para elaborar os textos.

Vamos orar para que Deus conceda a seus filhos fome e sede de Sua Palavra, pois é ela que tem o poder de reavivar. Continuemos estudando as escrituras, nossa jornada tem um destino certo! A Canaã Celestial.

Ivan Barros

Comentário por Ivan Barros




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: