Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 4 – Comentário Rosana Barros by Jeferson Quimelli
7 de abril de 2016, 0:40
Filed under: Sem categoria

#rpSp #2Samuel4

"Ouvindo, pois, o filho de Saul que Abner morrera em Hebrom, as mãos se lhe afrouxaram, e todo o Israel pasmou" (v. 1).

Isbosete fica sabendo da morte do capitão de seu exército e se enche de pavor. E não só ele, como todo o Israel percebe que após a morte de Abner era só uma questão de tempo para que Davi estabelecesse o seu trono de uma vez por todas.
Mas, a serviço de Isbosete, também havia mais dois "capitães de tropas; um se chamava Baaná, o outro, Recabe" (v. 2).
Daí, parece que a história é interrompida no verso quatro. Uma pausa para falar sobre Mefibosete, filho de Jônatas, que ficou manco quando era apenas uma criança.
Continuando o capítulo, aqueles dois capitães, como que apenas entrando na casa do filho de Saul para buscar mantimentos, disferem contra este um golpe mortal quando estava a desfrutar de sua sesta ao meio-dia. Achando pouco, arrancaram fora a sua cabeça. E a levaram até quem? Até Davi. Chegaram à presença de Davi com a cabeça de Isbosete na mão, como se aquilo fosse um troféu.
Agora me digam uma coisa: diante do que temos estudado sobre a vida e caráter de Davi, como acham que foi a reação dele? É claro que vocês já leram e viram qual foi. Mas você consegue imaginar? Você consegue visualizar a face de Davi? Se ele tanto sofreu com a morte de Abner, imagina com a morte de um dos filhos de Saul e irmão de seu amável amigo Jônatas?
Era assim que Davi queria estabelecer o seu trono, sentado sobre túmulos?
E assim como fez com o portador de notícias acerca da morte de Saul, o fez também àqueles capitães. A recompensa que receberam por aquele troféu macabro foi a morte.
Creio que Davi não teve nem tempo de prantear a morte de Isbosete, pois no capítulo seguinte veremos que o povo não perde tempo em ir até Davi e proclamá-lo rei.

A atitude de Isbosete foi praticamente um início de depressão. "As mãos se lhe afrouxaram", ou seja, ele se entregou ao medo, de modo que "no maior calor do dia" dormia. A sesta neste horário era e ainda costuma ser um hábito, principalmente em lugares onde o clima é mais quente. Mas, diante do perigo que o cercava, dormir nestes horários era como um atentado contra a própria vida.
Isto não exime, de forma alguma, a culpa de seus capitães, mas nos deixa uma advertência que Jesus mesmo insistiu em repetir.
"Portanto, VIGIAI, porque não sabeis em que dia vem o vosso SENHOR" (Mateus 24:42). Ora, o que faz um vigia? Primeira coisa e mais importante: ele fica acordado. Acordado e atento a qualquer movimento suspeito. "Ficai também vós apercebidos" (Mateus 24:44), ATENTOS, VIGILANTES.
Interessante é a primeira parábola do capítulo 25 de Mateus: a parábola das dez virgens. Cinco eram néscias (estúpidas, ignorantes) e cinco eram prudentes (vigilantes, prevenidas). Percebam que na parábola todas acabam dormindo, porém, ao ouvirem que o noivo havia chegado, as prudentes prontamente preparam suas lâmpadas com o azeite que haviam levado a mais e seguem à festa de casamento. Enquanto que as néscias se confiam no azeite das outras e acabam com a lâmpada apagada e levando um baita bota fora do noivo.
Como Isbosete deveria ter sido mais cuidadoso, hoje, precisamos ser vigilantes como aquelas virgens prudentes. Pois, como o apóstolo Pedro também advertiu: "Sede sóbrios e vigilantes. O diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8).
A nossa preparação, meus irmãos, é pessoal. Assim como as virgens prudentes não podiam encher de azeite as lâmpadas das néscias, também não podemos ser segurança de salvação para ninguém, e ninguém pode ser a nossa. Só Jesus é o CAMINHO, a VERDADE e a VIDA (João 14:6)!
É por isso que Cristo termina a parábola com uma advertência no singular: "VIGIAI"! (Mateus 25:13).
Na parábola todas acabam dormindo, contudo, o azeite em dobro fez a diferença. O azeite representa o Espírito Santo. "Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará a TODA a verdade" (João 16:13). "Santifica-os na verdade, a Tua Palavra é a VERDADE" (João 17:17).
O que é a lâmpada, portanto?
"Lâmpada para os meus pés é a Tua Palavra e luz para o meu caminho" (Salmo 119:105).
Aqueles que se contentam em receber meias verdades e não TODA a verdade, são como Isbosete e as virgens néscias. Aqueles, porém, que clamam pelo Espírito Santo para que lhes revele TODA a verdade são como as virgens vigilantes.
De que lado você deseja estar?
Se tem acompanhado o Reavivados estudando as Escrituras e orando por discernimento, com certeza, ainda que esteja enfrentando o pior calor da sua vida, ainda que os problemas estejam lhe queimando como o sol de meio dia, quando vier o Noivo e toda a Sua comitiva de anjos aos milhares, a sua lâmpada brilhará em meio às trevas e iluminará o seu caminho rumo à festa eternal!
Baaná e Recabe foram à presença de Davi crentes de que tinham realizado um grande feito ao tirar a vida de Isbosete. E Davi os condenou à morte. As virgens néscias, mesmo com lâmpadas apagadas foram à presença do Noivo acreditando que Ele as receberia, e dEle ouviram: "Em verdade vos digo que não vos conheço" (Mateus 25:12).
Não permaneça acreditando no que você acha ser verdade, mas continue examinando as Escrituras (João 5:39) e a VERDADE te libertará (João 8:32)!
"Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes… e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios… mas procurai compreender qual a vontade do SENHOR" (Efésios 5:14, 15 e 17).

Bom dia, vigilantes do SENHOR!

*Leiam #2Samuel 4

Rosana Garcia Barros


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: