Reavivados por Sua Palavra


II Samuel 2 – Comentários selecionados by jquimelli
5 de abril de 2016, 7:17
Filed under: Sem categoria

1 consultou Davi ao SENHOR. Abiatar, mediate Urim e Tumim, revelou a Davi que subisse para Hebrom, 37 km a sudoeste de Jerusalém. Hebrom era cidade histórica e de fama; lá repousavam os corpos dos patriarcas e suas esposas (Gn 23; 49.29-33). … Calebe ganhou-a em herança (Js 14.13-15); foi lá, também, que Absalão de declarou rei (1Sm 15.10). Bíblia Shedd.

A cidade centralmente localizada no território montanhoso de Judá. Andrews Study Bible.

as cidades de Judá. Davi é reconhecido como rei pelo povo de Judá por pertencer a esta tribo, enquanto o filho de Saul reina sobre parte das outras tribos. Andrews Study Bible.

Abner. Primo de Saul (1Sm 14.50-51). Como general comandante do exército, era o terceiro homem do reino de Saul [após Saul e Jônatas]…. Era superior, em todos os sentidos, a Joabe, general comandante do exército de Davi. Bíblia Shedd.

Isbosete. “Homem do vexame”. Nome ganho em consequência de sua morte humilhante (4.5-8). Seu nome de nascimento era Esbaal, “Homem de Baal” ou “Homem do Senhor”(ver 1Cr 8.33; 9.39). Bíblia Shedd.

e o constituiu rei. Após cinco anos de escaramuças e conchavos políticos, Abner consegue fazer com que o povo aceite Is-Bosete como rei sobre Israel, na cidade de Maanaim (8). Para a mesma cidade, mais tarde, por ocasião da revolta de Absalão, foge também Davi (2Sm 17.24), talvez por esta ser um cidade assaz fortificada(ver 18.24). Bíblia Shedd.

19-23 Asael. “Deus fez”. Moço afoito [sobrinho de Davi, filho de sua irmã Zeruia], que mais confiava na ligeireza de suas pernas do que no sábio conselho de Abner. Com sua imprudência e precipitação causou dois grande males: retardou a unificação do reino de Israel (3.21), e provocou o derramar inútil de sangue valoroso (3.27). Abner, ao transpassá-lo, de “‘motivo”para Joabe se constitui em vingador do sangue de Asael (Êx 21.23-25), ao que Joabe não tinha direito, visto que Asael morrera em luta “lícita”. O sangue derramado em guerra era isento de vingança (1Rs 2.5). Bíblia Shedd.

24 Joabe e Abisai perseguiram Abner, devido aos ciúmes que Joabe tinha de Abner (3.25) por este ser mais célebre (3.6, 21), mais querido (3.20, 31-34), mais leal e generoso, tanto na guerra como no trato civil (2.26; 3.38; 1Rs 2.32). E, provavelmente, [porque] Abner ocuparia o posto de general comandante de todo o exército dos dois reinos unidos (Israel e Judá, 3.21). Bíblia Shedd.

26 Consumirá … a seus irmãos? Novamente o bom senso de Abner repreende a Joabe. Este último, diante da lógica, se retira. Mais tarde, porém, havia de matá-lo traiçoeiramente (3.27). Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: