Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 17 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
31 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

425 palavras

1 seu filho Josafá. Os caps. 17 a 20 tratam de Josafá e seu reinado. O relato desse reinado em Reis é breve (ver 1Rs 22.4-50). O conteúdo do cap. 17 é exclusivo de Crônicas. CBASD – Comentário Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 265.

Josafá. [heb Y’oshafat ou Jehoshaphat] Quer dizer “O Senhor é juiz”. Bíblia Shedd.

Com a insensata política de contratar a ajuda da Síria contra Israel. Asa deixara para o filho um legado de problemas. Logo que Josafá subiu ao trono, foi forçado a tomar medidas de defesa contra o vizinho do norte. Tudo isso aconteceu na primeira parte de seu reinado, e evidentemente antes de ele faze aliança com Acabe (2Cr 18:1). CBASD, vol. 3, p. 265.

3 ele andou. Metáfora bíblica para “viveu”. Não buscou os baalim [plural de baal]. Em contraste com Acabe, com quem Josafá fez uma aliança. Andrews Study Bible.

Primeiros caminhos. Os primeiros anos, tanto de Davi quanto de Josafá, foram melhores do que os últimos de ambos. […] Asa demonstrou confiança em Deus e lealdade aos princípios da justiça que não foram evidentes em seus últimos anos (ver 2Cr 16:2-10). CBASD, vol. 3, p. 265.

6 retirou … os altares idólatras. Assim com seu pai Asa tinha tentado retirar os altares idólatras, mas foram restaurados (14.5; 15.17), também Josafá os retirou inicialmente, só que foram restaurados e persistiram (20.33; v. 1Rs 22.43). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os baalins [heb: baalim] eram exemplares locais do deus cananeu da fertilidade. […] A adoração deles havia se tornado tão comum que Josafá é elogiado por não seguir a prática habitual de sua época. CBASD, vol. 3, p. 265.

9 livro da Lei. Josafá compreendeu que a prosperidade de seu país dependia da obediência aos mandamentos de Deus. Portanto, ele fez tudo o que podia para garantir que o povo se familiarizasse com os requisitos divinos, a fim de que abandonasse o pecado e andasse nos caminhos do Senhor. CBASD, vol. 3, p. 265.

todas as cidades. Os sacerdotes foram enviados por todo o país com o encargo de instruir o povo na lei do Senhor e nos caminhos da justiça. O resultado dos sinceros esforços do rei em favor do povo foi um despertamento espiritual por todas as regiões. Ele se tornou o primeiro grande rei reformador de Judá. CBASD, vol. 3, p. 266.

10 não fizeram guerra. Isto estava em harmonia com o plano de Deus. O Senhor não se deleita na guerra, e desejava que Seu povo permanecesse em paz. CBASD, vol. 3, p. 266.

14 segundo as suas famílias. Os homens foram arrolados segundo suas famílias ou clãs, de forma que procedentes de uma mesma linhagem lutavam lado a lado com seus parentes. CBASD, vol. 3, P. 266.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: