Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 12 – Comentário Pr Heber by Jeferson Quimelli
26 de outubro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

II CRÔNICAS 12 – A fé de nenhum ser humano deve tirar férias, principalmente quando ela mais parece não ser necessária. Geralmente os momentos “bons” parecem bons momentos para tirar férias da fé; mas é aí mora o perigo, esse é o momento em que o inimigo ataca (vs. 1-4). A vida em paz parece ser um convite para deixar Deus e Seus princípios de lado. Até que a próxima crise nos lembre dEle. Nunca se deve tirar férias da fé, nem dos princípios bíblicos e nem de Deus, isto é ilusão e muito arriscado. Já presenciei alguns casos de pessoas que ao viajarem em férias com a família, relaxando da correria e do estresse da vida cotidiana, agiram da mesma forma com a vida espiritual. É errado não participar da igreja, não levar a Bíblia e ou livros religiosos para as férias. É errado deixar de orar, de adorar a Deus e cultuá-lO em momentos de descanso, lazer e viagens. Quem tira férias de Deus abre uma brecha para o inimigo, que ameaça em algum ponto a segurança da família, do emprego ou até mesmo da fé. Já vi pastores saírem de férias e tirar férias até de Deus; se tirar férias da fé já é catastrófico para um membro da igreja, quanto mais para um líder: o rei Roboão abandonou a Lei do Senhor e todo o povo o seguiu. Que tragédia! Evite muitas tragédias, nunca abandone a Lei do Senhor! A vida é muito melhor ao lado de Deus!

Toda e qualquer tentação tem como base a intenção de levar as pessoas a viverem separadas e independentes de Deus. Desta forma, o pecado aparece apenas quando o indivíduo se afasta de Deus. Quando o povo de Deus se afastou dEle e de Seus princípios, a nação ficou desprotegida, e o rei Sisaque do Egito conquistou as cidades fortificadas de Judá e atacou Jerusalém (vs. 1-4). O rei Roboão e o povo então se lembraram de Deus, se arrependeram, se humilharam, confessaram seus pecados, voltando-se para Ele. Então Deus poupou Jerusalém, permitindo que Sisaque apenas levasse os tesouros do palácio (vs. 5-12). Esse texto revela claramente que Deus está no controle de tudo até mesmo quando Ele retira Sua proteção. Isso não quer dizer que Deus seja o responsável pelas guerras, problemas e tragédias que acontecem na terra. O responsabilidade é daquele que se afasta de Deus. Não é pelo fato de Deus ter dado o livre arbítrio que Ele se torna o culpado do mal no mundo; ainda que Ele tenha o controle de todas as coisas, deixou-nos o livre arbítrio; e seremos julgados de acordo com o modo responsável ou irresponsável que lidamos com ele. Deus não é autoritário e nós não somos robôs e nem marionetes em Suas mãos de modo que Ele exerça controle sobre tudo. Mas mesmo assim Ele tem o controle. Estude com atenção e com tempo II Crônicas 12 e entenda melhor o que estou querendo te dizer! Há sabedoria em cada página da Bíblia Sagrada!

Quem para de amadurecer e avançar na vida espiritual passa a regredir até morrer (vs. 13-16). Roboão agiu bem por três anos e depois voltou a fazer o mal. Sempre pergunto:

  • por que alguém que já experimentou as bênçãos de Deus O abandonaria?
  • por que pessoas que já experimentaram o prazer do compromisso com Deus e Sua vontade se afastam e morrem perdidos?
  • como pode alguém que viveu na graça cair na desgraça?
  • qual a razão pela qual alguém que algum dia correu para Deus venha a correr dEle?
  • qual é a motivação de alguém que trilhou o caminho da santidade vir a despencar para a imoralidade e o pecado?
  • como explicar que alguém que andou na luz volte a andar nas trevas e ali permaneça até a morte?
  • como entender alguém que já provou a alegria e paz da presença de Deus permitir que a vida termine na tristeza e angústia ao lado do diabo?
  • como pode alguém que ia ao Céu desviar-se para o inferno?
  • como entender alguém que amou a Deus manifestar a indiferença a Ele?

Não consigo entender, sinceramente! Gostaria de ajudar tais pessoas, mas na maioria das vezes sempre as encontro decididas a permanecerem afastadas de Deus. Talvez elas nunca estiveram perto ou são realmente ingratas diante de tantas bênçãos recebidas de Deus. Sei que Deus quer salvá-las, mas nem todos se salvarão porque Deus não força ninguém; por mais que este seja o caminho da sua destruição! Então faça o que precisa ser feito já: entregue sua vontade a Deus! – Heber Toth Armí.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: