Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 8 – Comentários selecionados by jquimelli
22 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

867 palavras

1 vinte anos. É a soma dos sete anos da construção do templo até à dedicação, mais os treze anos para construir o palácio e outros prédios (1Rs 7.1-14). Bíblia Shedd.

2 Hirão. Rei fenício que residia em Tiro. Ele estabeleceu um tratado com Salomão, a quem chamava de “meu irmão” (1Rs 9:13). Andrews Study Bible.

que Hirão lhe tinha dado. Salomão deu a Hirão 20 cidades da Galileia em troca de madeira e ouro, mas Hirão não se agradou do pagamento (ver com. de 1Rs 9:11-13). Pensa-se que talvez ele tenha devolvido as cidades a Salomão, e que essas são as cidades que Salomão então reconstruiu. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 238.

4 cidades-armazéns. Estas provavelmente foram fortificadas por Salomão e guarnecidas de suprimentos para as tropas, a fim de servirem como bases de apoio contra povos hostis do norte. Elas constituiriam postos avançados de abastecimento. CBASD, vol. 3, p. 238.

5 Bete-Horom. Uma cidade da tribo de Efraim, construída em duas partes, a alta e a baixa cidade, por uma mulher chamada Seerá (1Cr 7.24; Js 16.3-5). Bete-Horom foi destinada à residência dos levitas (coatitas, Js 21.22). Dominava o vale de Aijalom, por onde passava uma importantíssima estrada de caravanas entre a terra montanhosa e as planícies marítimas. Bíblia Shedd.

6 Líbano. Uma terra montanhosa localizada ao norte de Israel ao longo do Mediterrâneo. Andrews Study Bible.

7 Estas foram as tribos originárias dos cananeus, que ao serem conservadas entre os israelitas construíram a fonte perpétua do paganismo e da adoração a Baal, que sempre foi uma tentação aos fiéis; foi por isso que Moisés ordenou sua destruição (Dt 7.1-5). Bíblia Shedd.

8 trabalhadores forçados. Na ACF e na ARC está “tributários”. O tributo era pago com trabalho. Quando a terra foi tomada pelos israelitas, os habitantes da região foram feitos tributários e mantidos em sujeição enquanto Israel foi uma nação forte (Jz 1:28). CBASD, vol. 3, p. 238.

11 filha de Faraó. O casamento de Salomão com a princesa egípcia era uma violação direta da ordem de Deus (Dt 17:17). O fato de que ela se converteu e se uniu ao marido na adoração a Deus (ver PR, 53) não justificou a desobediência aos requisitos divinos. A aliança aparentemente vantajosa que foi assim formada com o Egito levou a alianças com outras nações vizinhas. Houve casamentos com princesas pagãs que finalmente levaram Salomão a se afastar de Deus e a se entregar à idolatria. Ele foi entrando cada vez mais pelos caminhos do mundo, em busca de grandeza e glória, e foi abandonando os princípios da justiça. De um rei sábio e temente a Deus, Salomão se degenerou num tirano néscio, ambicioso e opressor. CBASD, vol. 3, p. 238.

Salomão casou-se com a filha de Faraó para garantir uma aliança militar com o Egito. Ele não permitiu que ela vivesse no palácio de Davi, contudo, onde a arca de Deus uma vez tinha estado. Isto implica que Salomão sabia que seu casamento pagão não agradaria a Deus. Salomão casou-se com muitas outras mulheres pagãs, mesmo isso sendo contrário à lei de Deus (Dt 7:3, 4). Estas mulheres adoravam falsos deuses e certamente contaminariam Israel com suas crenças e práticas. Com isso, as mulheres pagãs de Salomão causaram sua queda (1Rs 11:1-11). Life Application Study Bible.

15 Apesar de Salomão seguir estritamente as instruções divinas para a construção do templo e oferecimento de sacrifícios (8:13), ele não atendeu ao que Deus falara a respeito do casamento com mulheres pagãs. Seu pecado em se casar com uma mulher estrangeira (8:11) iniciou seu afastamento de Deus. Não importa quão bons ou espirituais nós sejamos na maior parte de nossas vidas, uma área não submetida a Deus pode dar início à uma queda. Guarde cuidadosamente cada área de sua vida, especialmente seus relacionamentos. Não ceda ao pecado qualquer pequeno espaço de apoio. Life Application Study Bible.

12 ofereceu holocaustos. Não há razão para se supor que Salomão pessoalmente tenha agido como sacerdote no oferecimento de holocaustos ao Senhor (ver com. de 1Rs 9:25). O rei evidentemente não foi além do que era permitido ao povo comum, e deu liberdade ao sacerdotes para que realizassem as funções que, segundo a lei, pertenciam exclusivamente a eles (Lv 1:7, 8, 11; 2:2, 9, 16; 3:11, 16; Nm 16:1-7, 17-40). CBASD, vol. 3, p. 239.

17-18 V. 1Rs 9.26-28. Esse empreendimento em conjunto entre Salomão e Hirão obteve para esses reis as estradas comerciais lucrativas desde o Mediterrâneo até a península da Arábia do sul; Salomão tornou-se o intermediário entre essas esferas econômicas. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 Eziom-Geber. Salomão estendeu suas atividade até este porto na entrada do golfo de Áqaba. ele construiu e operou uma base naval ali (ver com. de 1Rs 9:26). CBASD, vol. 3, p. 239.

Edom. A terra pertencente aos descendentes de Esaú e localizada a sudeste do mar Morto. Andrews Study Bible.

18 Hirão enviou-lhe navios. Presumivelmente navios feitos na Fenícia com a tecnologia de lá, e montados no porto de Eziom-Geber depois de terem sido transportados por via terrestre (v. 9.21). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Ofir. Uma cidade portuária cuja localização devia se situar no nordeste da África ou na Arábia. Andrews Study Bible.

quatrocentos e cinquenta talentos. Aproximadamente 17 toneladas. Andrews Study Bible.

ouro. Uma das coisas que não faltava ao Rei Salomão, menos valiosa, porém, do que os seguintes tesouros bíblicos: 1) O sangue do Senhor Jesus Cristo, 1Pe 1.18-19; 2) A Palavra de Deus, Sl 119.72, 127; 3) A fé, 1Pe 1.7; 4) O espírito manso, 1Pe 3.4. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: