Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 7 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
21 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1128 palavras

1 desceu fogo. Deus deu um sinal exterior para demonstrar que a oração de Salomão havia sido ouvida e que ele honraria o templo com Sua presença. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 234.

O templo foi dedicado a Deus e Salomão e o povo se prepararam para adorá-Lo. Dedicar significa colocar à parte um lugar, objeto ou pessoa para um propósito exclusivo. O propósito desta dedicação era estabelecer o templo como um lugar de adoração a Deus. Hoje, nossos corpos são templos de Deus (2Co 6:16). A dedicação de Salomão do templo nos mostra que deveríamos nos dedicar a cumprir o propósito especial de Deus (Ef 1:11, 12). Life Application Study Bible.

3 a Sua misericórdia dura. Ver 2Cr 5:13. Esse refrão ocorre também no salmo de louvor escrito por Davi quando a arca foi levada para Jerusalém (1Cr 16:34) [ver tb 2Cr 20:21]. CBASD, vol. 3, p. 234.

4 sacrifícios. Em 1Rs 8.62-63 são definidos como”sacrifícios pacíficos”, que não eram reservados somente aos sacerdotes, mas foram, também, um banquete espiritual para o numeroso povo que se congregara de todo o Israel (v 8). Esta dedicação, sendo seguida pela Festa dos Tabernáculos (v 9), seria de quinze dias, daí o grande número de animais que, dia após dia, se ofereciam (v. 5). Bíblia Shedd.
6 Esse versículo é exclusividade de Crônicas e reflete o interesse global do autor pelos levitas, especialmente pelos músicos (v. 29. 26, 27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

8 Hamate até o rio [ou Wadi, leito intermitentemente seco] do Egito. Hamate ficava no rio Orontes, que flui pelo vale do Libano, na fronteira setentrional [norte] de Israel (Js 13.3-5; Jz 3.3; Am 6.2, 14). O rio do Egito é Sior, que separava o Egito do sul de Judá. São os pontos extremos da nação. Bíblia Shedd.

9 consagração. Heb hanukath [ou Hannukah], nome de uma festa dos judeus. Bíblia Shedd.

10 alegres e de coração contente. A verdadeira religião traz alegria. … Ao cantarem louvores a Deus e ao se lembrarem de Sua misericórdia, eles experimentaram um tipo de alegria que nenhum prazer do mundo pode trazer. Quando ama verdadeiramente a Deus e O adora em espírito e em verdade, o ser humano encontra plenitude de paz e alegria. … A solução para os problemas do mundo não pode ser encontrada enquanto as pessoas não tiverem paz e alegria no Senhor. O melhor remédio para a crítica ou a contenda é se manter pero do Senhor e se regozijar em Suas misericórdias. CBASD, vol. 3, p. 235.

12 escolhi para Mim este lugar. O local sobre o monte Moriá, que se tornou memorável pelo fato de Abraão ter feito ali sua suprema demonstração de fé ao se disporá oferecer o próprio filho, e que também foi santificado pela aparição do anjo para deter a praga sobre Jerusalém (1Cr 21:15-18), foi escolhido como o lugar onde o templo devia ser construído. CBASD, vol. 3, p. 235.

13-15 Exclusividade de Crônicas. Esses versículos ilustram o realce que o autor dispensa ao castigo imediato. … O cronista passa, então, a retratar os reis de maneira que demonstra esse princípio (v. 22). Bíblia de Estudo NVI Vida.

14 O povo de Israel teria de cumprir quatro condições antes de receber a restauração das bênçãos divinas: 1) Humilhar-se; 2) Orar; 3) Buscar a Deus; 4) Converter-se de seus maus caminhos. Bíblia Shedd.

Esta promessa foi especialmente relevante para a comunidade restaurada, terminada o exílio babilônico. Bíblia de Genebra.

O desejo de Deus é que os pecadores se humilhem, abandonem os pecados, se voltem para Ele e vivam. Deus não tem prazer no sofrimento e na morte do ímpio, e chama os pecadores a se arrependerem e a se desviarem de suas transgressões, para que a iniquidade não lhes acarrete a ruína (Is 1:18-20; Jr 25:5; Ez 18:30-32; Os 6:1). CBASD, vol. 3, p. 236.

No capítulo 6, Salomão pediu a Deus que estabelecesse providências para o povo, caso este pecasse. Deus respondeu com quatro condições para o perdão: (1) humilhe-se, pela admissão de seus pecados, (2) ore a Deus, pedindo por perdão, (3) busque a Deus continuamente, e (4) desvie-se do comportamento pecaminoso. Verdadeiro arrependimento é mais do que simplesmente falar – é um comportamento mudado. Seja o nosso pecado individual, de grupo, ou de toda a nação, seguir estes passos levará ao perdão. Deus atenderá nossas fervorosas orações. Life Application Study Bible.

17-22 Deus estabeleceu claramente algumas condições que Salomão devia atender se quisesse que seu reino perdurasse. Se Salomão seguisse a Deus, ele e seus descendentes prosperariam; se Salomão assim não o fizesse, ele e sua nação seriam destruídas. Em Dt 27 e 28, estas condições foram claramente apresentadas ao povo. Mas o pecado é enganosamente atrativo e Salomão acabou se desviando de Deus. Como resultado, seu filho e herdeiro perderam a maior parte do reino. Seguir a Deus traz benefícios e recompensas (não necessariamente materiais). Afastar-se de Deus traz sofrimento, punição e, por fim, destruição. Hoje, as instruções de Deus são tão claras quanto as do tempo de Salomão. Escolha obedecer a Deus e viva. Life Application Study Bible.

17 se andares… como andou Davi. A aliança feita com Salomão foi feita com condições, mas a feita com Davi foi incondicional. …o último filho de Davi é Cristo, o verdadeiro herdeiro dessa aliança. Bíblia Shedd.

se andares. Deus não faz acepção de pessoas. Ele exige obediência e abençoa os que Lhe são fiéis. Porém, as promessas são condicionais. Deus não pode abençoar aqueles que se recusam a andar no caminho das bênçãos. CBASD, vol. 3, p. 236.

18 domine em Israel. Este título é utilizado na passagem messiânica de Mq 5.2. Andrews Study Bible.

20 longe da Minha presença. O glorioso templo que Salomão construíra seria lançado fora como algo totalmente inútil se Israel abandonasse o Senhor. A glória terrena rapidamente se esvai. Israel fracassou, e o templo outrora magnífico foi saqueado e destruído (2Rs 25:9). CBASD, vol. 3, p. 236.

provérbio. A passagem paralela diz: “E Israel virá a ser provérbio e motejo entre todos os povos” (1Rs 9:7). Essas profecias concernentes à casa e ao povo tiveram claro cumprimento. O templo de Salomão desapareceu e hoje é apenas um provérbio, e a triste sorte sofrida pela nação de Israel é um testemunho dos trágicos efeitos do pecado. CBASD, vol. 3, p. 236.

21, 22 Logo após o reino de Salomão, o templo foi saqueado (12:9). É difícil para nós imaginar que um rei tão grande e sábio poderia se tornar corrompido por ídolos – símbolos de poder, prosperidade e sexualidade. Mas mesmo hoje estes ídolos nos seduzem em suas armadilhas. Quando permitimos que qualquer desejo rivalize com o lugar apropriado de Deus, damos os primeiros passos na direção da ruína moral e espiritual. Life Application Study Bible.

22 que os tirou da terra do Egito. Foi ingratidão e traição da parte de Israel o desviar-se do Senhor, que havia operado em favor deles um livramento tão maravilhoso no Egito e que os havia estabelecido na terra prometida. Israel insensatamente se desviou do Deus que pode fazer tudo por Seu povo e seguiu deuses que não eram nada e que nada podiam fazer. CBASD, vol. 3, p. 236.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: