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II CRÔNICAS 6 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jefersonquimelli
20 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1420 palavras

O cap. 6 relata a fervorosa oração feita por Salomão na dedicação do templo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 3, p. 231.

1-2 Salomão expressa aqui a sua esperança quanto à permanência da presença de Deus no templo. Isso foi um forte desejo da comunidade de Israel, que procurava se estabelecer após ter retornado da Babilônia, no século VI a.C. (5.13-14, nota). Bíblia de Genebra.

1 nuvem espessa. O fato se menciona também em Êx 19.9; Lv 16.2; Êx 25.22; 40.34-35; Sl 18.11; 97:2. O homem pecaminoso vivendo na terra, não podia suportar uma visão esplendorosa da plenitude da glória de Deus, mas a nuvem servia como sinal aceitável aos olhos humanos dawuela gloriosa luz, chamada de Shequiná [shequinah] (nome em heb). Bíblia Shedd.

2 Para Tua eterna habitação. Não era plano de Deus que o templo fosse destruído (ver PR, 46) ou que a nação de Israel desaparecesse. Se Israel tivesse permanecido fiel ao Senhor, guardando Seus mandamentos e partilhando o conhecimento de Deus com as nações ao redor, o mundo todo teria sido alcançado com a luz, o que teria dado a todos os povos da Terra uma oportunidade de salvação. Nesse caso, o templo se tornaria o centro mundial de adoração a Deus, e Jerusalém seria a capital e metrópole do mundo (DTN, 577). CBASD, vol 3, p. 231.

7 Propusera em seu coração. Ver com de 1Rs 8:17. Haveria muito mais igrejas para a adoração a Deus no mundo se mais pessoas tivessem em seu coração um desejo semelhante ao de Davi, de construir … templos para o Senhor. CBASD, vol 3, p. 231.

8-9 tiveste no teu coração o edificar uma casa … contudo, tu não edificarás a casa. A obra do templo, geralmente, é feita assim: um semeia e o outro colhe (Jo 4.37, 38); uma geração começa e a outra traz à perfeição. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

11 aliança do SENHOR (NVI, NKJV). A expressão se refere às duas tábuas de pedra mantidas na arca sagrada. O número dois é representativo de Deus e Israel que entraram em um concerto. Andrews Study Bible.

13 Feito uma tribuna de bronze. Desta posição elevada, Salomão teria uma visão melhor da congregação, e o povo, por sua vez, teria oportunidade de ver e ouvir o rei. CBASD, vol 3, p. 231.

Nessa tribuna, que não é mencionada em 1 Rs 8, Salomão profere uma importantíssima oração, em que relembra as advertências que Deus fizera ao povo de Israel (Lv 25; Dt 28). Bíblia Shedd.

Ajoelhou-se. Esse ato foi um sinal tanto da grandeza quanto da humildade do rei, pelo qual este reconheceu publicamente sua humilde posição diante dAquele que é o grande Rei dos reis e Senhor dos senhores. CBASD, vol 3, p. 231.

16 Para andarem na lei. Salomão compreendia a importância da lealdade a Deus e da obediência à Sua santa lei. Conhecia a glória e a paz que adviriam se Israel permanecesse fiel a Deus, e sabia também dos tristes resultados que a transgressão traria. Assim, a oração do rei se tornou um sermão, apresentando ao povo um solene e comovente apelo para que sempre se lembrasse de Deus e andasse em Seus caminhos. CBASD, vol 3, p. 232.

Esta oração também serve como modelo para as orações públicas, no sentido de abranger todas as necessidades e aspirações das pessoas reunidas, em todas as situações. Bíblia Shedd.

minha lei (NVI, NKJV). A palavra hebraica aqui para “lei” (torah) significa “lei”, “ensinamento”, ou “instrução”. Andrews Study Bible.

18-39 Salomão volta-se aqui para o âmago de suas preocupações. Ele ora para que o templo seja o centro nacional de orações eficazes. Bíblia de Genebra.

18 Habitaria Deus com os homens na terra? A todo aquele que abre a porta, Deus estende a promessa: “Entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3:20). Em toda parte da Terra pessoas tem crido que Deus habita, sim com os seres humanos. CBASD, vol 3, p. 232.

ouve, pois, as súplicas do teu servo. Aqui estão as petições: (1.) para que Deus se apropriasse desta casa (v. 20); (2.) para que Deus ouvisse e aceitasse as orações [que fossem] ffeitas naquele local ou em direção a ele. Ele orou para que Deus ouvisse do lugar da Sua habitação, lá do céu. O céu é sua morada ainda, e não o templo, e [de lá] deve vir o socorro. Bíblia de Estudo Matthew Henry.

20 dia e noite. Uma expressão poética que significa “todo o tempo”. Andrews Study Bible.

O templo e seus utensílios representavam a graça vindoura do evangelho, sendo que Cristo foi o Fundamento e o Construtor do grande e perfeito Templo espiritual do evangelho, no qual os pecadores podem ter reconciliação com Deus e gozar do Seu amor. Bíblia Shedd.

22 e lhe for exigido que jure. Quanto aos tipos de procedimento legal que aqui estão em mente, ver Êx 22.10-11; Lv 6.1-7. Bíblia de Genebra.

26 não houver chuva. Secas e fome eram maldições da aliança [concerto].  Andrews Study Bible.

Por que Salomão assumiu que seca viria como um resultado do pecado? O pecado não é, necessariamente, a causa direta de desastres naturais hoje, mas este foi um caso especial. Deus havia feito um acordo especial com os israelitas de que seca poderia ser uma consequência de seus pecados (Dt 28:20-24). Life Application Study Bible.

30 Você já se sentiu longe de Deus, separado dEle por sentimentos de falha e problemas pessoais? Em sua oração, Deus destaca o fato de que Deus está sempre pronto a ouvir Seu povo, perdoar seus pecados e restaurar seu relacionamento conSigo. Deus aguarda e ouvirá nossas confissões de culpa e a renovação de nosso compromisso de obedecer a Ele. Ele nos ouve quando derramamos a Ele nossas necessidades e problemas e Ele está pronto a nos perdoar e nos restaurar a uma amizade com Ele. Não espere para experimentar Sua amorosa benignidade. Life Application Study Bible.

31 andarem nos Teus caminhos (ARA; NVI: “andarão segundo a Tua vontade”). Andar no caminho reto é uma metáfora bíblica frequente de viver uma vida de acordo com a vontade de Deus. Andrews Study Bible.

32 Ao estrangeiro. Salomão orou não apenas por Israel, mas pelos estrangeiros de longe. Não era a vontade de Deus que somente Israel fosse salvo, mas que todos os povos da Terra viessem a conhecê-Lo e a andar nos caminhos da justiça. CBASD, vol 3, p. 232.

Salomão rogou que estrangeiros também recebessem resposta às suas orações feitas no templo. Os profetas esperavam pelo tempo em que os gentios [não-judeus] seriam incluídos entre o povo de Deus (Is 56.6-8; Zc 8.20-23; 14.16-21). A forma da petição salienta a centralidade do templo, à medida em que o reino se expandisse a outras nações. A inclusão de muitos gentios no reino foi, finalmente, cumprida em Cristo (Rm 3.29; Gl 3.14; Ef 2.14-22). Bíblia de Genebra.

É a pregação do evangelho que produz tal resultado no íntimo dos pecadores (Is 52.7; Mt 16.15-20; Rm 10.9-17; 1 Cr 18-24). Bíblia Shedd.

36-39 os leve cativos … faze-lhes justiça. O exílio e o cativeiro são, com frequência, alistados como maldições por causa da maldição da aliança (Dt 28.36-37, 64). A petição de Salomão foi atendida por duas vezes dentro da própria história de Crônicas. Primeiramente, no caso de Manassés (33.1-13) e, mais tarde, o remanescente de Israel (36.20-23), que sofreu exílio na Babilônia, mas foi restaurado à Terra Prometida. Bíblia de Genebra.

não há ninguém que não peque. Várias passagens bíblicas declaram o estado de pecado [de impiedade] da raça humana (Sl 14:3; Jer 17:9; Rm 3:23). Andrews Study Bible.

A Bíblia deixa claro que ninguém está isento de pecado, nem mesmo os reis escolhidos por Ele. Pecado é uma condição que todos nós compartilhamos e que devemos assumir, como Salomão o fez. Quando percebemos o nosso pecado, devemos imediatamente pedie a Deus por perdão e restauração. Saber que temos uma tendência ao pecado deveria nos tornar mais próximos a Deus, buscando por sua guia e força. Esta verdade é também mencionada em Salmo 14:3, Eclesiastes 7:20 e Romanos 3:23. Life Application Study Bible.

38 na direção do templo (NKJV). O costume de orar orientado para Jerusalém e seu templo é mencionado em Dn 6:20. Andrews Study Bible.

Daniel do cativeiro da Babilônia, orava, voltado para Jerusalém (Dn 6.10). Bíblia Shedd.

37 E se converterem. Deus convida fervorosamente os extraviados para Ele. Há perdão e vida para os que aceitam o convite divino para voltar (ver Ap 22:17). CBASD, vol 3, p. 232, 233.

Deus requer um arrependmento genuíno, to tipo de Sl 119.67, 71 e Dn 9.5, com a mais humilde e sincera confissão dos nossos pecados. Bíblia Shedd.

40 Agora, pois, ó meu Deus. A oração de Salomão termina com uma adaptação de Sl 132.8-10. Bíblia de Genebra.

41 a arca do Teu poder. A arca sagrada representava o estrado no trono no qual os pés de Deus descansavam. Andrews Study Bible.

42 ungido. Com um óleo de oliva perfumado para tornar uma pessoa especial para Deus. Andrews Study Bible.


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