Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 5 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
19 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

859 palavras

A arca de Deus, que era o objeto mais sagrado, é trazido até o templo. Este texto faz paralelo com 1Rs 8:1-12. Andrews Study Bible.

Por que é colocada tanta ênfase no templo no Antigo Testamento? … (5) Ele preparou o povo para o Messias. No Novo Testamento, Cristo disse que Ele veio para cumprir a Lei, não destruí-la. Hebreus 8:1, 2 e 9:11, 12 usa o ritual do templo para explicar o que Cristo realizou quando morreu por nós. Life Application Study Bible.

1 Assim, se acabou. Este verso, na realidade, se encaixaria melhor no final do capítulo 4, pois resume os materiais mencionados. No relato paralelo ele é o último verso do capítulo (1Rs 7:51). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 3, p. 227.

O templo demorou sete anos para ser construído. Life Application Study Bible.

2 Cidade de Davi. A arca havia sido guardada numa tenda na Cidade de Davi. A Cidade de Davi eraa área mais baixa, no extremo sul da cidade de Jerusalém: a velha fortaleza jebusita de Sião, conquistada or Davi, onde ele fez a residência real (2Sm 5:6-9; 1Cr 11:5, 7). CBASD, vol 3, p. 227.

Sião. O nome foi primeiro utilizado para a cidade de Davi, mas depois foi aplicado a toda a cidade de Jerusalém. Andrews Study Bible.

3 todos os homens de Israel. A arca foi trazida com a presença de uma imensa assembleia de anciãos de Israel, que vieram prestigiar a solenidade. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

Festa. A Festa dos Tabernáculos, também chamada a Festa da Colheita (Êx 23.16). Bíblia Shedd.

no sétimo mês. No mês de Tisri, quando acontecia a Festa dos Tabernáculos, que comemorava a habitação de Israel no deserto (Lev 23:33-34). Andrews Study Bible. [NC: E prefigurava que Jesus “tabernacularia” ou “viveria em tendas”, ou “viveria temporariamente” entre nós.]

6 sacrificaram carneiros e bois. Quando … a lei é escrita no coração, a arca do concerto é colocada ali para que se torne o templo do Espírito Santo … haverá grande satisfação naquela alma. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

10 Até ao dia de hoje. Se todo o livro das Crônicas foi compilado após o exílio (ver Introdução a Crônicas, p. 107-109), o compilador aqui preserva uma declaração feita antes da destruição do templo (2Rs 24:13; 25:9, 13-17) e da ocultação da arca numa caverna (ver PR, 453). CBASD, vol 3, p. 228.

Sob inspiração divina, alguns livros da Bíblia foram compilados e editados de outras fontes. Tendo em vista que 1 e 2 Crônicas cobriam muitos séculos, eles foram compilados de várias fontes por uma simples pessoa. A frase “aí estão … até os dias de hoje” (v.tb. 1Rs 8:8) foi retirada de material escrito anteriormente ao exílio de Judá em 586 a.C. Apesar de 1 e 2 Crônicas terem sido compilados após o exílio e após a destruição do templo de Salomão, o escritor julgou ser melhor deixar esta frase na narrativa. Life Application Study Bible.

Horebe. Outro nome para o Monte Sinai, onde Deus apareceu a Moisés (Êx 3:1). Andrews Study Bible.

Nada havia na arca. Na arca propriamente dita se encontravam apenas  as duas tábuas de pedra que continham a lei de Deus. O vaso de maná e a vara de Arão já não estavam mais ali (ver com. de 1Rs 8:9). CBASD, vol 3, p. 228. [cf. Nm 17.10-11 e Êx 16.32-34.]

Supõe-se que esses artigos foram perdidos, talvez enquanto a arca estava na mãos dos filisteus. Bíblia de Estudo NVI Vida. [ou, “… talvez se perderam durante a época dos juízes, o qua se prolongara por quatro séculos”. Bíblia Shedd.]

Fez aliança. A lei de Deus foi a base da antiga aliança que Deus fez com Israel no Horebe quando o povo saiu do Egito (Êx 19:5-8; 34:27, 28), e também foi a base da nova aliança, segunda a qual Ele prometeu escrever essa lei no coração (Jr 31:33, 34). CBASD, vol 3, p. 228.

11 Todos os sacerdotes. Normalmente, o serviço do templo se dividia entre os 24 turnos de sacerdotes (1 Cr 23.6 a 24.31; Lc 1.8-9). Cada quinzena servia um novo turno; mas a solenidade de um acontecimento daquela relevância exigia a presença integral do corpo sacerdotal. Bíblia Shedd.

12-13 Crônicas enfatiza o uso da música no culto (ver 1Cr 15.16, nota). Bíblia de Genebra.

12 Asafe e Hemam e Jedutum. Os três músicos líderes no templo indicados por Davi. Os cantores mencionados são seus descendentes cuja execução de músicas sagradas coincidiu com a aparição da nuvem divina. Andrews Study Bible.

13 Para louvarem o SENHOR e render-Lhe graças. A música é uma forma de adoração, e o louvor e as ações de graças são um importante elemento da oração. Enquanto as pessoas elevavam a voz em alegre louvor a Deus e em grata lembrança de Suas maravilhosas misericórdias, o Senhor Se aproximou, e uma nuvem encheu o templo. CBASD, vol 3, p. 228.

porque ele é bom … para sempre. Uma linha familiar de louvor descritivo que honra a Deus por sua bondade e misericórdia perpétuas (7.3, 6; Sl 106.1; 107.1, 136). Bíblia de Genebra.

a casa se encheu de uma nuvem. Dessa forma, Ele simbolizou a Sua aceitação de que este templo significava para Ele o mesmo que o tabernáculo de Moisés significava. Assim, Ele considerou a fraqueza e debilidade daqueles a quem se manifestava, os quais não conseguiam suportar o brilho da luz divina. Bíblia de Estudo Mathew Henry.

Os profetas esperavam que a glória de Deus retornasse ao templo após o exílio na Babilônia (Ez 43.1-5; Ag 2.7-9; Zc 2.10; 8.3). Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: