Reavivados por Sua Palavra


II CRÔNICAS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
16 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

638 palavras

3 Apesar de Hirão ser um dos aliados de Davi e Salomão, ele era o governante de uma nação que adorava muitos diferentes deuses. Hirão estava contente em enviar materiais para o templo, e ambos, Davi e Salomão, usaram esta ocasião para testemunhar sobre o único Deus verdadeiro. Life Application Study Bible Kinsgway.

4 obrigação perpétua para Israel. Isso serve de lembrete de que os cultos no templo de Salomão deviam ser observados em seus dias. Bíblia de Genebra.

5 Há de ser grande. O templo em si não devia ser grande em dimensões físicas, mas a estrutura de incomparável beleza e inigualável esplendor, decorado com pedras preciosas e adornado com ouro polido; devia representar adequadamente a beleza excepcional que caracteriza Deus e todas as coisas relacionadas a Ele. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol 3, p. 219.

6 Os céus não o podem conter. Salomão repetiu esse pensamento em sua oração de dedicação do templo (2Cr 6:18; 1Rs 8:27). Nenhuma estrutura terena pode adequadamente representar a magnificência e a glória de Deus. Ao escrever a Hirão, rei de Tiro, Salomão não hesitou em exaltar a Deus por Sua grandeza e bondade. Se o povo de Deus no passado não tivesse hesitado constantemente em glorificar ao Senhor e se tivesse  Seus louvores  às nações em redor, muitos dos habitantes da Terra logo teriam chegado ao conhecimento do verdadeiro Deus e O teriam adorado em Seu templo em Jerusalém. CBASD, vol 3, p. 219, 220.

Quem sou eu … ? Nesse ponto de sua vida, Salomão era um homem de profunda devoção e marcante humildade. CBASD, vol 3, p. 220.

10 Aqui, o pagamento difere do narrado em 1Rs 5.11, mas os textos se referem a dois pagamentos diferentes: em Reis, o pagamento é uma soma anual entregue à casa real de Hirão, ao passo que Crônicas fala de um só pagamento aos lenhadores. Bíblia de Estudo NVI Vida.

O pagamento era em alimentos. … O acordo era mutuamente vantajoso, pois Hirão precisava de artigos de alimentação, que a Fenícia produzia em pouca quantidade e que Israel tinha com fartura, e Salomão precisava de madeira, que era escassa em Israel e abundante na Fenícia. CBASD, vol 3, p. 220.

vinho. A palavra original também pode significar “suco de uva”. Andrews Study Bible.

11 Ama ao Seu povo. Hirão havia chegado a reconhecer que o Senhor estava com Davi e que os israelitas eram de fato amados por Yahweh. CBASD, vol 3, p. 220.

12 Bendito seja o SENHOR. Hirão fala com deferência e respeito do Deus dos hebreus, que abençoara tão grandemente a Davi e a seu filho (cf. v. 11), o que sugere que ele ficou impressionado com a religião de Israel. CBASD, vol 3, p. 220.

Fez os céus e a terra. A religião hebraica colocava ênfase na verdade de que Deus é o Criador dos céus e da terra, e apresentava esse fato como uma das mais importantes características que distinguiam Yahweh dos deuses das nações vizinhas. A observância do sábado tinha o objetivo de ressaltar esse aspecto. Assim, quando falou de Yahweh, Hirão se referiu a Ele de forma significativa como o Criador dos céus e da terra e rendeu o devido respeito à Sua exaltada posição e ao Seu santo nome (ver com. de 1Rs 5:7). CBASD, vol 3, p. 220.

14 Davi, meu Senhor. O uso deste termo denota subserviência, ou pelo menos extremo respeito (ver Gn 32:4, 5, 18; 42:10; 2Rs 8:12). Davi reduzira à vassalagem grande parte da Palestina e da Síria, desde as fronteiras do Egito até o Eufrates. CBASD, vol 3, p. 220.

16 Jope. Uma cidade que servia como porto marítimo de Jerusalém, a uma distância de 54 km. Cercada de lindos bosques, merecia bem este nome, que em heb significa “beleza”. Bíblia Shedd.

Hoje é chamada Jaffa. CBASD, vol 3, p. 221.

17 Estrangeiros. Mormente os descendentes dos cananeus, que os israelitas não conseguiram expulsar totalmente na época da conquista de Canaã (Jz 1.28, 30, 35). Os trabalhos forçados foram impostos aos sobreviventes naquela época, cujo sistema Salomão imitara. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: