Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 23 – COMENTÁRIO PR. HEBER TOTH ARMÍ by jquimelli
8 de outubro de 2019, 0:45
Filed under: Sem categoria

É extremamente decepcionante viver uma vida religiosa decepcionante; porém, bem pior ainda é descobrir que se é o principal responsável por sua religiosidade superficial, oca e vazia. Muitas vezes, no entanto, aquele que vive a superficialidade da religião acusa e culpa os líderes religiosos. Porém, é muito importante saber que não é a igreja ou a liderança que irá te fazer alguém mais espiritual, pois muitos se perderão mesmo numa igreja onde os líderes sejam fortes espiritualmente e venham todos a salvar-se.

Entretanto, nem por isso a liderança deve ser exercida por qualquer pessoa, qualquer que quiser ou por possuir certas habilidades. Há um chamado de Deus para o serviço em prol de Sua igreja; há um reconhecimento do povo e uma disposição de servir do líder espiritual escolhido por Deus (I Crônicas 23). Hoje, em Cristo, todos recebem um dom e podemos servir aos outros com esse dom. Diz Matthew Henry: “Que nós busquemos e sirvamos retamente o Senhor e deixemos todo o resto a sua disposição, pela fé em Sua palavra”. Não importa se você é porteiro ou músico, dê o seu melhor, sirva ao Senhor onde você foi colocado, sem resmungar! Seja ministrando no templo ou limpando, dê o seu melhor no serviço ao Senhor, sem reclamar. Tudo é necessário e importante, desde a limpeza até a ministração da Palavra de Deus, tudo deve ser feito com o mesmo zelo. Dediquemo-nos mais ao Senhor!

A escolha de líderes religiosos deveria ser mais rigorosa. Nos dias de hoje qualquer um pode se declarar pastor e abrir igreja e terá seguidores. Como ninguém em sã consciência confiaria a vida a um cirurgião sem formação acadêmica, ninguém deveria aceitar um pastor sem preparo. Como assim? Segundo uma pesquisa realizada pelo editor e jornalista da Abba Press & Sociedade Bíblica Ibero-Americana, Oswaldo Paião, cerca de 50,68% dos pastores e líderes nunca leram a Bíblia inteira pelo menos uma vez. Ou seja, mais da metade dos pastores nunca – sim, nunca! – nunca leram a Bíblia inteira. Pergunto, como eles vão ensinar ao povo toda a Palavra que sai da boca de Deus? O pior não é isso! O pior é que pessoas que não se submeteriam a uma cirurgia se soubessem que o cirurgião nunca esteve numa sala de aula a fim de receber preparo e orientação, se submetem à uma teologia incompleta, vazia, superficial, oca, manca, correndo o risco não de morrer na maca, mas de morrer no inferno pensando estar indo para o Céu. Olhemos para I Crônicas 23, ali vemos que não é qualquer um que pode candidatar-se ao sacerdócio. Liderança espiritual é coisa séria, é uma responsabilidade grande. Ela lida com a decisão crucial das pessoas: salvação ou perdição. Ainda que seja da vontade de Deus que haja líderes espirituais, nem todos os líderes espirituais fazem a vontade de Deus. Cuidado para não estar seguindo líderes cegos! Tua salvação está em jogo!

É preciso ter zelo, organização e respeito para com as coisas de Deus. Não se pode fazer as coisas de Deus de qualquer jeito, relaxadamente. Alguns princípios devem ser levados em conta ao liderar e administrar os serviços de culto na Casa de Deus:

• Verifique quantos estão aptos para realizar um serviço sacro e digno para Deus no templo (vs. 1-3);
• Separe em grupos e institua líderes sobre eles (vs. 6-23);
• Designe as tarefas para ser desempenhadas por cada grupo (vs. 4-5);
• Um grande grupo de músicos bem selecionados deve desempenhar bem sua função na adoração (v. 5);
• Outro grupo deve ser de recepcionistas (porteiros), que permaneçam à entrada da Casa do Senhor (v. 5);
• Outros seriam os diáconos, que ministram as coisas sagradas do templo (vs. 28-30), e assim por diante, conforme a necessidade (v. 32);

Enfim, tudo deve ser feito com ordem, organização e reverência… tudo deve ser feito! Independente do que seja, se você foi designado para uma determinada função, não reclame, clame a Deus e faça o teu melhor, Deus te abençoará! – Heber Toth Armí.


1 Comentário so far
Deixe um comentário

Bom dia!
Pastor, sua reflexão me falou muito nesta manhã.
Eu sou ancião em minha igreja e estamos vivendo o momento das eleições eclesiásticas e essa meditação veio na hora certa e louvado seja Deus por lhe usar pastor e orientar, e assim me dá a possibilidade de eu também orientar a minha igreja.
Por favor, ore por nossas eleições pedindo a Deus nos guie nas escolhas para 2020

Comentário por Silas Alves Gama




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: