Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 21 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
6 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

585 palavras

Parece que o cronista o inclui [o relato do censo] a fim de esclarecer a compra do terreno no qual o templo seria construído. Bíblia de Estudo NVI Vida.

1 Satanás se levantou. A palavra original hebraica satan significa “um inimigo”ou “um adversário”e é usada neste texto sem artigo definido. Quando o artigo definido está presente, o termo se refere ao Inimigo, também chamado de Satanás (Jó 1:6-2:10; Zc 3:1, 2). embora os tradutores tenham usado “Satanás”aqui, também é possível que a palavra no versículo se refira a um adversário humano. Portanto, o texto pode estar dizendo que Davi foi ameaçado por um inimigo militar e, em vez de consultar a Deus para saber o que fazer, dependeu do poder de seu exército. Esqueceu-se de que a divina providência, não a força mortal, era responsável pelas vitórias de Israel nas batalhas. Bíblia de Estudo Andrews.

3 trazer, assim, culpa. O levantamento do censo em Israel só poderia ser feito por ordem divina explícita. Nesse caso, cada pessoa precisaria pagar ao Senhor um resgate por sua vida, a fim de que não sobreviesse praga ao povo (Êx 30″11-16). Bíblia de Estudo Andrews.

6 O cronista acrescenta que Joabe isentou Levi e Benjamim da contagem. Essa outra nota reflete a preocupação do cronista com os levitas e com o culto prestado por Israel. O tabernáculo em Gibeom e a arca em Jerusalém ficavam dentro das fronteiras de Benjamim. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Os levitas estavam ligados ao santuário de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

7 Desagradou a Deus. Esta declaração não o ocorre em Samuel. Em vez disso, lê-se o seguinte: “Sentiu Davi bater-lhe o coração, depois de haver recenseado o povo” (2Sm 24:10). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 185.

8 Muito pequei … perdoes … procedi loucamente. Uma admirável qualidade de Davi, pois ao ser acusado, ele: 1) humilhava-se; 2) reconhecia seu pecado; 3) fazia restituição, quando possível; 4) assumia a culpa; 5) nunca se desculpava; 6) nunca atribuía a culpa a outrem; 7) orava pedindo purificação de sua iniquidade (Sl 51). Bíblia Shedd.

13 Nas mãos do SENHOR. Davi não fez uma escolha direta entre os três juízos. ele preferiu que seu caso ficasse nas mãos de Deus e não dos homens. Uma vez que os israelitas estavam cheios do mesmo espírito de orgulho que motivou os planos militares de Davi, a punição recairia sobre eles e sobre o rei (2Sm 24:1; PP, 748). CBASD, vol. 3, p. 186.

17 Não sou eu … ? Davi assumiu a responsabilidade da ordem para o censo. Ele confessou seu pecado e assumiu a culpa pela calamidade. Deus ouviu, perdoou e deteve o mal. CBASD, vol. 3, p. 186.

18 Na eira de Ornã. A eira [local onde eram debulhados os cereais] ficava no monte Moriá. Ali Abraão tinha erigido um altar para oferecer Isaque como sacrifício (Gn 22:1-14), e ali, mais tarde, foi construído o templo, por Salomão (2Cr 3:1). Ornã é chamado de Araúna, em 2 Samuel 24:16. CBASD, vol. 3, p. 186.

22 pelo seu devido valor. Esta porção da narrativa nos faz relembrar a comprar que Abraão fez do local de sepultamento para Sara (Gn 23). Davi comprou o local por seu devido valor. Como resultado, o local do templo futuro (21.28-22.1, nota) era uma possessão real devotada ao templo. Bíblia de Genebra.

26 fogo que veio do céu. Ressalta a provação divina, bem como a santidade do local. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Esse acontecimento prenuncia a dedicação do templo por parte de Salomão, naquele mesmo local (2Cr 7.1). Bíblia de Genebra.

28 Parece que o Sl 30 – “Cântico da dedicação da casa” – surgiu dos acontecimentos deste capítulo; os vv 5 e 6 [do salmo] descrevem a situação de Davi nessa questão. Bíblia Shedd.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: