Filed under: Sem categoria
Texto bíblico: https://pesquisa.biblia.com.br/pt-BR/NVI/1cr/21
A liderança é um valioso dom, recebido de Deus, e pode ser um canal tanto de benção ou maldição. No começo de sua carreira ou nova função, o líder, em geral, é prudente e escuta conselhos. Depois que o poder está firmemente estabelecido, o líder passa a achar que suas ideias sempre são as melhores e tem dificuldades de lidar com opiniões contrárias às suas.
Enfraquecido pelo senso de culpa pelo seu pecado com Bate-Seba, faltou ao rei o bom senso e este ordena a contagem de todos os homens hábeis para a guerra. Joabe, o comandante geral das tropas de Israel, explicou ao rei que discordava dessa decisão. Por experiência própria ele sabia que era Deus quem guerreava a favor do seu povo. Inúmeras vezes um soldado havia conseguido vencer dez ou mais oponentes. Contar o exército seria falta de confiança em Deus! Os argumentos de Joabe não foram ouvidos pelo rei e o censo foi efetuado.
Deus viu o que foi feito como algo mau. Ele enviou o profeta Gade para dizer ao rei que sofrimento e morte aconteceriam entre o povo. Ao contemplar os resultados de sua má escolha como líder, fruto de um coração doente espiritual e emocionalmente, Davi reconhece: “Eu, o pastor, pequei” (1 Crônicas 21:17, NVI) . Após o seu arrependimento sincero, a praga cessa.
A experiência de Davi mostra que as decisões de um líder tem sérias consequências para a felicidade e o bem-estar dos que o seguem. Que cada líder use a sua influência para servir e proteger ao próximo e não para a exaltação própria.
Jobson Santos
UNASP
Fonte: https://www.revivalandreformation.org/?id=605
Equipe de tradução: Pr. Jobson Santos, Jeferson e Gisele Quimelli
1 Comentário so far
Deixe um comentário
Somente porque está num cargo dado por Deus pensa ter a verdade eterna. O evangelho deve ser usado para a glória de Deus, e não para exaltação própria, professor Jobson Santos! Concordo contigo plenamente. Devemos esperar o dia em que o diabo e. Seus associados serão eliminados, juntamente com o pecado e seus frutos.
Comentário por Luciano Carraro 6 de outubro de 2019 @ 9:20