Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 19 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
4 de outubro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

645 palavras

Este capítulo registra vitórias adicionais de Davi, em especial sobre os amonitas e os sírios. Esta passagem é paralela a 2Sm 10:1-19. Bíblia de Estudo Andrews.

[Note como um incidente diplomático provocado por uma falta interpretação por parte dos amonitas levou dois países, Amom e Síria, a acabarem sendo subjugados por Israel.]

4-5 rapou-os … crescer a barba. Os israelitas e seus vizinhos geralmente usavam barbas compridas das quais cuidavam escrupulosamente. A barba era sinal de vitalidade e beleza masculina (Sl 133.2; 2 Sm 19.24). Cortá-la ou cobri-la era sinal de tristeza ou luto (Is 15.2; Jr 48.37).  … As mutilações da barba era uma desonra ao seu possuidor (2 Sm 10.4; Is 50.6). Bíblia Shedd.

rapou-os. “Metade da barba” (2Sm 10:4). CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 180.

6 Mesopotâmia, Arã-Maaca … Zobá. 2Sm 10.6 também menciona Bete-Reebe e Tobe. Todos esses estados ficavam ao norte e a nordeste de Israel, e formavam um bloco sólido desde a região do lago Hulé [Mar da Galiléia, Quinerete] atravessando o anti-Líbano [cordilheira a leste do Monte Líbano], até além do Eufrates. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Mesopotâmia. Do heb. Aram naharayim, literalmente, “Aram dos dois rios”. Esta era a região de Padã-Arã (ver com. de Gn 24:10). CBASD, vol. 3, p. 180.

Cavalos e cavaleiros. No antigo Oriente era uma prática comum contratar tropas (2Rs 7:6; 2Cr 25:6). Nesse caso, os reis da Síria atenderam prontamente ao chamado de Amom [o país], porque estava ansiosos para frear o crescente poder de Israel. CBASD, vol. 3, p. 180.

9 cidade. A capital, Rabá, a qual Joabe sitiaria no ano seguinte (20.1-3). Bíblia de Estudo NVI Vida.

no campo. Isto é, na planície de Medeba (ver Js 13:9, 16), onde havia lugar para as manobras dos carros e da cavalaria. CBASD, vol. 3, p. 180.

10 Contra os siros. Os siros com seus carros e sua cavalaria representavam uma grande ameaça. Por isso, o próprio Joabe arremeteu contra eles com os homens escolhidos de Israel. CBASD, vol. 3, p. 180.

13 Saudável combinação de fé e obras. Bíblia Shedd.

Sê forte. Uma palavra de ânimo é com frequência fonte de força e o segredo da vitória. CBASD, vol. 3, p. 180.

Faça o SENHOR. A batalha de Israel não era apenas dos homens, mas de Deus. Portanto, era apropriado que se expressasse o sincero desejo de que Deus Se manifestasse e que fizesse prevalecer Sua vontade. O espírito por trás da oração era: “não seja como eu quero, e sim como Tu queres”(ver Mt 26:39). A vontade de Deus era que Israel se estabelecesse na terra que Ele lhes havia prometido. CBASD, vol. 3, p. 180.

14 E estes fugiram de diante dele. Nem mesmo com todos os seus carros a Síria foi capaz de competir com as hostes de Israel, pois o que faltava a Israel em números lhes sobrava em coragem, e o que faltava em carros e cavalos era compensado pela presença de Deus. CBASD, vol. 3, p. 180.

16 Vendo, pois, os siros. Quando os orgulhosos siros perceberam que tinham sido derrotados pelos exércitos de Israel, sentiram-se grandemente humilhados e se determinaram a apagar sua vergonha mediante outro combate. CBASD, vol. 3, p. 180.

Hadadezer. Este era Hadadezer, o rei mencionado no cap. 18:3 como rei de Zobá; e a luta mencionada ali está provavelmente ligada a essa convocação de aliados do outro lado do Eufrates. CBASD, vol. 3, p. 180.

Zoba era um reino arameu ao oeste do Eufrates, norte de Damasco [e do monte Hermom] e sul de Hamate. Surgiu nos dias de Saul, Davi e Salomão (ver 1Sm 14:47; 2Sm 8:3; 2Cr 8:3). CBASD, vol. 3, p. 176.

18 sete mil. 2Sm 10.18 diz “setecentos”. É possível que o número mais alto em Crônicas se deva ao erro de um copista na transmissão do texto. Bíblia de Genebra.

19 e o serviram. É provável que esta tenha sido a vitória mediante a qual Davi estendeu seu domínio ao Eufrates (1Cr 18:3). A grande aliança contra ele tinha ameaçado seu reino de total destruição. Mas, com a ajuda do Senhor, ele teve uma vitória que elevou seu reino a uma grandeza sem precedentes. CBASD, vol. 3, p. 180.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: