Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 15 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
30 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

971 palavras

1 Uma tenda. Por séculos, o santuário de Israel foi uma estrutura portátil (2Sm 7:6-7). Bíblia de Estudo Andrews.

Davi não trouxe o tabernáculo original de Moisés a Jerusalém. Continuou [este] em Gibeom, onde Deus, depois, apareceu a Salomão. Bíblia Shedd.

5 Os filhos de Levi, segundo a ordem de nascimento foram Gérson, Coate e Merari (Gn 44.11; Êx 6.16). Os coatitas, de quem provinha a família sacerdotal araônica, tinham primazia em tudo. Foi-lhes entregue, especialmente, guarda da arca e seu transporte. Assim, quatro dos seis guardas eram coatitas. Bíblia Shedd.

11 Zadoque e Abiatar. Esses eram os dois sumo sacerdotes durante o governo de Davi. Zadoque servia no tabernáculo, em Gibeão (16.39), e Abiatar servia em Jerusalém (18.16; 27.34 e notas). Posteriormente, Salomão excluiu Abiatar, por este haver apoiado a tentativa de Adonias em apossar-se do trono (1Rs 1.7; 2.26-27). Isso deixou Zadoque e seus descendentes como sendo a família sumo sacerdotal em Jerusalém. Bíblia de Genebra.

12 Santificai-vos. Como a arca era um objeto sagrado, manuseá-la exigia um ritual de consagração (Js 3:5, 6). Bíblia de Estudo Andrews.

Consistia de: 1) Não ter relações com suas esposas; 2) Não tocar em coisas naturalmente imundas (como cadáveres de pessoas e animais); 3) Lavar o corpo; 4) Lavar as roupas (Êx 19.10, 15; 2 Cr 30.3). Bíblia Shedd.

Embora não nos seja requerido efetuar esta cerimônia nos dias atuais, podemos purificar a nós mesmos pela leitura da Palavra de Deus e preparar nossos corações para participar no louvor. Life Application Study Bible Kingsway.

13-15 O cronista fornece a explicação pelo fracasso na primeira tentativa de levar a arca, explicação que não se acha no relato em Samuel. Bíblia Shedd.

Quando a primeira tentativa de Davi de mover a arca falhou (13:8-14), ele aprendeu uma importante lição: quando Deus dá instruções, é sábio segui-las com precisão. Desta vez entendeu que os levitas deveriam levar a arca (Nm 4:5-15). Nós podemos não entender perfeitamente as razões por detrás das instruções divinas, mas sabemos que sua sabedoria é completa e Seu julgamento, infalível. O caminho para conhecer as instruções de Deus é conhecer Sua Palavra. Mas do mesmo modo como as crianças não entendem as razões por detrás das instruções de seus pais até quando se tornam mais velhos, podemos não entender todas as razões de Deus nesta vida. É muito melhor primeiro obedecer a Deus e então depois descobrir as razões. Não somos livres para desobedecer às ordens de Deus somente porque não entendemos. Life Application Study Bible Kingsway.

16 Davi deu grande ênfase à música no culto divino. Davi providenciou cantores e acompanhamento musical a partir de quando a arca fora trazida para Jerusalém. Cânticos faziam parte das cerimônias religiosas (Êx 15.21; Jz 5.1; 1 Cr 13.8). É o primeiro lugar onde onde os levitas ficam encarregados da música nos cultos. Bíblia Shedd.

Interesse pela música na adoração se evidencia em Crônicas: ver 1 Cr 6.31-47; … . Essa ênfase, sem dúvida, estava relacionada à preocupação pela restauração da adoração apropriada no período do retorno da Babilônia (6.1 e nota). Bíblia de Genebra.

O grande cortejo musical foi concebido como um acompanhamento digno da grande ocasião. Isso aumentou a emoção, elevou o coração e a mente das pessoas e concentrou sua atenção no evento. Também ajudou a selar sua memória nos próximos anos. Iniciar qualquer tarefa louvando a Deus pode nos inspirar a dar a Ele o nosso melhor. Desenvolva a prática de louvar a Deus e você experimentará maior alegria e força para enfrentar qualquer coisa. Life Application Study Bible Kingsway.

Címbalos. Lit “causadores de ruído”; assinalavam o ritmo com altos e claros sons. Bíblia Shedd.

20 Soprano. A mesma palavra usada para “virgem”, no heb alemah. Por isso alguns acreditam que era um coro de virgens [jovens não casadas]. Ver título do salmo 46; 68.25. Bíblia Shedd.

23, 24 Quatro porteiros da arca: Berequias, Elcana, Obede-Edom e Jeías. Protegiam a abertura da arca, para que não fosse aberta [nem tocada]. Bíblia Shedd.

Eles guardavam a arca para que ninguém se aproximasse dela sem autorização. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 166.

25 Nessa ocasião, parece que o salmo 24 foi escrito e musicado. Nos lembra da entrada triunfal de Cristo em Jerusalém e pode ser comparada com Sua recepção em nossos corações. Bíblia Shedd.

27 As vestes que [Davi] vestira eram dos sacerdotes e levitas, e deveria tornar-se nosso rei-sacerdote (Zc 6.12, 13). … Evidentemente, Davi despiu seus trajes reais e vestiu a veste de um servo do Senhor num ato de homenagem ao Senhor, que habitava entre os serafins da arca. Bíblia Shedd.

Estola. No heb. ephod. Davi parece ter tirado sua capa real; notar a reação de Mical (29 e 2 Sm 6.20). Bíblia Shedd.

28 ao som de clarins. Feitos de chifres de carneiro (shofar). Bíblia de Estudo Andrews.

29 Mical. A filha de Saul, casada com Davi. A atitude dela contrasta com o júbilo de Davi (ver história completa em 2Sm 6:20-23 e notas). Bíblia de Estudo Andrews.

A atenção se desvia aqui para o coração endurecido da filha de Saul. Fazendo contraste com o povo de Israel, com os levitas e com Davi, Mical ficou desgostosa diante da adoração entusiasmada. A sarcástica reprimenda de Mical (2Sm 6.20) não é aqui repetida, talvez para evitar lançar qualquer dúvida sobre a pureza da adoração de Davi. Bíblia de Genebra.

Davi estava disposto a parecer tolo aos olhos de algumas pessoas, a fim de expressar sua gratidão a Deus plena e honestamente. Em contraste, Mical ficou tão enojado com suas ações que a seus olhos eram indignas que ela não pôde se alegrar com o retorno da arca a Jerusalém. A adoração deteriorou-se tanto sob o reinado de seu pai, Saul, que tornou-se rígida e ritualística. Mical podia aceitar Davi como conquistador militar e como rei, mas ela não podia aceitar sua expressão livre e espontânea de louvor a Deus. Algumas pessoas devotadas podem parecer tolas para nós em suas sinceras expressões de adoração, mas devemos aceitá-las. Da mesma forma, não devemos ter medo de adorar a Deus com quaisquer expressões que pareçam adequadas. Life Application Study Bible Kingsway.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: