Reavivados por Sua Palavra


1CRÔNICAS 15 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de setembro de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Santificaram-se, pois, os sacerdotes e levitas, para fazerem subir a arca do Senhor, Deus de Israel” (v.14).

A bênção de Deus na casa de Obede-Edom alegrou sobremodo o coração de Davi, e o fez perceber que o seu procedimento anterior não estava de acordo “como Moisés tinha ordenado, segundo a palavra do Senhor” (v.15). Davi não havia consultado a Deus no transporte da arca, como havia feito antes de guerrear contra os filisteus. Por mais que as suas intenções fossem sinceras, deixou de cumprir o “assim diz o Senhor”. A diferença entre a sua atitude precipitada e a atitude de Saul com seus sacrifícios abomináveis (1Sm.15:22), estava no tipo de solo do coração.

Saul permitiu que seu coração se tornasse um solo pedregoso. Já Davi permitiu que Deus lhe conservasse um coração de carne, onde as correntes de Sua bondade pudessem penetrar e conduzi-lo ao arrependimento (Rm.2:4). Davi reconhecia o seu erro e procurava fazer o que era correto. E ao chamar os levitas para transportar a arca da aliança, a sua primeira ordem a eles foi: “Santificai-vos” (v.12).

Na primeira vez, não haviam buscado o Senhor conforme ordenado. Portanto, precisavam fazer tudo “segundo a palavra do Senhor” (v.15). Os levitas foram separados por Deus para desempenhar funções específicas no templo, e para isso deveriam santificar-se, ou seja, separar-se de tudo aquilo que pudesse tornar comum o que Deus havia declarado como sendo sagrado. E ao som de instrumentos, de vozes de canto e “com alegria” (v.25), Davi “e todo o Israel” (v.28) fizeram subir a arca do Senhor à Jerusalém. Exceto Mical, filha de Saul e esposa de Davi, que vendo “Davi dançando e folgando, o desprezou no seu coração” (v.29). 

Enquanto sua esposa insatisfeita e desprovida da alegria celeste lançava sobre ele olhar de reprovação, Davi se alegrava no Senhor. Como seu pai, Mical estava fechando o coração para enxergar a bondade de Deus, e o seu desprezo endureceu o seu coração. Para ela, aquela atitude de Davi não era adequada a um rei. Diante da Palavra de Deus e de tudo aquilo que Ele separou como sagrado deve haver alegria e júbilo. Davi escolheu adorar do chão para o Céu. Mical escolheu julgar da janela para o chão.

Temos buscado diariamente a santificação por meio do que Jesus orou: “Santifica-os na verdade; a Tua Palavra é a verdade” (Jo.17:17). E através desta busca, nos é dada a oportunidade do hoje e a possibilidade do amanhã. Portanto: “Hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais o vosso coração” (Hb.3:15). Com júbilo e com alegria, receba em seu coração a Palavra do Senhor! E se achar que está com o coração endurecido, Deus tem uma linda obra para realizar em você: “tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne” (Ez.11:19). Santifiquemo-nos, vigiemos e oremos!

Bom dia, santos de Deus!

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #1Crônicas15 #RPSP

Comentário em áudio: youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: