Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
28 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1058 palavras

1-14 A primeira tentativa de Davi para transferir a arca da aliança a Jerusalém. Feita de modo precipitado, fracassou. Bíblia de Estudo Andrews.

2 Toda a congregação. Isto é, neste caso os representantes principais da congregação. Davi reconheceu os “capitães de mil, e os de cem, e todos os príncipes” (v. 1) como os representantes do povo, aos quais devia consultar acerca de assuntos públicos, e quem deviam opinar sobre a direção dos assuntos nacionais. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 161.

Quando você está no comando é tentador tomar decisões unilaterais, baseadas nas suas próprias opiniões. Mas líderes eficazes escutam cuidadosamente as opiniões dos outros e eles encorajam outros a participar no processo de construir soluções. E, claro, devemos sempre consultar antes a Deus. Podemos incorrer em grandes problemas se não conversarmos com Ele antes. Life Application Study Bible Kingsway.

Se bem vos parece … do Senhor. A harmonia entre Davi e o seu povo, quando buscavam obedecer a Deus, é um modelo para os exilados que estavam retornando da Babilônia (2Cr 30.4-5). Bíblia de Genebra.

A todos os nossos outros irmãos. Isto é, aqueles que ainda ficaram nas suas casas e não compareceram à reunião. CBASD, vol. 3,p. 161.

3 não nos valemos dela. O cronista contrasta aqui Davi e Saul (11.2). Davi preocupara-se com a arca, ao passo que Saul a negligenciou. Bíblia de Genebra.

A arca de Deus tinha estado em Quiriate-Jearim por muitos anos. A negligência pela arca refletia a negligência de Israel por Deus. Trazer a arca de volta para o centro da vida de Israel refletiu o desejo de Davi de lembrar à nação qual era seu real fundamento – Deus. Negligenciar as coisas que nos lembram de Deus – a Bíblia, a igreja e o contato com cristãos – ocasionará em nós a tendência de negligenciar Deus. devemos manter Deus no centro de nossas vidas. Life Application Study Bible Kingsway.

5 Todo o Israel. Davi reuniu 30 mil homens escolhidos de todas as tribos de Israel (2Sm 6:1). CBASD, vol. 3,p. 161.

Sior. Outro nome para o rio Nilo. Segundo este versículo, a fronteira sul de Israel se estendia até o braço mais oriental [a leste] do Nilo. Bíblia de Estudo Andrews.

Sior (no original de Is 23.3) é o Nilo. Bíblia Shedd.

Acima dos querubins. Comparar com 1Sm 4:4; 2Sm 6:2; Sl 80:1; Is 37:16. CBASD, vol. 3,p. 161.

7 Num carro novo. Os israelitas não observaram a lei de Deus sobre o transporte da arca com varas, aos ombros dos sacerdotes (Êx 25.12-15). Ao invés disto, eles manusearam a arca desconsiderando a santidade de Deus e as regulamentações divinas de adoração (15.2, 11-15). Bíblia de Genebra.

As instruções sobre o transporte da arca se encontram em Êx 25.14; Nm 4.15; 7:9; 10.21. Davi não procurou conhecê-las e obedecer a elas. , e assim suas boas intenções não foram aceitas pelo Senhor. A obediência às ordens do Senhor é mais importante que os ritos religiosos. ele pode ver nossos corações e conhece nossas mentes, e não se deixa enganar pela aparência externa. Nossos corações precisam ser retos e obedientes para nosso serviço ser aceitável (1 Sm 15.22). Bíblia Shedd.

8 A adoração no Antigo Testamento era mais que um exercício sóbrio de religião. A exuberância de Davi ao louvar a Deus com dança e música é aprovada na Escritura. Nossa adoração deveria refletir um sério equilíbrio: por vezes devemos ser reflexivos e sério (ver Êx 19.14 e ss) e por vezes devemos demonstrar entusiasmo e grande alegria. Do que você precisa – de mais séria reflexão ou mais alegre celebração? Life Application Study Bible Kingsway.

9 Uzá. Sua morte frisou, a todas as gerações futuras, a necessidade de reverência e conformidade para com os objetos sagrados a Deus. A arca nunca deveria ter sido posta em um carro: nunca deveria ser tocada; haveria varas especiais para transportá-la (Êx 25.14). Bíblia Shedd.

Estendeu Uzá a mão. A arca era sagrada e simbolizava a presença de Deus. Instruções detalhadas foram dadas com respeito à arca a fim de que aqueles que lidassem com ela não morressem (Nm 1:51; 4:15, 19; 20:7, 9). CBASD, vol. 3, p. 161.

10 e o feriu. Uzá demonstrou desconsideração para com a santidade da adoração, tocando na arca (Nm 4.15). embora, aparentemente, tivesse sido um delito secundário, a violação de Uzá envolvia o descuido pela santidade de Deus, o que exigia um castigo que serviria como uma advertência para todos os filhos de Israel (v. 7 e nota). Bíblia de Genebra.

Morreu. O Senhor considerou todos os fatos. Ele sabia que Uzá era pecaminoso, ímpio, e tinha pecados não confessados e pouco senso da santidade de Deus bem como da seriedade da transgressão. A morte desse homem provaria ser uma advertência solene para muitos e, assim, um meio de impedir juízos divinos que, de outra forma, cairiam sobre milhares (ver PP, 706; ver mais em 2Sm 6:6). CBASD, vol. 3,p. 161.

Uzá morreu instantaneamente por tocar na arca, mas Deus abençoou a casa de Obede-Edom, onde a arca foi guardada. Isto demonstra os dois aspectos do poder de Deus: Ele é perfeitamente amoroso e perfeitamente justo. Grandes bênçãos vêm sobre aqueles que obedecem aos Seus mandamentos, mas severa punição vem sobre aqueles que O desobedecem. A punição pode vir num momento ou ao longo de muito tempo, mas ela virá. Às vezes mantemos nosso foco somente nas bênçãos que Deus nos dá, enquanto nos esquecemos que quando pecamos, “terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo”. Noutras vezes, contudo, nos concentramos tanto no julgamento que perdemos Suas bênçãos. Não caia em uma visão desequilibrada sobre Deus. Juntamente com as bênçãos de Deus, vem a responsabilidade de cumprir Suas exigências de justiça, honestidade e justiça. Life Application Study Bible Kingsway.

11 Desgostou-se Davi. Sem entender os propósitos divinos, Davi se desgostou com o modo como o Senhor havia procedido. Ele questionou a justiça divina (ver PP, 705, 706; ver com. de 2Sm 6:8). CBASD, vol. 3,p. 161.

Perez-Uzá. O nome significa “ataque (de fúria) contra Uzá”. Bíblia de Estudo Andrews. [NT: De acordo com a página https://www.nomesbiblicos.com/perez/, as traduções mais comuns/aceitas de Perez são: “brecha”, “rompimento”, “ruptura” e “aquele que surge”, com base, principalmente em Gn 38:29].

12 Temeu Davi. Davi teve medo de seus próprios pecados. Ao testemunhar o juízo de Deus sobre Uzá, ele temeu que algum erro seu pudesse trazer juízos sobre si também. CBASD, vol. 3,p. 161, 162.

13 Obede-Edom. Levita da família de Corá, do clã de Coate (26.1, 4), pelo que estava autorizado a cuidar da arca. Bíblia Shedd.

Era um levita (15.18, 21, 24), que foi abençoado ao ter muitos filhos (26.4-5), presumivelmente porque ele cuidava apropriadamente da arca. Bíblia de Genebra.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: