Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 12 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
27 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

750 palavras

1 São estes os que vieram. A informação deste capítulo não se encontra em nenhum outro lugar nas Escrituras. Os v. 1 a 22 contêm um registro de guerreiros que foram até Davi enquanto este era fugitivo de Saul; e os v. 23 a 40 alistam as várias tribos que coroaram a Davi como rei em Hebrom. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3. p. 158.

Ziclague. O cronista toma por certo que os leitores conhecem os acontecimentos em Ziclague (1Sm 27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Cidade da fronteira de Judá, sobre a qual Davi foi nomeado chefe vassalo de Aquis, rei filisteu de Gate (1 Sm 27.5-7).

2 Benjamim. O filho mais novo de Jacó, cuja tribo habitava ao norte de Judá. A família de Saul pertencia a essa tribo. Muitos clãs de Benjamim apoiaram Davi abertamente. Bíblia de Estudo Andrews.

Da esquerda. Os benjamitas era famosos por manejar a funda com a mão esquerda (Jz 20.16). CBASD, vol. 3. p. 158.

15 No primeiro mês. Março-abril (chamado Abib ou Nisam, pelos judeus), tempo das chuvas de primavera (Tg 3.15; 4:19). Bíblia Shedd.

As neves … se derretiam no norte. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Esses heróis não esperaram até o verão, quando o Jordão estava baixo, para se aventurarem em suas façanhas, mas cruzaram o rio na estação mais difícil e perigosa, quando estava cheio. CBASD, vol. 3. p. 159.

17 Se vós vindes a mim pacificamente. Davi suspeitava as intenções desses benjamitas que pertenciam à tribo de Saul. Ele temia traição e queria ter certeza de que não seria vítima de algum complô. CBASD, vol. 3. p. 159.

19 De Manassés, alguns. Isto foi por ocasião da última batalha de Saul (1Sm 29:1-11), quando Davi acompanhou os filisteus à batalha, mas foi descartado antes que as hostilidades começassem. CBASD, vol. 3. p. 159.

20 Chefes de milhares. Eles não eram soldados comuns, mas importantes e influentes comandantes de Manassés. CBASD, vol. 3. p. 159.

21 Aquela tropa. Os amalequitas que assolaram a cidade de Davi, Ziclague, enquanto ele estava fora (1 Sm 30). Bíblia Shedd.

22 um grande exército. Nesse tempo ainda não era rei. Caso semelhante ao de nosso Senhor e Salvador que, embora atualmente rejeitado, está reunindo para Si mesmo grandes hostes de todas as nações, para serrem Seus seguidores (At 15.14; Ap 7.9-12). Bíblia Shedd.

Como exército de Deus. Uma figura de linguagem que expressa grande número. CBASD, vol. 3. p. 159.

23-37 O realce ainda recai sobre “todo o Israel”(v. 38). Embora 13 tribos sejam citadas nominalmente, estão agrupadas de tal maneira que mantêm o número tradicional de 12. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Em Hebrom se reuniu um grande exército para proclamar Davi rei de Israel. Os componentes desse exército vieram de todas as partes de Israel. Houve unanimidade de propósito e muito regozijo. Aqui Davi se torna tipo do Messias, que futuramente iria ser o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Jesus Cristo (Ap 17.14). Bíblia Shedd.

27 Casa de Arão. Os descendentes de Arão eram o principal clã de Levi. CBASD, vol. 3. p. 159.

29 Mesmo depois de Is-Bosete, os benjamitas esperavam fornecer um terceiro rei à nação. Bíblia Shedd.

30 Efraim. Este é o maior número de guerreiros proporcionado por qualquer tribo até aqui: mais do que o triplo de Judá, a própria tribo de Davi. CBASD, vol. 3. p. 159.

31 Meia tribo de Manassés. Refere-se aqui à tribo do lado ocidental [oeste] do Jordão. Bíblia Shedd.

32 Conhecedores da época. Esses homens de Issacar tinham sabedoria para compreender o significado dos acontecimentos de então e eram capazes de dar sábios conselhos (ver Et 1:13). É evidente que perceberam que Davi era o homem para a ocasião e que era prudente para Israel aceitá-lo. CBASD, vol. 3. p. 159.

para saberem o que Israel devia fazer. Sair ou não para um confronto militar. Bíblia de Estudo Andrews.

33 Destros para ordenar uma batalha. Do heb la’ador, … “estabelecer uma ordem de batalha”ou “reunir”. A LXX traduz: “ajudar Davi”. CBASD, vol. 3. p. 159.

38-40 O relato que o cronista pinta de Davi é influenciado pelas suas [do cronista] expectativas messiânicas (v. “Introduçao: Propósito e temas”). Na presença de um terço de um milhão de pessoas … o banquete da coroação de Davi tipifica o futuro banquete messiânico (Is 25.6-8). Bíblia de Estudo NVI Vida.

38 Resolvidos. De perfeito coração. Perfeito é traduzido por “integral” em Dt 25.15. Bíblia Shedd.

40 Até Issacar, Zebulom e Naftali. As três tribos mencionadas estavam entre as mais distantes. O pensamento é que todo o Israel, desde as tribos mais próximas até as mais distantes, estava unido a fim de dar provisões para a grande assembleia de coroação de Davi. CBASD, vol. 3. p. 160.

Grandes contingentes partiam das regiões mais distantes, mostrando o apoio completo e abrangente a Davi. Bíblia de Estudo Andrews.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: