Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 10 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by Jeferson Quimelli
25 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

584 palavras

1-14 Em contraste aos quase 10 capítulos dedicados ao reinado de Saul em I Samuel, I Crônicas tem somente um, registrando sua morte  (Andrews Study Bible).

1 I Crônicas se inicia com a morte do primeiro rei de Israel, Saul; sobre este reinado, leia I Samuel. Life Application Study Bible.

4 incircuncisos. Uma referência depreciativa comum repetidamente utilizada em I Samuel.  (Andrews Study Bible).

se lançou sobre ela. Para escapar de mutilação e uma vida de humilhação, Saul e seu escudeiro cometeram suicídio (ver Jz 9:54; 16:30; 2Sm 17.23)  (Andrews Study Bible).

6 toda a sua casa pereceu. Esta declaração não tem o objetivo de transmitir a idéia de que não houve sobreviventes da descendência de Saul, pois Isbosete sobreviveu (2Sm 2:8). Em vez disso, o objetivo parece ser indicar que sua ruína foi completa. A família de Saul não mais subiria ao poder (CBASD – Comentário Bíblico Adventista do 7º dia, vol. 3. p. 152).

10 no templo de seu deus. “Templo de Astarote” (1Sm 31:10). Astarote era o correspondente cananeu da deusa Ishtar, dos mesopotâmios. Ela era a deusa do sexo e da guerra (CBASD, vol. 3. p. 152).

11 Jabes de Gileade. Continuavam leais a Saul, desde quando os livrara, havia já, quase quarenta anos passados (1 Sm 11.1-11) (Bíblia Shedd).

11, 12 As ações dos valentes guerreiros que recuperaram e enterraram os corpos do rei Saul e seus filhos nos encoraja a respeitarmos nossos líderes dados por Deus. Davi mostrou respeito pela posição de Saul, mesmo quando Saul procurava matá-lo (I samuel 26). Como é fácil ser critico a respeito dos que tem autoridade sobre nós, focando apenas suas fraquezas. Não podemos desculpar o pecado, mas devemos respeitar as posições daqueles em posição de autoridade, seja no trabalho, na igreja ou no governo. I Tess 5:12, 13 fornece instruções a honrar os líderes da igreja. Romanos 13:1 e seguintes fornece instruções de relacionamento com líderes do governo. Life Application Study Bible.

13 consultara uma necromante. A infidelidade de Saul a Deus o levou a procurar médiuns. Isto era proibido em Israel (Deut. 19:9-14)  (Andrews Study Bible).

13,14 Estes versículos não têm nenhum paralelo no relato de Samuel; foram acrescentados pelo cronista, em consonância com seu tema do castigo imediato. […] Consultar médiuns era proibido (Dt 18.9-14) e levou à morte de Saul  (Bíblia de Estudo NVI).

Os que tentam “falar com os mortos” estão lidando com o reino demoníaco,  o que constitui, segundo a Bíblia, desobediência e infidelidade. Aqueles que se interessam pelo sobrenatural deveriam buscar a Deus por meio de oração e de Sua Palavra. Bíblia NVI Evangelismo em Ação. 

A infidelidade de Saul foi tanto ativa como passiva; ele não apenas fez algo, mas também falhou em fazer o correto. Ele desobedeceu ativamente ao tentar assassinato, ignorando as instruções de Deus e ao buscar instruções de uma feiticeira. Ele desobedeceu passivamente ao negligenciar buscar a Deus por guia ao conduzir o reinado. A obediência, também, é tanto passiva como ativa. Não é suficiente apenas evitar o erro, mas precisamos perseguir ativamente o que é o correto. Life Application Study Bible.

14 E não ao Senhor. Antes de consultar a necromante de En-Dor, Saul se esforçou para conseguir uma resposta de Deus, mas não conseguiu (1Sm 28.6). Se ele tivesse se arrependido de fato, buscado o Senhor com humildade e contrição, Deus o teria ouvido. O fato de ele ter buscado uma médium que representava o maligno indica claramente o quanto Saul tinha se afastado de Deus. A Davi. Com estas palavras, faz-se a transição da história antiga do povo de Deus para o rei Davi. A dinastia de Davi é o tema do restante do livro das Crônicas (CBASD, vol. 3. p. 153).


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: