Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 3 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
18 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

486 palavras

1 Davi. Em 1 Crônicas, Davi é a figura central (ver 5.2)., cujo reino seria eterno (17.11-14). Portanto, a genealogia de Davi se estende até o exílio, inclusive. Eram pessoas importantíssimas, embora dinastia de Davi não tivesse sido restaurada após o exílio. Cristo era descendente de Davi (Lc 3.23-32; Mt 1.6-16). Bíblia Shedd.

5 Natã. A genealogia de Cristo é traçada até Davi por meio de Natã (Lc 3.31), Ito é, através da genealogia de Maria. José, marido de Maria, descendia de Davi por via de Salomão (Mt 1.6, 16). Bíblia Shedd.

9 Tamar, irmã deles. É evidente que ela não foi a única irmã deles, mas é mencionada de forma especial devido a seu destino infeliz (2Sm 13). CBASD, vol. 3, p. 133.

10 O filho de Salomão. Os v. 10 a 16 listam os reis de Judá que descenderam de Davi. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 3, p. 132.

o quarto, Salum. Também chamado Jeocaz … . Na realidade, era mais velho do que Zedequias (2 Reis 24.18), mas reinou apenas três meses. Bíblia Shedd.

15, 16 A genealogia é segmentada neste ponto, em vez de ser linear como nos v. 10-14. Salum/Jeoacaz … foi substituído por Jeoaquim [seu irmão] … ; Joaquim foi substituído por filho Joaquim … . Depois de Joaquim ter sido levado como cativo para a Babilônia por Nabucodonosor, o último rei ficou sendo Zedequias, filho de Josias [e tio de Joaquim, portanto]. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17-20. Sete filhos são atribuídos a Joaquim, mas nenhum deles foi seu sucessor… . Tábuas achadas na Babilônia com datas entre o 10º e 35º ano de Nabucodonosor (595-570 a.C.) que alistam entregas de rações mencionam Joaquim e cinco filhos seus, bem como outros cativos judeus na Babilônia. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 Senazar. Talvez seja outra grafia do nome Sesbazar. Nesse caso, foi a ele que os tesouros do templo foram consignados para serem devolvidos a Judá (Ed 1.11). Além disso, atuou durante um curto tempo como o primeiro governador dos judeus que voltaram à pátria e que fizeram uma tentativa inicial de reconstrução do templo (Ed 5.14-16). Pouca coisa se sabe a respeito dele; não demorou para desaparecer do cenário e foi eclipsado por seu sobrinho Zorobabel, que assume tanta importância em Esdras, Ageu e Zacarias. Bíblia de Estudo NVI Vida.

19 Zorobabel. Foi um dos líderes na volta dos judeus à Palestina, após o exílio, em 538 a.C., e herdeiro do trono de Davi. Bíblia Shedd.

… príncipe com o qual Josué, o sumo sacerdote, conduziu os judeus no retorno do exílio, em cumprimento do decreto de Ciro (Ed 2:2). CBASD, vol. 3, p. 133.

24 Hodavias. Visto que Hodavias é da segunda geração depois de Hatus (1Cr 3:22-24) e que Esdras retornou a Jerusalém em 457 a.C., a segunda geração depois dele teria vivido em 400 a.C. Portanto, alguns datam a autoria dos livros das Crônicas em cerca de 400 a.C., embora outros sustentem que esses últimos nomes foram acrescentados para tornar o livro atual, da mesma forma que o último livro de Moisés, Deuteronômio, foi concluído depois da morte do autor, com um acréscimo do relato da morte de Moisés. CBASD, vol. 3, p. 133.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: