Reavivados por Sua Palavra


I CRÔNICAS 2 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
17 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

489 palavras

os filhos de Israel. Com exceção de Dã, os filhos de Jacó são alistados na sequência em que ocorrem em Gênesis 35:23 a 26 e em Êxodo 1:1 a 4, omitindo-se José. A ordem está como se segue: primeiramente, os seis filhos de Lia, a primeira esposa; depois, fora de ordem, Dã; em seguida, os dois filhos de Raquel, a segunda esposa; e depois o outro filho de Bila, a primeira concubina; e por último, os dois filhos de Zilpa, a segunda concubina. Em vez de ocorrer na ordem em que seu nome seria alistado como o primeiro filho de Bila, Dã é apresentado depois dos filhos de Lia. Essa é a posição que seu nome ocupa entre os filhos de Jacó quando a bênção profética foi pronunciada por ele antes de morrer (Gn 49:16). CBASD, vol. 3, p. 127.

pelo que o matou. A inclusão desta declaração do relato original (ver Gn 38:7) está em harmonia com o propósito do cronista de apresentar um relato que mostra as terríveis consequências do pecado e as recompensas da retidão. CBASD, vol. 3, p. 127.

Os filhos de Carmi, Acar. Ou Acã (ver Js 7:1). … em Josué 7:24 ele é simplesmente mencionado como o filho de Zera. … O emprego da palavra “filho” no lugar de “neto” [ou descendente] é comum na Bíblia. … O leitor moderno que busca exatidão literária deve evitar rotular como discrepâncias algo que, com uma pesquisa mais atenta, pode ser provado como mero hábito antigo de se usar uma palavra num sentido mais geral do que é comum atualmente. CBASD, vol. 3, p. 128.

11 Salma. Ou Salmom (Rt 4:21; Mt 1:4;…). Salma, provavelmente, foi o fundador de Belém (ver 1Cr 2:51, 54). CBASD, vol. 3, p. 129.

18 Calebe, filho de Hezrom. Obviamente, não o Calebe, filho de Jefoné, o contemporâneo de Josué e conquistador dos distritos de Hebrom e Debir, pois Hezrom entrou no Egito com Jacó (Gn 46:12) e seu filho Calebe foi o bisavô do construtor do tabernáculo [Bezalel] (1Cr 2:19, 20; cf. Êx 31:2). Calebe, filho de Jefoné, tinha apenas 39 anos na época do Êxodo (Js 14:6, 7, 13, 14; 15:13-17).  CBASD, vol. 3, p. 129.

Este não é o Calebe que espiou a terra prometida com Josué. Calebe, o espião, é listado em 4:15. Life Application Study Bible.

18-24 Para o cronista, o nome importante nesta genealogia dos calebitas é Bezalel (v. 20), o sábio mestre artífice que supervisionou a construção do tabernáculo (Êx 31.1-5). É mencionado na Bíblia somente em Êxodo e Crônicas. O cronista usa Bezalel e Aoliabe (Êx 31.6) como modelo para seu retrato de Salomão e Hurão-Abi na construção do templo … Ao justapor uma referência do construtor do tabernáculo próximo à genealogia de Davi nos v. 10-17, o cronista caracteristicamente justapõe os temas do rei e do templo – tão importantes para sua narrativa histórica. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Hur. Este filho de Calebe e Efrata foi o pai de Belém (4:4). Efrata era o nome original de Belém (ver com. de Gn 35:19; cf. Rt 4:11; Mq 5:2). CBASD, vol. 3, p. 129.

51 Salma. Salma (ou Salmom) foi pai de Boaz e membro da linhagem da qual descendeu Davi. CBASD, vol. 3, p. 131.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: