Reavivados por Sua Palavra


2 REIS 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
3 de setembro de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

1240 palavras

Agora o fio da história abandona as narrativas sobre os profetas reformadores, para descrever a história de Israel até sua destruição. Bíblia Shedd.

pecados de Jeroboão. Ter colocado dois ídolos de ouro em Israel (1Rs 12.28-30) [idolatria]. Bíblia de Estudo Andrews.

a ira do SENHOR. A ira humana é irrazoável, cruel e vingativa. A ira de Deus é um sentimento diferente. Ao descrever Seu caráter aos eles humanos, Deus usa a linguagem humana e permite que os escritores bíblicos utilizem expressões que se aproximem do pensamento divino, mesmo que elas o transmitam de forma imperfeita. “Ira” é utilizada aqui para descrever a reação de Deus ao pecado. Incluir todos os elementos da resposta humana à provocação para compreender a palavra “ira”, quando aplicada a Deus, é violar a linguagem bíblica. … O ser humano tem uma concepção obscurecida de Deus. Em Cristo, Deus demonstrou Seu caráter ao mundo. Jesus declarou: “Quem Me vê a Mim vê o Pai”(Jo 14:9). Para compreender de forma mais plena a natureza da “ira” de Deus é necessário estudar as reações de Jesus a situações que suscitaram Suas emoções. O comportamento dEle na purificação do templo (Jo 2:13-17) é uma demonstração de indignação, autoridade e poder. A repreensão aos fariseus (Mt 23) foi dada com lágrimas em Sua voz (DTN, 353). Há o choro angustiado sobre os judeus obstinados (Lc 19:41; DTN, 575, 587). Foi Ele quem dirigiu o destino de Israel nos dias de Jeoacaz. As aflições com a Síria foram permitidas por amor e na esperança de que a disciplina divina restauraria os instáveis israelitas à razão e a Deus. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 1021, 1022.

Jeoacaz fez súplicas. Nenhum dos 19 reis foi genuinamente justo ou piedoso. Alguns buscaram ao Senhor, mas somente nas horas de calamidade nacional ou social, como se vê nos casos de Jeoacaz e Acabe (1 Rs 21.27-29). O car; ater místico do rei Jeú descreve-se em 2 Rs 10.29-31. O que Deus deseja é um verdadeiro arrependimento, seguido pela consagração total do coração (Rm 12.1-2; 2 Co 5.15). Bíblia Shedd.

Salvador. Aqui a palavra quer dizer um libertador político, e podia referir-se aos próprios assírios, que naquela época começaram a subjugar a Síria (Is 10.5-11). Bíblia Shedd. 

É possível que a referência seja a Adad-Nirari III, que, de acordo com o Cânon Epônimo assírio ou a lista limmu (ver p. 38, 139), gerou a Assíria de 810 a 782 a.C. No quinto ano de seu reinado, Adad-Nirari III escreveu sobre uma grande campanha no Mediterrâneo, durante a qual o rei da Síria se torno seu vassalo e foi forçado a pagar pesado tributo. Essa submissão da Síria à Assíria teria posto um fim às invasões da Síria contra Israel. CBASD, vol. 2, p. 1022.

poste-ídolo (ARA; NVI: “poste sagrado”). Objeto usado na adoração cananéia e edificado por Acabe. Bíblia de Estudo Andrews.

Samaria. Capital do reino do norte. Bíblia de Estudo Andrews.

dez carros de guerra. Só serviria para um pequeno contingente de polícia local. Segundo os anais de Salmaneser III, Acabe contribuíra com 2 mil carros de guerra à coligação de forças que se opunham aos assírios na batalha de Carcar em 853 a.C. Bíblia de Estudo NVI Vida.

14 havia de morrer.Segundo Reis não relata um ato sequer de Eliseu durante décadas. Bíblia de Estudo Andrews.

meu pai. Título de respeito e submissão. Bíblia de Estudo Andrews.

O idoso profeta era um tipo de pai sábio e compreensivo. Sempre que o rei se via em dificuldades, ia ao profeta em busca de orientação e apoio. Jeoás estava longe de ser justo, mas foi atraído a Eliseu e reconhecia nele um verdadeiro servo de Deus. CBASD, vol. 2, p. 1023.

Carros de Israel seus cavaleiros! O mesmo título fora dado a Elias (2:12). Por ser o protetor de Israel Eliseu assumiu um papel ativo nas guerras. Bíblia de Estudo Andrews.

Jeoás usou a mesma expressão que brotara dos lábios de Eliseu quando viu Elias subir num redemoinho (2.11-12). Embora a história registra que Jeoás fora mau, ele não podia deixar de lamentar a perda do poder espiritual e moral que a nação sofreria com a morte do grande profeta. O sentido da exclamação equivalia dizer que as vitórias políticas e militares que Israel obtinha eram devidas às orações de Eliseu e aos seus conselhos (6.8-23). Bíblia Shedd.

15 Então lhe disse Elizeu. A resposta de Elizeu à lamentação do rei foi profetizar-lhe vitórias nos anos seguintes, em proporção a fé demonstrada naquela entrevista (17-19). Bíblia Shedd.

16 pôs suas mãos sobre as mãos do rei. Com esse ato simbólico, Eliseu indicou que Jeoás devia lutar – tendo sobre ele a bênção divina – contra os arameus. Bíblia de Estudo NVI Vida.

17 Flecha da vitória. Uma declaração de guerra, naqueles tempos, muitas vezes, era feita atirando-se uma flecha dentro do território inimigo. Bíblia Shedd.

a janela que dá pro leste (NVI; ARA: “para o oriente”). Essa janela abria-se para o lado da região controlada pela Síria. Bíblia de Genebra.

Dava vista para a Transjordânia, que estava sob o controle dos arameus e Ben-Hadade II. Bíblia de Estudo NVI Vida.

18 atira contra a terra. Este foi outro ato simbólico para indicar que a vitória sobre a Síria não seria fácil. A libertação completa não viria senão como resultado de esforço longo e constante. O rei estava sendo constante. CBASD, vol. 2, p. 1023.

18 golpeou o chão três vezes e parou. De alguma maneira, Jeoás deixou de perceber o sentido interior que o profeta o estava exortando a fazer. Eliseu considerou que Jeoás era claramente culpado pela sua falta de entusiasmo. Bíblia de Genebra.

O entusiasmo moderado com que a ordem de Eliseu foi obedecida refletia zelo insuficiente para realizar a tarefa proclamada. Bíblia de Estudo NVI Vida.

Jeoás parou cedo demais. Foi-lhe dito que atirasse no chão, mas ele decidiria quantas vezes atiraria. Isto determinaria o resultado final. Se ele fosse agressivo e determinado, perseverando até alcançar o objetivo, obteria completa vitória sobre seu inimigo e a Síria nunca mais seria uma ameaça a Israel. CBASD, vol. 2, p. 1023.

siros. Ou, sírios, nome grego para os habitantes da terra de Arã, localizada ao norte de Israel. Bíblia de Estudo Andrews.

20 moabitas. Habitantes da terra localizada a leste do mar Morto. Os coabitas eram descendentes de Ló, sobrinho de Abraão. Bíblia de Estudo Andrews.

à entrada do ano. Ou, “na primavera do ano”, época em que os reis saíam para a guerra. Bíblia de Estudo Andrews.

21 sepultura de Eliseu. Ele foi enterrado em uma caverna. … por meio deste milagre, Deus chamou a atenção a atenção do povo para a Fonte do poder do falecido profeta. Bíblia de Estudo Andrews.

Reviveu. Este milagre teve um efeito profundo sobre os que o testemunharam e sobre os que se relacionariam com ele mais tarde. Era tempo de sofrimento e angústia. Os moabitas faziam expedições na terra e roubavam as novas colheitas. Era uma época em que as pessoas poderiam perguntar: Onde está o Deus de Eliseu? Onde estão os milagres do passado? A ressurreição do corpo evidenciou que o Deus de Israel não estava morto. Ele estava disposto a operar milagres. Se as pessoas dessem atenção às mensagens do profeta, Deus mais uma vez concederia vitória sobre o intruso e restauraria a segurança à região. CBASD, vol. 2, p. 1024.

23 Ele não se dispôs a destrui-los ou a eliminá-los. O Senhor, na sua misericórdia e graça, era longânime com o seu povo e refreou-se de implementar maldição conforme a aliança: o exílio para longe de Canaã. Esse adiamento do juízo forneceu a Israel a oportunidade de se arrepender e voltar à fidelidade segundo a aliança. Bíblia de Estudo NVI Vida.

 

 


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