Reavivados por Sua Palavra


1SAMUEL 27 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
2 de julho de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria

“Aquis confiava em Davi, dizendo: Fez-se ele, por certo, aborrecível para com o seu povo em Israel; pelo que me será por servo para sempre” (v.12).

Davi conquistou a confiança do rei Aquis, a ponto de este lhe conceder uma cidade e de acreditar em tudo o que Davi dizia e fazia. Contudo, Davi saía a pelejar contra os inimigos de Israel, dando a entender ao rei de Gate que havia pelejado contra o próprio Israel. Para Davi, seu segredo estava guardado no silêncio fúnebre das cidades cemitério. Mas veremos a partir do capítulo 29 os resultados desastrosos de sua trama mentirosa.

Da primeira vez que Davi enganou o rei Aquis, fingindo-se de louco, vimos que a sua intenção era tão somente salvar a sua vida e ir para longe do território inimigo. Desta vez, porém, Davi sustentou uma mentira após outra, enquanto Aquis pensava ter conquistado um guerreiro vassalo. A mentira de Davi o levou a ter um falso conforto de “um ano e quatro meses” (v.7), no entanto, os resultados desastrosos durariam muito mais.

No verso 11 está escrito a respeito de Davi: “Este era o seu proceder por todos os dias que habitou na terra dos filisteus”. Qual tem sido o teu e o meu procedimento? Procedimento vai além de palavras. Procedimento é comportamento, é conduta. Ou seja, uma vida fingida é uma grande mentira. Fingir ser o que na verdade não é foi o que fez Davi naquela situação, por permitir que o medo de Saul falasse mais alto do que a sua confiança em Deus. E ele perceberia isso quando colhesse as consequências de sua insensatez. Na primeira vez havia fingido ser louco, desta vez, cometia realmente uma loucura.

Deus requer “que os Seus adoradores O adorem em espírito e em verdade” (Jo.4:24). A Bíblia diz que Deus é a verdade (Jr.10:10), o Espírito Santo é a verdade (1Jo.5:6), Jesus é a verdade (Jo.14:6), que a Palavra de Deus é a verdade (Jo.17:17), que a Lei de Deus, os mandamentos, é a verdade (Sl.119:142 e 151). Ou seja, tudo que é a verdade é eterno. E tudo que está ligado à mentira, está fadado à destruição: Satanás (Ap.20:10) e os mentirosos (Ap.21:27). Dizer uma mentira já causa prejuízos, mas viver uma mentira pode causar prejuízos eternos.

Os olhos do Senhor “estão abertos sobre todos os caminhos dos filhos dos homens, para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas obras” (Jr.32:19). Segundo o proceder de Davi em Gate, ele colheria frutos de grande aflição. Todavia, o Senhor “não aflige e nem entristece de bom grado os filhos dos homens” (Lm.3:33). Mas tem prazer no “pecador que se arrepende” (Lc.15:7).

Meus irmãos, somos todos falhos e pecadores, mas em Cristo somos mais que vencedores (Rm.8:37). Que o teu proceder, “seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus [que é a verdade], dando por Ele graças a Deus Pai” (Cl.3:17). Vigiemos e oremos!

Bom dia, arautos da verdade!

Desafio da semana: Somente por meio da comunhão diária podemos experimentar viver a vontade de Deus e com Ele andar. No fim de mais este trimestre, se ainda não o fez, sugiro que adquira a lição da escola sabatina. De preferência, que você faça a assinatura anual. Acesse o site http://www.cpb.com.br e adquira já a sua.

Rosana Garcia Barros

youtube.com/user/nanayuri100


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: