Reavivados por Sua Palavra


I SAMUEL 26 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
1 de julho de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

941 palavras

1 O cap. 26 não é a repetição do mesmo episódio do cap. 23.14-24.32, como querem alguns críticos. Os dois eventos são parecidos apenas no seu fundo: terra dos zifeus, e nas personagens em ação: Saul e Davi. No resto, há diferenças profundas. … A segunda narrativa confirma o distúrbio psíquico de Saul(16.14); trata de um homem que não se domina mais, e que nunca se arrepende do mal que pratica. Bíblia Shedd.

Gibeá. A cidade onde Saul residia. Andrews Study Bible.

três mil homens. Segundo parece, o exército regular de Saul (v. 24.2). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Abner. Primo de Saul(v. 14.50). Bíblia de Estudo NVI Vida.

hitita Aimeleque. Não referido em outro lugar. Os hititas tinha residido em Canaã havia muito tempo (v. nota em Gn 10.15; v. tb. Gn 15.20; 23.3-20; Dt 7.1; 20.17). Outro hitita a serviço de Davi era Urias (v. 2Sm 11.3; 23.39). Bíblia de Estudo NVI Vida.

Abisai, filho de Zeruia, irmão de Joabe. Zeruia era uma irmã mais velha d Davi (1Cr 2.16), de modo que Abisai e Joabe (bem como seu irmão, Asael, 2Sm 2.18) eram sobrinhos de Davi, além de serem líderes de confiança. Joabe serviria durante muito tempo como o comandante do seu exército. Bíblia de Estudo NVI Vida.

deixa-me, agora, encravá-lo. Abisai não aprendera a difícil lição de estender bondade a um inimigo. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 622.

Não o mates. Davi…desenvolveu sua filosofia de vida não com base na tradição, mas nos princípios estabelecidos pela revelação divina. Entre os preceitos da lei mosaica, com a qual Davi era familiarizado, estava o seguinte: “Contra Deus não blasfemarás, nem amaldiçoarás o príncipe do teu povo” (Êx 22:28). Davi possuía refinado discernimento espiritual e compreendia que essa lei proibia qualquer ação contra o rei, como a que Abisai defendia. A interpretação espiritual de Davi das leis de Moisés era muito mais avançada do que a dos líderes judeus dos dias de Cristo, que tentavam manter a letra da lei, ao passo que violavam seu espírito. CBASD, vol. 2, p. 622.

Ficamos em situação semelhante quando temos líderes da igreja ou do governo que são fiéis ou incompetentes. Pode ser fácil para nós criticar ou agir contra um líder de modo diferente aos propósitos e tempo desconhecidos de Deus. Ao escolher não fazer o mal, Davi deixou o destino de Saul nas mãos de Deus. Enquanto não devemos ignorar o pecado ou inércia e permitir que os líderes levem a efeito sua impiedade, não devemos executar ações contrárias às leis de Deus. Devemos trabalhar pela justiça ao mesmo tempo em que confiamos em Deus. Life Application Study Bible Kingsway.

11 lança… e a bilha da água. Levando a lança, que representa o poder, Davi privou a Saul, simbolicamente do seu reinado. E, levando a bilha d´água, símbolo da vida, privou-o da vida, pois a mesma seria imprescindível no deserto sem água. Bíblia Shedd.

lança. A lança de Saul é a insígnia de seu reinado, em vez de um cetro real(19:9). Ele a usou em suas tentativas de matar Davi e, mais tarde, Jônatas. Andrews Study Bible.

12 da parte do SENHOR, lhes havia caído profundo sono. Outra indicação do texto de que a providência de Deus estava trabalhando na vida de Davi. Andrews Study Bible.

O milagre que permitiu a esses homens caminhar em meio a 3 mil soldados, até o centro do grupo, sem serem vistos, foi uma evidência do lado do conflito em que se encontrava a Providência. A intervenção foi uma condenação da natureza instável de Saul, que prometera uma coisa e, pouco tempo depois, violou sua palavra, fazendo exatamente o contrário. CBASD, vol. 2, p. 622.

16 tão certo como vive o SENHOR. Uma fórmula utilizada em votos de juramento. Andrews Study Bible.

18 que fiz eu? A atitude de Davi em relação a Saul foi respeitosa e cheia de amor. … É preciso tato para conseguir repreender e obter mudança de atitude da parte de quem está no erro. CBASD, vol. 2, p. 623.

19 oferta de manjares significa: se for provado que eu sou o culpado, confessarei minha culpa. Bíblia Shedd.

filhos dos homens. Desta vez foram os zifeus que haviam instigado Saul a perseguir Davi. Andrews Study Bible.

serve a outros deuses. Davi está sendo pressionado abuscar refúgio numa terra estrangeira, como a Filístia, onde ídolos são adorados. Estas palavras preparam o caminho para a próxima história (cap. 27). Andrews Study Bible.

Na opinião deles, ser expulso da terra do Senhor implicava separação do santuário do Senhor (uma forma de excomunhão no AT) e ser deixado para servir aos deuses do país onde a pessoa passasse a morar (v. Js 22.24-27). Bíblia de Estudo NVI Vida.

20 uma perdiz. A pedriz, cujo nome em hebraico significa “aquele que chama”, é um termo sabiamente escolhido para Davi, que fica em pé na crista da montanha e “clama” (v. 13-14). Bíblia de Genebra.

21 volta, meu filho. Saul ficou emocionado quando percebeu que sua vida fora preciosa aos olhos de Davi mais uma vez…. O rei convidou Davi a voltar para Gibeá e prometeu proteção. Embora o convite para voltar tenha sido um gesto gentil, levaria a uma situação difícil, pois Saul dera a mulher de Davi a outro homem (1Sm 25:44). CBASD, vol. 2, p. 623.

Davi, ciente do distúrbio psíquico de Saul, não acreditava mais nele. Para evitar maiores humilhações, refugiou-se na Filístia (27.1). Bíblia Shedd.

Davi não tinha garantia alguma de que o estado de espírito de Saul continuaria o mesmo por muito tempo. CBASD, vol. 2, p. 623.

23 minhas mãos. Um símbolo de poder na BíbliaAndrews Study Bible.

25 Bendito. As últimas palavras de Saul para Davi são uma bênção, assegurando-lhe o sucesso. Andrews Study Bible.

continuou o seu caminho. Descrente em relação a uma mudança definitiva na atitude de Saul, Davi escolheu permanecer fugitivo. CBASD, vol. 2, p. 623.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: