Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 13 – COMENTÁRIOS SELECIONADOS by jquimelli
30 de abril de 2019, 0:05
Filed under: Sem categoria

932 palavras

Boa parte dos caps. 13-21 tem um estilo semelhante ao dos documentos administrativos. O relato começa com uma anotação das terras que ainda devem ser subjugadas (mas que já devem ser distribuídas) e relembra as destinações já feitas por Moisés às duas tribos e meia a leste do Jordão. Biblia de Estudo NVI Vida.

1-33 Aqui a ordem [emitida pelo Senhor] inclui a distribuição e a divisão de territórios que não tinham sido conquistados. Foi parcialmente uma obra de fé, e parcialmente uma vocação [concedida] para os israelitas edificarem sobre os fundamentos de Moisés e de Josué, tendo a mesma obediência e a mesma coragem. Houve ainda nações poderosas para se conquistar: os filisteus, os gesuritas, os avitas, os giblitas e os sidônios, nações que continuaram sendo um tropeço aos israelitas por muitos séculos. Da mesma maneira, a obra espiritual de Moisés, levada a efeito por Jesus, ainda inclui um apelo para cada crente lutar contra as trevas em seu redor. Bíblia Shedd.

Considera-se, de modo geral, que este capítulo dá início à segunda parte do livro de Josué. A primeira parte apresenta a história da conquista da Palestina. A segunda relata sua divisão entre os conquistadores. CBASD – Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia, vol. 2, p. 237.

Era Josué, porém, já idoso.O que fica implícito é que novas conquistas não teriam lugar sob as suas ordens. Bíblia de Genebra.

Como verdadeiro servo de Deus, Josué demonstrou disposição de gastar suas energias no trabalho do Senhor. CBASD, vol. 2, p. 237.

muitíssima terra ficou para se possuir. Naquele momento, não parecia fazer sentido dar prosseguimento às campanhas militares, já que, muitas vezes, assim que se retiravam os exércitos de Israel, os povos vencidos voltavam e tornavam a habitar a terra. O plano era que as tribos, depois de se estabelecerem em suas heranças, ampliassem seus territórios. Restavam ainda muitas batalhas para completar a posse da terra, mas as bênçãos de Deus no passado era a garantia do sucesso no futuro. … O método antigo de conquista pode ser usado para ilustrar uma verdade espiritual. Na luta cristã, podem restar muitas batalhas contra o pecado para ser travadas, mesmo depois de muitos anos de guerra; além disso, ainda pode haver muito território da verdade para ser ocupado. Nunca se esgota todo o conhecimento sagrado que Deus deseja ensinar por meio de Sua Palavra, e que será proveitoso ao crente. Muitos cristãos correm o risco de depender das conquistas de algum “Josué”, em vez de fazer novas explorações por si mesmos nas minas da verdade. CBASD, vol. 2, p. 238 .

Sior. Aqui, … indica o moderno riacho (ARA; NVI: “uádi” ou wadi, leito seco ou intermitente) “El-Arisch”, que separa o Egito da Palestina. Bíblia Shedd.

que se considera como dos cananeus. Estritamente falando, os filisteus não eram cananeus, mas o território deles ficava na terra de Canaã e estava incluído nas promessas divinas feitas a Israel. Bíblia de Genebra.

13 não desapossaram. A significação desse fracasso dos israelitas tornar-se-á mais clara no Livro de Juízes (Jz 1.27-36; 2.10-3.6). Bíblia de Genebra.

Entre os cap. 13-19 e no livro de Juízes, há um refrão sobre Israel ter parado no meio do caminho de tomar posse de sua herança (ver 15:63; 16:10; 17:11-13; 19:47; Jz 1:21, 30-36). A covardia e a falta de fé levaram a acordos. À medida que Israel se tornava uma nação cada vez mais forte, muitas dessas cidades foram recrutadas para trabalhos forçados, mas nunca completamente desapossadas, como Deus havia ordenado (Js 16:10; 17:13). A influência desses povos idólatras foi um dos principais fatores que contribuíram para a queda de Israel à idolatria e apostasia no período posterior (ver Jz 2-3). Bíblia de Estudo Andrews.

Uma razão dos israelitas encontrarem tantos problemas ao se estabelecerem na terra foi terem falhado em conquistar toda a terra e expulsar todos os seus habitantes. A presença como a de um câncer dos povos pagãos de Canaã remanescentes causou dificuldades sem fim aos israelitas, como o livro de Juízes registra. Assim como eles falharam em tirar o pecado da terra, os crentes hoje falham em tirar o pecado de suas vidas – com resultados igualmente desastrosos. Como um autoteste, leia os Dez Mandamentos em Êxodo 20:1-17. Pergunte a si mesmo: “Estou eu tolerando práticas ou pensamentos pecaminosos? Tenho eu aceitado meias medidas como suficientes? Condeno as faltas dos outros, mas tolero as minhas?” Life Application Study Bible Kingsway.

14 À tribo de Levi não deu herança, …”porque o Senhor Deus…  é a sua herança” (33; Nm 18.5-24;Dt 10.9; 18.1, 2). Bíblia Shedd.

Os sacerdotes não poderiam desempenhar os deveres do sacerdócio, ensinar o povo e realizar outras tarefas espirituais se estivessem ocupados com terras, gado, negócios e guerras. Não era o plano de Deus que os levitas recebessem uma parte dos dízimos e, ao mesmo tempo, se dedicassem à agropecuária ou a negócios. Do mesmo modo, o Senhor requer aos que se dedicam hoje ao ministério que consagrem todas as energias aos interesses do reino dos céus.CBASD, vol. 2, p. 241.

22 Balaão… adivinho. Um adivinho tenta chegar ao conhecimento das coisas por meios mágicos ou ocultos. Essa era uma prática comum entre os pagãos, mas proibida em Israel (Lv 19.26; Dt 18.9-14; 1Sm 15.23; 2Rs 17.17; 21.6; Is 2.6; Ez 13.23). Bíblia de Genebra.

33 à tribo de Levi Moisés não deu herança. Trata-se de uma repetição do v. 14, que é proferida de novo em Josué 14:3, 4; e 18:7. É provável que a frequente repetição tivesse o propósito de ajudar o povo a se lembrar de sua obrigação para com os levitas. Talvez também tivesse o desígnio de impressionar os membros da tribo de Levi de que eram ministros do Senhor e que deviam se consagrar ao serviço divino. Deus os sustentaria mediante o arranjo feito com respeito aos dízimos e às ofertas. CBASD, vol. 2, p. 244.


Deixe um comentário so far
Deixe um comentário



Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s



%d blogueiros gostam disto: