Reavivados por Sua Palavra


JOSUÉ 13 – Comentado por Rosana Barros by Ivan Barros
30 de abril de 2019, 0:30
Filed under: Sem categoria


“Porém, à tribo de Levi Moisés não deu herança; o Senhor, Deus de Israel, é a sua herança, como já lhes tinha dito” (v.33).


Avançado em dias, Josué recebeu do Senhor a mesma ordem dada a Moisés, de dividir as terras entre as tribos de Israel. De todas as tribos, porém, a tribo de Levi seria a única a não receber herança. Mesmo não possuindo terras, os levitas deveriam ser amparados pelas tribos a fim de que o povo tivesse sempre onde buscar a instrução da lei de Deus: “Dá ordem aos filhos de Israel que, da herança da sua possessão, deem cidades aos levitas, em que habitem” (Nm.35:2).

Quando lemos o relato da divisão de terras feita por Moisés às duas tribos e meia, percebemos que não se tratava de uma pequena porção de terra para cada tribo. Mas cada uma estava recebendo o equivalente a um território nacional. Se observarem o verso 30, verão que em apenas uma parte da herança de Gade havia 60 cidades. Eram terras a perder de vista! Mas, de toda essa herança, de tudo o que Deus já havia concedido ao Seu povo, a porção dos levitas era o principal tesouro, a principal bênção. O Senhor Deus era a sua herança!

As últimas palavras de Moisés foram uma bênção proferida a cada tribo de Israel. Mas, ao final, ele disse: “O Deus eterno é a tua habitação” (Dt.33:27). Israel receberia o que Deus havia prometido, mas a tribo de Levi seria sempre uma lembrança de que se o Senhor não fosse a Sua morada, Israel não habitaria seguro (Dt.33:28). Jesus mesmo declarou: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?” (Mc.8:36). Deus anseia derramar bênçãos sem medida na vida de Seus filhos, mas não podemos jamais colocar as bênçãos acima do Senhor das bênçãos.

Por mais que recebamos bênçãos neste mundo, nunca devemos perder o foco de que o nosso lugar não é aqui, e sim ao lado dAquele que nos criou para termos um real e verdadeiro felizes para sempre. O sábio Salomão escreveu: “Quanto ao homem a quem Deus conferiu riquezas e bens e lhe deu poder para deles comer, e receber a sua porção, e gozar do seu trabalho, isto é dom de Deus” (Ec.5:19). Quem não reconhece a mão de Deus em tudo o que tem, não tem Deus por habitação, e quem não tem Deus por habitação, “nunca se satisfaz o seu apetite” (Ec.6:7).

Amados, no “testamento” de Deus para Seus filhos não está este mundo e as coisas que nele têm, mas está Cristo Jesus e a eternidade que nos tem a oferecer. Esconda-se em Deus e Ele cuidará de você. Não há herança maior e melhor do que esta!

Bom dia, herdeiros da vida eterna!

Desafio da semana: A cada terça-feira estarei lançando um desafio semanal, com o objetivo de nos unir em oração e em ação. Essa semana, reserve um momento de oração particular, a cada dia, para pedir ao Senhor que você só tenha palavras de bênção e de apreço para falar, principalmente aos de sua família. Pv.15:1.

Rosana Garcia Barros

#PrimeiroDeus #Josué13 #RPSP

Comentário em áudio:
youtube.com/user/nanayuri100


2 Comentários so far
Deixe um comentário

Amém!

Comentário por Albano Domingos Bany

Muito bom este desafio. Obrigada por preocupar com nossa vida espiritual

Comentário por Isabel Cristina de Almeida




Comente:

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.



%d blogueiros gostam disto: